Existe na indústria algumas ferramentas que ajudam a acelerar alguns de seus processos é uma delas é o Perfilado perfurado que é similar com uma canaleta.

Sua função é permitir passagem de cabos e fios, fixando-os em estruturas suspensas, assim como, sistemas de telefonia e iluminação, por exemplo.

O cabeamento realizado nesta ferramenta é feita em grandes construções de shoppings, supermercados, estacionamentos e outros segmentos.

Foi desenvolvida por empresas especializadas em eletrocalha, sua estrutura é fabricada em chapa de aço com baixo índice de carbono, fazendo uma dobra em C, com medidas de 38 mm de largura e 19 mm ou 38 mm de altura, varia com a necessidade do cliente. São oferecidos em dois tipos:

  • Lisos;

  • Com furos (nas pontas).

Eles podem agregar acessórios como: cantoneiras e emendas, tampa de pressão e encaixe, grampos, balanim, suporte de cabo de aço, entre outros.

Essa estrutura permite que os cabos e fios fiquem protegidos e organizados, evitando estragos. Antes de escolher a peça como perfilados estruturais, deve-se fazer uma rígida análise da qualidade do produto, assim, como o histórico e caráter do fornecedor.

ponte rolante também é outro instrumento que agiliza qualquer processo industrial e sua composição é bem simples: a viga, o carro e a talha, esse conjunto garante a movimentação e transporte de cargas mais seguras.

Em uma indústria pode-se encontrar três tipos de pontes rolantes: móveis e fixas. A ponte rolante tem a função de facilitar o transporte de cargas industriais grande e pesadas, pois são difíceis de serem movidas manualmente.

Esse equipamento também pode ser visto em indústria do ramo siderúrgico, em portos ou retro portuária. Há Fabricante de ponte rolante que trabalha com determinados modelos, os mais comuns são:

  • Ponte rolante apoiada dupla viga;

  • Ponte rolante apoiada univiga;

  • Ponte rolante suspensa univiga.

A ponte rolante apoiada dupla viga é utilizado em movimentações de cargas, ideal em processos realizados em altura e que exigem maiores habilidades, tendo capacidade de atingir até 50.000 kgf com vão de até 25 metros.

A ponte rolante apoiada univiga também movimenta cargas, utilizada em locais com pé direito alto e quando o rolamento é inferior a altura de elevação demandado pelo serviço. Recomendável também para mover peças com dimensões grandes e ou fazer movimentos em casos especiais.

A ponte rolante suspensa univiga é ideal para lugares que não tenham onde passar colunas de sustentação para o equipamento por conta de algum fator externo como o layout do cliente. Qualquer dúvida de qual a ponte rolante é a mais adequada ao seu tipo de trabalho consulte um profissional especializado.

O que é talha manual?

A talha manual é uma ferramenta de içamento que é capaz de erguer dezenas de toneladas, tornando-se indispensável em qualquer setor industrial ou oficina, pois facilita o levantamento de grandes cargas com segurança.

Há alguns tipos disponíveis no mercado como: as talhas manuais (de corrente ou alavanca), talhas elétricas (de correia, de corrente e de cabo de aço) e as talhas pneumáticas

A talha manual de corrente é uma ferramenta que precisa de um operário para realizar o içamento da carga, o trabalho é feito pelas roldanas que auxilia o trabalhador no momento de subir e descer o objeto, reduzindo o esforço efetuado no processo.

Esse procedimento é realizado somente por uma pessoa, comandando manualmente e o serviço pode demorar para terminar.

A talha de alavanca funciona por meio de uma catraca que consegue içar o objeto ou carga. Fabricada de acordo com a Norma 10.401, essa talha é projetada em tamanho e peso menores nos quais permitem fácil manuseio do equipamento em lugares de difícil acesso e usando-a em diferentes ângulos de trabalho.

Suas vantagens são: fácil instalação e manuseio; fácil locomoção e pouca ou quase nenhuma manutenção se ele estiver dentro do padrão estabelecido pelo fabricante. De modo geral, trata-se de um equipamento que faz diferença na indústria.

Saiba mais sobre braços articulados

braço articulado é muito comum dentro dos setores da indústria moderna, pois é prático e flexível. Garante segurança no movimento, ágil e rápido, de cargas e, também, segurança ao funcionário.

Esse equipamento foi fabricado para auxiliar na montagem de produtos, além de prático e flexível, tem formato compacto e peso menor, tem uma instalação simples, rápida e fácil de usar.

Existem diferentes tipos de braços articulados: braço articulado bandeira, braço biarticulado aéreo, braço biarticulado fixo, braço pantográfico aéreo e de reação, braço pantográfico fixo e de reação, braço congo balance fixo e braço congo balance aéreo.

Esses equipamentos são instalados obrigatoriamente no solo, em cima de uma base de concreto ou uma fundação. Os braços articulados aéreos são aqueles fixados em paredes, pilares ou estruturas.

O braço articulado bandeira é instalado em lugares com layout de procedimentos produtivo, que ofereça a liberdade de girar a lança (360º).

O braço biarticulado aéreo pode ser instalado em colunas de concreto e pilares e por ter uma articulação extra consegue otimizar espaço. O braço biarticulado fixo tem a mesma característica do braço biarticulado aéreo, porém sua instalação é diferente.

Os braços pantográficos (aéreo ou fixo) tem diferença entre suas bases para o tipo físico, sendo que o aéreo se fixa em colunas de concreto, pilares e são indicados como braços de reação para ferramentas manuais como: parafusadeiras, apertadeiras, entre outras.

O braço articulado tipo congo balance (fixo ou aéreos) são similares aos pantagráficos, mas varia na forma construtiva.

Esses tipos de braços garantem segurança no transporte e etapas de carregamento de objetos pesados com precisão. Consulte um profissional e veja qual modelo é o melhor para o seu ramo.