Ao procurar por peças para empilhadeira paletrans, muitos empreendedores encontram diversas questões intrigantes sobre os componentes internos e externos desse modelo de veículo que é muito tradicional nas indústrias.

Dúvidas sobre o tamanho, modelo ou tipo de peça é muito recorrente, afinal, poucas pessoas entendem o conceito da empilhadeira.

Para ter uma ideia, o aparelho é amplamente utilizado no transporte de cargas dentro do setor industrial, onde os produtos são disponibilizados em cima de pallet de plastico ou madeira.

Partindo desse ponto de vista, resolvemos desenvolver este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre as peças de empilhadeira. Continue com a leitura logo abaixo.

Modelos de empilhadeiras

Em suma, existem dois modelos de empilhadeiras no mercado: a elétrica e a tradicional.  A única diferença entre os dois tipos de veículo é que um é movido por meio de uma bateria elétrica, e o outro por combustão a diesel, por exemplo.

Ainda assim, existe a paleteira hidraulica, movida manualmente, mas é pouco usada nos setores industriais.

Por sua vez, cabe destacar que as empilhadeiras movidas por combustão funcionam através de material combustível, assim como, os veículos automotores comuns.

O modelo à combustão é capaz de aguentar cargas pesadas, enquanto elétrico possui a melhor capacidade operacional, dentre todos os outros tipos de empilhadeiras disponíveis no mercado.

Quando um empreendedor busca por aluguel de empilhadeira é comum se deparar com inúmeros tipos mais recentes e tecnológicos do veículo, estruturados  por meio da eletricidade, que são sustentáveis e movimentados por meio de energia limpa.

Peças de empilhadeiras

Como todo equipamento, a empilhadeira conta com uma lista extensa de componentes, desde os menores até os maiores. Neste sentido, é importante salientar os itens primordiais do veículo.

Assim como foi falado do aluguel de empilhadeira, o empreendedor que preferir por este serviço deve ficar atento sobre as peças e o funcionamento da máquina, para assim ter a certeza de que contratou o melhor serviço.

Portanto, é muito importante saber qual a formação do prestador do serviço contratado. Deste modo, abaixo, você confere a estrutura básica de uma empilhadeira:

  • Plataforma que dá suporte ao carregamento;

  • Chassi;

  • Forquilha;

  • Correia;

  • Teto da cabine;

  • Torre elevatória;

  • Compartimento do motor;

  • Sistema hidráulico;

  • Assento;

  • Cinto de segurança;

  • Alavanca de controle da torre elevatória.

Ainda assim, vale a pena lembrar que dependendo do tamanho do veículo, o mesmo pode realizar funções mais abrangentes, com o transporte de pallet de contenção para 2 tambores, item usado com veemência no âmbito de produtos químicos perigosos.

Vantagens das empilhadeiras

Agora que você já conhece um pouco sobre os componentes das empilhadeiras, que tal ficar por dentro de suas vantagens?

Este tipo de equipamento permite a otimização, bem como a melhora dos trabalhos de movimentação e empilhamento de produtos e materiais nas empresas.

Dentre os principais benefícios da empilhadeira, destacam-se:

  • Evita o desgaste da mão de obra;

  • É resistente;

  • Exige pouca manutenção;

  • Garante a produtividade da empresa;

  • Promove mais segurança aos operadores.

Todo e qualquer serviço de carregamento e transporte de cargas, que era extremamente pesado e sobrecarregava os funcionários, é evitado com o uso da empilhadeira.

Ou seja, o veículo fica incumbido pelo transporte de qualquer tipo de material e equipamento dentro da empresa, e de acordo com a capacidade do modelo disponibilizado.

O mercado de empilhadeiras

O comércio de empilhadeiras no Brasil é amplo, diverso e de caráter extremamente competitivo. Afinal, o veículo é de suma importância em diferentes setores da indústria, como nos portos, galpões, armazéns e supermercados.

Neste contexto, as empresas fornecem um leque grande de opções de empilhadeiras, tanto para venda quanta para o aluguel.

Assim sendo, cabe ao empreendedor escolher a melhor forma de aquisição do veículo, a fim de potencializar a produção de sua empresa.

Capacidade da empilhadeira

As empilhadeiras suportam muito peso e não oferecem riscos, como o tombamento dos produtos carregados, por exemplo. A máquina conta com um ponto de gravidade que impede que a mesma se mexa.

Ainda assim, pallets são usados para garantir a estabilidade da carga. O item é preso diretamente nos garfos da empilhadeira e içados sob o produto carregado.

Dessa maneira, a velocidade do veículo é de 20 km por hora, ele é seguro e deve ser pilotado por profissional treinado em curso específico, exigido pela lei NR-11.

Portanto, essas são as principais informações sobre as peças de empilhadeira, bem como as vantagens que o veículo é capaz de proporcionar para diferentes empresas do setor industrial.