As companhias do setor industrial são muito importantes para o universo dos negócios, desenvolvimento econômico e da sociedade, gerando empregos nas fábricas e nos estabelecimentos comerciais.
Independentemente do segmento de atuação, as indústrias necessitam de um maquinário e ferramentas para exercerem as suas atividades produtivas.
Os equipamentos, ferramentas e máquinas são importantes, mas para os processos produtivos acontecerem, uma equipe de funcionários qualificada e um fornecedor de matéria-prima de boa procedência pode ajudar a realizar todas as tarefas relacionadas à mercadoria da empresa com segurança, eficiência e sempre prezando pela qualidade, pois esse fator pode gerar bons frutos.
A importância da matéria-prima nos processos produtivos
A escolha da matéria-prima tem muita relação com o tipo de produto que a empresa deseja produzir, por isso pesquisar informações e as inúmeras possibilidades que um determinado material oferece é a forma mais fácil de decidir qual matéria-prima usar na linha de produção do seu negócio. Madeira, vidro, alumínio, plástico são algumas das opções que são muito usadas em vários produtos.
Uma matéria-prima muito importante em vários segmentos é a borracha, devido às suas qualidades e a benefícios.
O setor industrial utiliza a borracha para a produção de pneus, luvas, acessórios para máquinas e equipamentos, produtos de segurança, elásticos, artefatos de cozinha, enfeites, calçados, jóias e outros itens podem ser produzidos com boa qualidade.
Antes de utilizar a borracha nos processos industriais, essa matéria-prima precisa ser extraída e depois passar pelo processo de fabricação com uso do látex, leite que é extraído da seringueira.
Esse líquido é usado para a produção da borracha natural, que é muito importante para a produção de sapatos, chaveiros e luvas.
A borracha natural possui alta qualidade e durabilidade, mas os processos de fabricação das borrachas são o que determina a sua resistência final.
A temperatura, seja ela ambiente ou elevada, e as influências de forças no momento da deformação, criam um fluxo viscoso que pode ser modelado de acordo com a necessidade ou objeto a ser produzido.
Os elastômeros são os polímeros não reticuláveis, duros quando expostos a baixas temperaturas e que não criam um fluxo viscoso em altas temperaturas. Em temperatura ambiente ficam elásticos.
Portanto, independentemente da temperatura, é possível trabalhar com os elastômeros, criando várias formas. Já a vulcanização, é um processo que altera a borracha, mudando as suas propriedades, deixando-a mais elástica.
Opções de borrachas
O mercado e casa das borrachas possuem diversas opções desse material para atender às necessidades das empresas do setor industrial e do consumidor. É possível encontrar:
- Borracha natural;
- Borracha de poliisopreno;
- Borracha sintética;
- Borracha de butadieno estireno.
Existem outros tipos de borrachas, que podem ser utilizados em vários processos da indústria ou para suprir alguma necessidade do dia a dia.
Um item muito usado nas empresas é gaxeta de borracha, anel que realiza uma vedação nos sistemas hidráulicos e pneumático, ajudando a controlar a pressão exercida contra a cilindros, e promove uma fixação nos equipamentos que são aplicadas.
Esse material pode ser encontrado em tamanhos diversificados para atender às necessidades industriais. Nitrílica, silicone, hidrocarbonetos alifáticos são alguns dos modelos que são usados diariamente nas empresas.
O lençol de borracha é um produto fabricado com vários tipos de borracha e ajuda a proteger o espaço e conjuntos mecânicos nas companhias.
Um setor que utiliza muito esse material é o elétrico, em serviços de manutenção, pois proporciona ótimo isolamento de eletricidade, já na indústria, é usado com o objetivo de suportar a corrosão, pressão, abrasão, cortes, impactos, entre outros.
Silicone, nitrílico, neoprene, natural são alguns dos tipos de lençol que podem usados para facilitar as atividades diárias e proteger os equipamentos e os funcionários.
O tapete de borracha é muito usado em carros, cabines, proteção de pisos oferecendo segurança na indústria e fora dela. Há vários tamanhos e formatos que podem ser usados.
Na área elétrica é muito importante, pois faz a função de isolante elétrico evitando problemas aos funcionários.
Para usar itens em borracha, em serviços de eletricidades, o dono da empresa precisa procurar produtos com certificado e padrão de qualidade, para atender à NR 10, norma de segurança nas atividades de instalações de rede elétrica.
Portanto, procurar uma indústria de artefatos de borracha é uma excelente solução para encontrar todos os itens necessários à sua empresa e, assim, conseguir realizar os procedimentos de proteção, ter itens para a produção dos produtos com qualidade, segurança e, consequentemente, conseguir excelentes resultados em relação à capacidade produtiva dos funcionários, que estarão protegidos.
E as mercadorias que são comercializadas serão feitas com todo o cuidado e poderão conquistar a preferência dos clientes, gerando um aumento na receita empresarial.