compressores

A área industrial é responsável pelas atividades de desenvolvimento de produtos e serviços que são usados todos os dias na sociedade.

Com diversos setores, os serviços industriais ajudam no crescimento econômico, ou seja, novos investimentos, oportunidades de empregos, aumento nas vendas nos estabelecimentos comerciais, entre outros benefícios.

O trabalho na indústria só acontece se as empresas realizarem investimentos em contratação, treinamento e capacitação de funcionários é importante, pois, proporciona conhecimento e motivação para que o colaborador se empenhe ao máximo, acontecimento que pode gerar vantagens a produção.

Ter um maquinário potente, com funcionamento simples e prático ajuda as pessoas a otimizar o tempo e evitar desperdício de matéria-prima durante os processos produtivos.

Equipamentos multifuncionais na indústria

O compressor de ar é um aparelho que tem a função de transformar os movimentos mecânicos produzidos pela energia elétrica ou por outra forma energética, por exemplo, os motores a diesel ou gasolina, em ar comprimido.

Esse equipamento é útil nos segmentos da construção civil, indústria e infraestrutura, facilitando diversas atividades.

Os compressores são divididos em: alta, baixa e média capacidade. Sobre os tipos disponíveis no mercado, é possível encontrar os dinâmicos que usam a força centrífuga para comprimir o ar.

Possuem um alto rendimento e por isso são os mais utilizados nos serviços industriais. O compressor volumétrico, têm dois pistões que são importantes para aspirar o ar da atmosfera e comprimi-lo. Depois de comprimido, esse ar fica num reservatório de armazenamento para ser usado quando necessário.

Nos estabelecimentos comerciais, especializados na venda de compressores os comerciantes dividem esse equipamento em:

  • Compressores de ar para serviços gerais;
  • Compressores de gás;
  • Compressores de refrigeração;
  • Compressores de sistemas industriais.
  • Compressores para serviços de vácuo;

O funcionamento desse equipamento só acontece, graças as peças para compressor de ar comprimido.

As peças que são usadas no compressor são: anel, biela, chaveta, calibrador, correia, conexões, cilindro, dreno, diafragma, manômetro, pistão, placa, registro, rolamento, reparo, serpentina, sapata, termostato, tampa, válvula, visor, virabrequim e ventilador.

Esses componentes proporcionam a potência necessária para que os compressores possam ser utilizados.

O compressor de ar direto é um modelo muito utilizado em borracharias, funilarias, oficinas mecânicas e serralherias, facilitando a passagem de ar diretamente para as pistolas de pintura e na calibragem e enchimento de pneus.

Um diferencial deste compressor comparado aos outros modelos, é o fato de não possuir um reservatório para o armazenamento de ar, ou seja, enquanto o equipamento está ligado a produção de ar é contínua. Assim que é o compressor é desligado a produção de ar para imediatamente.

Outro ponto positivo desse modelo é o fato de ser portátil, podendo ser levado para qualquer lugar que seja necessária a sua utilização, que é indicada também para uso doméstico. É importante usá-lo com pistolas de ar direto, que facilita serviços de pulverização, encher bexigas e coberturas de verniz.

Para que o ar fique com a qualidade ideal para ser usado na indústria, as empresas precisam investir capital em uma máquina que auxilia no tratamento do ar.

Um secador de ar comprimido por absorção é uma ótima solução, porque a capacidade de absorção, proporciona um ar com baixa umidade, deixando em ponto de orvalho, função que os modelos por refrigeração não possuem.

Os secadores de ar por absorção possuem um ótimo custo-benefício comparado aos outros tipos de secadores disponíveis no mercado.

A única preocupação que o dono do equipamento precisa ter é repor o leito de pastilhas de absorção, um item que possui um preço acessível. Em casos que a pessoa não consiga instalar as pastilhas, contratar uma assistência é uma boa alternativa para resolver o problema.

Equipamentos importantes para a eletricidade nas empresas

A eletricidade é muito importante para o funcionamento das máquinas e equipamentos, pois, é conectando-os em uma fonte de alimentação que e com a energia elétrica da rede de distribuição, é possível utilizar diversos itens.

Nas companhias, ter um gerador é muito importante, porque, em situações de queda, pane ou falha nos serviços da empresa distribuidora de energia, o gerador auxilia na produção de energia, garantido que as atividades da indústria não parem por causa da falta de eletricidade.

Fazer a manutenção periódica nos geradores é muito importante para assegurar que durante a queda de energia, a empresa possa contar com o gerador.

Pesquisar referências de uma companhia de conserto gerador, especializada em reparo e troca de peças, é uma forma de sempre verificar as condições do equipamento.

Portanto, os compressores e geradores nas empresas são fundamentais para a realização de vários serviços com qualidade, segurança, otimização de tempo, visando excelentes ganhos e novas oportunidades de investimentos.