Existem muitos processos dentro da indústria, sendo eles essenciais para que a produção e as operações ocorram de maneira fluida e perfeita.

Contudo, para que os processos industriais sejam garantidos é preciso ter preocupações além de ter máquinas eficientes e profissionais qualificados.

Desse modo, o setor também deve se atentar as questões de segurança. Uma delas é o uso de camera de segurança nas portarias, nas entradas das máquinas, de modo a proteger as pessoas e também o patrimônio da indústria.

Como uma indústria tem diversos processos e máquinas e em muitos setores são usados produtos químicos e inflamáveis, causando incêndios, grande parte do plano de segurança de uma indústria deve ser focado no quesito de prevenção de incêndio.

Desse modo, devem haver investimentos tanto em equipamentos como também na capacitação de uma brigada de incêndio, para o caso de ocorrer algum foco de fogo, seja tratado antes da chegada dos bombeiros.

Por isso, neste texto veremos que um sistema de prevenção de incêndio é composto de equipamentos como detector de fumaça linear, extintores, mangueiras e chuveiros automáticos e também na formação de uma brigada de incêndio que auxilia no combate primário as chamas.

Equipamentos de combate ao incêndio

Quando nos referimos aos equipamentos de combate ao incêndio sempre nos referimos aos extintores. Porém, há outros equipamentos importantes para que todo o processo seja garantido, como o uso do alarme que auxilia na evacuação do prédio – garantindo a segurança das pessoas e evitando maiores danos.

Assim, podemos listar como os principais equipamentos de combate ao incêndio utilizados os:

  • Extintores de incêndio;
  • Mangueira de incêndio;
  • Detectores de alarme e incêndio;
  • Porta corta fogo.

O extintor de incendio com certeza é um dos equipamentos mais usados para o controle do incêndio e também um dos mais conhecidos.

O extintor de incêndio nada mais é que um cilindro de metal com uma pressão interna que pode conter água, pó ou espuma, sendo o uso de cada um desses elementos de acordo com o tipo de incêndio.

O extintor de incêndio também é muito fácil de ser manuseado e de se combater e eliminar os focos de incêndio, garantindo assim o salvamento de vidas e amenizando danos.

As mangueiras de incêndio são usadas pelos bombeiros e também pelas brigadas e são acopladas tanto nos hidrantes como em qualquer outra saída de água.

As mangueira de incêndio são dividas em três tipos, o tipo I, II e o tipo II. Todas são revestidas de poliéster e seu interior formado por um composto de borracha sintética vulcanizada.

Os chuveiros com bico sprinkler são automáticos e possuem um sensor termossensível que, quando identifica a fumaça, libera automaticamente um banho de água sobre o local, diminuindo as chances das chamas se espalharem.

Existem diversos tipos de chuveiros sprinkler, sempre de acordo com elementos termossensíveis como:

Tipo ampola de vidro

Esse modelo opera por meio da ruptura do bulbo de vidro após uma pressão resultante de um fluido contido no seu interior sob ação do calor do ambiente.

Em alguns casos, os sprinklers podem atuar junto com o acionador de alarme de incêndio.

Tipo liga fusível

Esse sprinkler opera pela fusão de um dos componentes sob a influência do calor.

Outros equipamentos de combate ao incêndio

Além desses equipamentos que podem ser encontrados em galpões, indústrias e comércio, podemos também citar como equipamentos importantes para prevenção de incêndio:

Detector e alarme de incêndio

É um sistema conjunto que alia o detector de fumaça a um sistema de alarme.

Quase sempre eles são automáticos, porém existem sistemas manuais, que devem ser acionados por meio de botões ou então alavancas.

Os sensores de fumaça, quando ligados ao alarme de incêndio, devem ser acionados quando há presença de fumaça, ou temperatura alta.

Porta corta fogo

A porta corta fogo é encontrado na saída de escadas, de estádios de futebol, em portas de quartos de hotel e outros locais.

São feitos de aço galvanizado e tem um isolante térmico-acústico de alta resistência as chamas, impossibilitando a passagem do fogo de uma área para outra, de modo a garantir que as pessoas saiam em segurança.

Dessa forma, vemos que existem diversos equipamentos essenciais para combater o incêndio e que podem ser usados de maneira singular ou em conjunto.

Ter esses equipamentos são essenciais para que os colaboradores se sintam seguros em caso de foco de incêndio, além de preservar a segurança deles e da estrutura como um todo.