serviços

Os ambientes industriais são diferentes entre si, dependendo do segmento de atuação, cuja finalidade e objetivo tem propostas completamente diferentes. Mesmo assim, compartilham equipamentos cuja função é a mesma, e que devem ser tratados de maneira adequada.

Os compressores de ar cumprem diversas funções, que podem estar associados aos sistemas pneumáticos para o funcionamento de um motor. Ao mesmo tempo, estão relacionadas as máquinas de pintura, em linhas de produção que atendem o segmento de eletrodomésticos e automotivos.

O cuidado com o meio ambiente, é outro processo que deve ser levado em consideração em qualquer situação industrial. O direcionamento de gases, partículas poluentes e o tratamento de recursos naturais, como o ar e a água, devem receber um projeto adequado para reduzir ao máximo qualquer sinal de poluição.

Outro exemplo de maquinário, presente em diferentes segmentos industriais, está relacionado às máquinas de corte. Diferentes segmentos industriais utilizam esses equipamentos de maneira apropriada, respeitando os limites e a situação de cada linha de produção.

Qualidade do ar comprimido interfere nos serviços

O processo de montagem industrial é primordial para qualquer empresa, pois a partir da instalação de máquinas e equipamentos, é possível visualizar como será o andamento dos processos de trabalho.

As características de uma indústria, reúnem diversos elementos que devem ser tratados de maneira adequada, para evitar o desperdício de matéria-prima e poluição, em qualquer que seja a situação.

Dessa forma, muitos equipamentos recebem o filtro de ar compressor em sistemas específicos, impedindo falha de componentes pneumáticos e reduzindo a poluição do ar comprimido com:

  • Óleos e lubrificantes;
  • Partículas poluentes;
  • Umidade;
  • Poeira;

A qualidade do ar comprimido é fundamental para a eficiência energética dos equipamentos pneumáticos. A partir da montagem industrial, todos os cuidados devem ser tomados, evitando sobrecarga nas máquinas presentes na planta fabril.

Caso não seja aplicado um filtro compressor de ar de maneira adequada, a produtividade pode ficar prejudicada, assim como a eficiência energética.

Desse modo, os maquinários podem consumir mais energia, refletindo em aumento de custos que podem ser evitados se a manutenção preventiva e corretiva for realizada periodicamente.

Os profissionais que fazem a instalação da linha de produção e demais maquinários, devem seguir o projeto da montagem industrial de acordo com as necessidades e finalidades propostas. A gestão de um parque industrial deve garantir o pleno funcionamento das máquinas de maneira adequada, com o suporte de supervisores, gerentes e operadores.

A implementação correta de filtros para compressores permite que a qualidade do ar comprimido seja adequado para os processos de produção.

Presente em diferentes ambientes industriais, os filtros instalados são variáveis, que definem o grau de pureza do ar comprimido conforme a função empregada. Dessa forma, é importante a verificação profissional para identificar desde aqueles utilizados para instrumentação, até os que promovem o ar respirável.

Captação de elementos com direcionamento próprio

Os elementos que passam pelos filtros são variados, dentro de um sistema pneumático ou para captação de partículas poluentes encaminhadas com direcionamento para tratamento adequado.

Os sistemas hidráulicos definem os caminhos a serem seguidos, englobando também o abastecimento de máquinas industriais. Para evitar qualquer tipo de vazamento, seja de ar ou de elementos de passagem, as juntas de vedações devem ser aplicadas nas emendas de maneira apropriada.

Elas estão presentes por todas as extensões dos sistemas hidráulicos, em formas diferenciadas conforme a mudança de temperatura, pressão e compatibilidade química com os elementos que atravessam o encanamento.

O fluído que corre deve ser compatível quimicamente com o material das juntas, para que a vedação seja apropriada e não prejudique a montagem industrial, como um todo. Esses detalhes fazem a diferença na estrutura final de uma empresa.

Os sistemas hidráulicos podem, ainda, direcionar gases e vapores para pontos específicos, com finalidade de escape por uma coifa industrial como sistema de exaustão. Assim, os ambientes de trabalho ficam livres de odores e fumaças.

Esse equipamento é importante para evitar prejuízos à saúde e para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores em um ambiente industrial. A potência de sucção é garantida pelas juntas devidamente seladas, evitando qualquer escape entre as emendas do sistema de captação.

Cortes precisos para acabamento fino

Por fim, outro equipamento que deve ser aplicado em diferentes segmentos industriais são os cortadores de chapas metálicas.

A manutenção é igual em qualquer situação, sendo aplicado um afiador de facas industrial sobre as lâminas de corte, garantindo o desempenho dos equipamentos nos processos produtivos.

Cabe a aplicação de um projeto de montagem industrial adequado para cada situação, permitindo que as linhas de produção atendam a demanda de acordo com o público-alvo e o mercado ao qual atende, com eficiência e qualidade.