tubulações

Quando falamos de indústrias abordamos de diversos procedimentos e equipamentos que vão desde ponte rolante apoiada até fornos altamente potentes para derretimento de aço e outros produtos.

Mas, além de máquinas altamente potentes e diversos tipos de metodologias é importante ressaltar que há outros procedimentos e materiais que são de extrema importância para o desenvolvimento da indústria, como as tubulações.

As tubulações são essenciais para diversas aplicações desde mezanino industrial até para máquinas altamente potentes. Além disso é feito com diversos tipos de materiais.

Esse artigo trabalhará com os diferentes tipos de tubulações a serem encontradas na indústria.

Tubos metálicos

Os tubos metálicos e principalmente os tubos de aço são muito usados em diversas aplicações que vão desde:

Além disso o aço é usado em construções de usinas termelétricas e hidrelétricas, sendo a composição dos tubos são essenciais. Por conta disso, é importante sabermos que existem diversos tipos de tubos de aço que veremos de forma adequada.

Tubos quadrados

Um dos tubos mais usados é os tubos quadrados, isso por conta da alta aplicabilidade industrial. Além disso, esses tubos podem ser usados com costura ou sem costura, e possuem uma estética preta ou então galvanizada.

Esse tipo de tubulação também é conhecido também como Metalon, e são usados como estruturas metálicas. São usados como guarda corpo além de aplicações na indústria, nas fundações e assim por diante.

Tubos retangulares

Os tubos de formato retangular são utilizados no desenvolvimento de diversas estruturas metálicas, principalmente com vigas e colunas de sustentação.

Por possuir uma forma geométrica os tubos retangulares são muito usados nos mezaninos e também em escada de ferro e outras aplicações. Uma dessas aplicações está na construção civil, nas engenharias, na arquitetura e em grandes estruturas.

Os tubos retangulares também são importantes na produção de diversas máquinas e equipamentos que necessitam de grande resistência e durabilidade.

Tubos redondos

Os tubos redondos por sua vez possuem costuras longitudinais. Os moldes são soldados por meio de um tipo de processo de alta frequência.

Além disso essa tubulação é usada em diversas aplicações como em projetos arquitetônicos, nas estruturas metálicas de brinquedos de playgrounds, corrimões de escadas, usinagens e outros.

Tubos redondos de condução

Esses tubos são maleáveis e bastante flexíveis de modo que é possível usar curvaturas em serviços de usinagem, e usado par aplicação de não corrosivos, ar comprimidos, vapores ordinários e muitos outros produtos.

Tipos de tubos

Além dos tubos metálicos é preciso conhecer outros tipos de tubos, principalmente aqueles usados para as instalações hidráulicas.

Existem diversos tipos de tubulações hidráulicas de diversos tipos de materiais, nas quais podemos listar:

PVC

O PVC conhecido como Policloreto de Vinila é o material mais comum para tubos e conexões e condução de água fria, com a temperatura de até 20º C. Há dois tipos de produtos, as tubulações de PVC soldável e as tubulações de PVC roscável.

O PVC soldável faz a união com adesivo e com um tipo de solução limpadora. Antes de fazer a junção das peças é preciso sempre lixar a ponta do tubo até que o brilho desapareça. Depois é limpar o pano e a solução limpadora e depois retira-se o excesso do adesivo.

Já o roscável possuem um tipo de tarraxa para que assim haja a rosca com o outro tubo. Para a junção dessa tubulação é preciso usar fita veda rosca branca.

CPVC

Além do PVC há o CPVC que é chamado de Policloreto de Vinila Clorado e são tubos com conexões de grande resistência mecânica e corrosão. Essa tubulação possui água fria e água quente, suportando de 70ºC no máximo 80ºC.

PPR

O PPR é conhecido como Polipropileno Copolímero Random e são tubos que são feitos por termofusão a 260ºC, criando uma tubulação única. São indicados como água quente e que dispensa o isolamento térmico.

Assim, vimos que as tubulações são extremamente importantes, tanto para o desenvolvimento de processos industriais como para o desenvolvimento de sistemas hidráulicos para que as etapas da produção sejam atendidas de maneira completa.

Por isso que é importante que sua empresa tenha uma assessoria técnica para saber qual o tipo ideal de tubulação a ser utilizado, tanto para a indústria como para o cotidiano.