A terceirização de serviços tornou-se uma prática muito comum em diversos setores, incluindo, as indústrias. A atividade consiste na contratação de uma empresa especializada, que prestará serviços à contratante em um determinado trabalho.
Ou seja, é a transferência de serviços, como uma alternativa para aumentar a competitividade, a produtividade e a rentabilidade.
Nesse sentido, a prestação de serviços terceirizados é uma prática muito comum. No Brasil, cerca de 25% da mão de obra empregada nas empresas é terceirizada, o que demonstra a popularidade desse tipo de trabalho.
Além disso, os serviços terceirizados são responsáveis por aumentar significativamente a qualidade de produção, visto que os colaboradores são especialmente qualificados para um determinado tipo de função.
Desse modo, a contratante não precisa se preocupar com a realização de atividades que fogem do seu core business.
As vantagens da terceirização de serviços na indústria
A terceirização de serviços na indústria consiste na contratação de outras empresas para a realização, atuação e desenvolvimento de algumas atividades, processos produtivos e procedimentos que envolvem o setor industrial.
Há pouco tempo atrás, no Brasil, só era permitido terceirizar setores que não tivessem ligação direta com a produção, como por exemplo, serviços de limpeza, segurança, entre outros (terceirização das áreas meio, como eram conhecidas).
A mão de obra contratada também era limitada, com número de contratação de trabalhadores por PJ (Pessoa Jurídica).
Em 2017, com a aprovação da lei nº 13.429/2017, foi possível flexibilizar as relações trabalhistas, inclusive as que envolviam empresas terceirizadas.
Desse modo, ampliou-se esse modelo de trabalho, sem a diferenciação das áreas meio e áreas fim, abrindo possibilidades para a terceirização de todos os tipos de serviço, como na produção industrial.
Uma das principais vantagens da terceirização na indústria é, em primeiro lugar, a qualidade dos trabalhos realizados.
Por exemplos, os serviços de usinagem terceirizados tornaram-se mais precisos e eficientes, já que as empresas contratadas contam com profissionais especializados e equipamentos de alta tecnologia.
Além disso, entre outros benefícios da terceirização industrial, encontram-se:
- Maior flexibilidade para a contratante;
- Redução de custos operacionais;
- Aumento da produtividade e competitividade;
- Construção de parcerias produtivas;
- Otimização de gastos com dinheiro e tempo.
Nesse sentido, a terceirização de serviços industriais pode ser aplicada em muitas áreas, com destaque para a ferramentaria.
Sabe-se que grande parte da produção industrial é oriunda de centro de usinagem, com a fabricação de peças para automóveis, aeronáutica, ferramentas em geral, dispositivos eletrônicos, entre outros.
Diante disso, quando ocorre a terceirização dos serviços de usinagem, é possível entregar ainda mais bens de consumo e produtos usinados, todos de alta qualidade.
Como encontrar a melhor empresa de usinagem terceirizada?
No entanto, apesar de todas as vantagens do serviço de terceirização de usinagem na indústria, a atividade somente é assegurada com a contratação de empresas com reconhecimento de mercado, que tenham experiência e sejam confiáveis na execução do serviço.
Afinal, é a terceirização de um processo produtivo, por isso, todos os detalhes são importantes.
Recomenda-se entrar em contato com empresas de ferramentaria especializadas, que ofereçam todo o respaldo para as contratantes quanto às formas de trabalho.
Mais do que isso, é imprescindível que todos os serviços terceirizados sejam feitos em conformidade com as normas técnicas, regulamentações e legislações vigentes.
Destacam-se as normatizações propostas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para os serviços de usinagem e ferramentaria.
Além disso, em alguns procedimentos, pode ser necessário contratar outras terceirizadas, isto é, empresas prestam serviços muito específicos.
É o caso, por exemplo, das empresas de soldagem industrial, que priorizam as atividades de solda (união de elementos metálicos para a produção de bens).
Sendo assim, antes de contratar uma terceirizada, a indústria precisa avaliar muito bem quais são as reais necessidades, diante do cenário produtivo.
Vale ressaltar que a parceria com empresas terceirizadas é uma boa forma de reduzir custos de operação, em especial, com assistência técnica de máquinas e equipamentos.
Ou seja, a terceirizada coloca-se como principal responsável pela avaliação do maquinário produtivo e, dessa maneira, a contratante não precisa se preocupar com gastos envolvendo manutenção, reparos e consertos.
Diante de todos esses benefícios, cresce o número de empresas terceirizadas no ramo industrial no Brasil, permitindo o aumento das possibilidades de trabalho, bem como o desenvolvimento e a modernização das indústrias.