indústrias

A distribuição de máquinas, equipamentos e ferramentas dentro das indústrias devem seguir um planejamento adequado, para valorizar a eficiência, a qualidade empregada nos bens de consumo produzidos e na praticidade que envolve a mão de obra especializada.

Dessa forma, muitas empresas que trabalham com montagem industrial precisam entender as finalidades propostas por cada fábrica ou indústria. A transformação da matéria-prima deve seguir uma lógica entre os setores, levando em consideração que cada um exerce determinada influência sobre o outro.

As instalações elétricas e sistemas hidráulicos devem ser compatíveis com a carga necessária, assim como os motores devem ter a potência suficiente para toda a mobilidade dentro do ambiente industrial.

Isso significa, empregar uma logística apropriada desde a entrada da linha de produção, até o centro de distribuição para o mercado consumidor. São detalhes que passam despercebidos por pessoas leigas, mas que os órgãos fiscalizadores e entidades de classe cobram, e com razão.

Dentro dos processos realizados, a segurança patrimonial, a qualidade de vida e a saúde dos colaboradores devem ser acompanhados de perto. Seguindo a legislação trabalhista vigente, o grupo gestor é responsável pela saúde e a segurança no ambiente de trabalho, com cuidados voltados para:

  • Implementação de automação industrial;
  • Ambientes insalubres e climatizados;
  • Adequação para mobilidade;
  • Capacitação para manuseio de maquinários.

A presença de maquinários modernos e novas tecnologias no chão de fábrica, estão elevando o padrão de segurança em relação às normas regulamentadoras aplicadas no cenário atual.

Os processos de produção estão se adaptando, com a participação de profissionais que desenvolvem projetos de montagem industrial visando a interferência entre mão de obra humana e máquinas tecnológicas avançadas.

Distribuição de energia visa economia

Essa melhoria implementada em muitas plantas fabris depende da distribuição de energia elétrica compatível com as máquinas presentes no ambiente de trabalho.

Sendo assim, os profissionais responsáveis pela montagem estrutural definem equipamentos que ajudam na distribuição de energia correta, incluindo a possibilidade de economia.

Por isso, as cabines primarias fazem parte dos projetos estruturais imobiliários desde o princípio. Para evitar a oscilação de carga elétrica, esse sistema trabalha com média tensão, a partir de 75kw, preservando máquinas, equipamentos e aparelhos que dependem da energia elétrica para funcionar.

A presença desse sistema colabora na distribuição de alta e média tensão de energia, com transformação a partir da cabine primária simplificada, possibilitando o uso de tensões variáveis, atendendo de forma adequada equipamentos elétricos de 110V, 120V e até 380V.

A simplificação implementada serve para espaços menores, mas possuem as características principais do sistema, que se resume à distribuição de energia com qualidade, economia no abastecimento e prevenção de acidentes relacionados à variação de tensão.

Serviços especiais revitalizam veículos

Os veículos utilizados na logística de uma fábrica, precisam ser adaptados para as tarefas às quais são responsáveis. A manutenção de empilhadeira deve ser realizada por um profissional capacitado, com conhecimento específico nesse tipo de equipamento.

Ele possui diversas peças, além da motorização que pode variar entre o abastecimento de combustível fóssil, como gasolina e diesel, ou elétrico, com baterias próprias para suportar a carga e descarga de materiais durante os turnos de trabalho.

O conforto do operador de uma empilhadeira também deve ser observado, atendendo à legislação trabalhista, por isso à disposição do volante e de um banco confortável devem ser observados periodicamente.

Possuir uma máquina de frisar pneu, garante a aderência nos pisos dos galpões e dos pátios dedicados à distribuição para o mercado consumidor e ajuda na manutenção preventiva.

Sustentabilidade implementada no setor industrial

A legislação ambiental é uma outra questão que deve ser levada em consideração, até mesmo pela equipe de montagem industrial. A presença de lixeiras para materiais recicláveis faz parte de projetos eficientes de uma empresa preocupada com o meio ambiente.

O descarte de equipamentos de informática deve ser programado, principalmente quando há uma reformulação dos equipamentos utilizados nos maquinários que dependem da tecnologia CNC (Controle Numérico Computadorizado).

Esses materiais descartados podem ser encaminhados para empresas especializadas em reciclagem e materiais relacionados à tecnologia.

Por fim, os resultados provenientes de uma montagem industrial competente refletem em resultados financeiros lucrativos, uma linha de produção mais eficiente e segurança apropriada para os operadores de chão de fábrica e demais colaboradores que estão envolvidos em um ambiente industrial.

A montagem industrial garante processos mais adequados para cada finalidade proposta, mesmo que seja a presença de cilindro pneumático rotativo em um equipamento específico da linha de produção.

A ideia é que as empresas sejam competitivas e possam alcançar os objetivos e metas de maneira mais ágil e apropriada, desde que façam o investimento correto desde o princípio.