Uma indústria para dar certo precisa de planejamento estratégico e muito mais do que isso, precisa de sistemas que atendem de forma eficiente todos os procedimentos existentes. Somente com esses sistemas que a indústria conseguirá fazer com que todos suas metodologias sejam adequadas.
Assim, uma indústria eficiente possui muito mais do que equipamentos e máquinas potentes, mas sim, possuem um conjunto de procedimentos ideais e planejados para que a manufatura ocorra de maneira adequada.
Esse artigo falará de alguns sistemas industriais utilizados na indústria e que permitem a sua melhor qualidade e eficiência.
Os sistemas de despoeiramento
Um dos procedimentos existentes na indústria são os chamados sistemas de despoeiramento que são pensados e feitos para que o ar seja tratado de antes que as partículas suspensas no ar por conta dos equipamentos sejam despejadas na natureza com menos potencialização de poluição.
Assim, esse sistema é composto por diversos elementos como:
- Filtros de ar;
- Linha de dutos;
- Sensores;
- Transporte pneumático;
- Válvulas e outros.
O objetivo central do sistema de despoeiramento é que o lançamento de gases poluidores seja de acordo com as condições pré estabelecidas pelas leis governamentais que regem esses elementos.
Para que o sistema de despoeiramento ocorra de maneira adequada é preciso utilizar os chamados filtros. E a utilização dos filtros corretos são essenciais, principalmente os chamados de filtro de cartucho.
Esses filtros tem como função a retenção de partículas sólidas dentro do ar, de modo que há a separação dos chamados agentes contaminantes.
Além dos filtros de cartucho há os filtros manga que retém as partículas poluidoras do ar e permite a separação de agentes contaminantes ocorrendo a purificação do ambiente.
A importância do sistema de despoeiramento
Os sistemas de despoeiramento é ideal para a filtragem do ar do ambiente pois auxilia a indústria a ter um controle adequado de emissão de poluentes decorrentes de sistema de execução de manufatura, o despoeiramento também auxilia a reduzir o número de poeira suspensa no ar, tornando o ar seguro e diminui os impactos ambientais.
Sistema de automação
Além dos sistemas de despoeiramento é preciso ressaltar que existem outros presentes na indústria como os sistemas de automação. E um sistema de automação permite que diversos processos sejam feitos de forma automática e assim por diante.
Para que o programa de automação seja feito de maneira extremamente eficiente as empresas tem usado uma ferramenta chamada de CLP – Controlador Lógico Programável.
O CLP é altamente importância nos projetos de inteligência e automação industrial, para que ambientes e máquinas consigam trabalhar de forma a otimizar processos.
O Controlador Lógico Programável nada mais é que um tipo de computador que tem como objetivo fazer ações específicas por meio de um programa de computador. Para que isso seja feito é preciso investir em engenheiros que desenvolvem projetos com CLP.
O CLP é o cérebro de todo o processo de automação, um exemplo é o termostato automatizado que regula as temperaturas de acordo com a necessidade do ambiente. Sem que haja a interação humana. Por isso que o CLP é tão importante nesses sistemas.
Sistemas de gestão industrial
Os dois sistemas que vimos acima diz respeito as questões de produção da indústria. Porém, não é só de produção que vive uma indústria, mas também de gestão e uma boa gestão, com dados, planilhas, rapidez e eficiência.
E é para isso que existem os chamados sistemas de ERP – Entrerprise Resource Planning ou então Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
O ERP industrial oferece diversas soluções para as necessidades cotidianas, como o controle de gastos, controle de operações, proporcionando então uma gestão mais integrada e mais correta, de modo a garantir uma mais eficiência nesses processos.
Além disso o ERP permitem o acesso a diversas informações completas, em tempo real, de modo que o gestor tenha uma visão perfeita e então traçar estratégias corretas e positivas que trazem eficiência e segurança nos processos.
Assim, a indústria precisa de muitos sistemas para funcionar de forma adequada, que vão desde sistemas que cuidam do ar e da emissão de poluentes, como de melhoria nos processos, como no caso da automação e por fim na melhoria da gestão, que envolvem custos financeiros e outros procedimentos.
Dessa maneira, só assim uma indústria garantirá o melhor resultado.