O setor industrial é um dos que mais crescem, não apenas pela importância da sua produção, mas porque as tecnologias disponíveis são cada vez mais elaboradas, fornecendo diferentes meios de atuação para a fabricação e o desenvolvimento de novos projetos.

Por isso, tão importante quanto a engenharia civil durante o planejamento de uma indústria, é o sistema tecnológico que será implementado para atender a demanda de sua produção.

A automação industrial é, sem dúvida, indispensável para o funcionamento adequado de uma fábrica, tornando possível realizar diferentes tipos de serviços e possuir um controle mais detalhado dos processos internos.

Independentemente do setor, os maiores benefícios colhidos com a implementação de automação em uma indústria são:

  • Otimização de processos;
  • Aumento da capacidade de produção;
  • Diminuição de possíveis erros;
  • Modernização do pátio fabril;
  • Planejamento de serviços, etc.

As vantagens oferecidas com uma infraestrutura elétrica apropriada, fazem com que ocorra otimização de processos internos.

Se antes um funcionário precisava de alguns dias para concluir determinada tarefa, hoje é possível finalizá-la em poucas horas, graças ao uso de tecnologias que agilizam as etapas.

Justamente nesse cenário, é possível aumentar a capacidade de produção de uma fábrica e receber uma maior demanda de pedidos.

A utilização de máquinas especialmente desenvolvidas para a realização de atividades internas de um pátio fabril certamente tornou possível atender a um maior número de clientes ao mesmo tempo.

Outra importante vantagem da automação é a diminuição de erros no processo de fabricação, já que as atividades realizadas por máquinas tendem a ocorrer de maneira uniforme, fornecendo economia de matéria-prima e reduzindo o tempo investido.

Por isso, as grandes indústrias recorrem cada vez mais aos projetos idealizados por uma empresa de engenharia elétrica sp, encontrando uma maneira eficaz de modernizar seus procedimentos industriais e aumentar sua capacidade de atuação.

É possível automatizar máquinas já existentes?

Apesar de muitas máquinas serem projetadas especificamente para uma função, é possível adaptar algumas já existentes, tornando-as mais rápidas e eficientes.

Para isso, é necessário realizar uma vistoria técnica no equipamento, de modo a projetar diferentes maneiras de incluir um sistema eletrônico em sua estrutura, atendendo da maneira ideal a necessidade de cada negócio.

Depois, é preciso levar o projeto para uma industria de placas eletronicas, que pode fabricar o tipo de circuito ideal para realizar o upgrade do equipamento.

Desse modo, a automação começa a integrar todo o sistema da fábrica, fazendo com que os processos possam ocorrer de maneira prática e automatizada.

Além de adaptar alguns dos maquinários, ainda é possível complementá-los, acoplando uma segunda parte ao equipamento, criando um sistema híbrido.

Como organizar um grande número de maquinários?

Para que um pátio fabril possa receber de maneira adequada um grande número de maquinários, é preciso tomar alguns cuidados essenciais, tais como:

  • Organização espacial;
  • Contratação de eletricista;
  • Investir em treinamento;
  • Planejamento de manutenção.

A organização espacial é fundamental para receber um grande número de equipamentos.

Além disso, é preciso posicionar os equipamentos de maneira estratégica, de modo que um produto que necessita passar por vários processos para ser concluído, possa ser facilmente transferido para a próxima etapa, fazendo com que o tempo de produção seja otimizado.

A contratação de uma equipe para adaptação da rede de energia elétrica também é importante, principalmente porque uma alta demanda por energia pode causar pane no pátio, sobrecarregando a fiação interna do prédio.

Outro ponto importante é investir no treinamento de funcionários, proporcionando o aprendizado necessário para que seja possível utilizar todo o potencial oferecido pelo equipamento a favor da produção fabril.

Desse modo, além de aumentar os índices de fabricação, investir em capacitação de funcionário torna o ambiente mais produtivo como um todo, seja na redução de tempo para a execução de uma tarefa ou seja no aumento de habilidades que um profissional pode realizar.

Com o funcionamento do sistema de automação em vigor, é preciso agendar a manutenção preventiva dos equipamentos. Isso é importante para que o trabalho não seja interrompido inesperadamente, atrasando a linha de produção.

A manutenção preventiva visa à substituição de peças desgastadas e realiza a lubrificação dos componentes internos, evitando que ocorra uma situação imprevista que prejudique o funcionamento do maquinário.

Nesse cenário, é possível perceber que os equipamentos eletrônicos são fundamentais para qualquer segmento industrial, proporcionando maior praticidade e eficiência na execução de diferentes tipos de atividades relacionadas ao desempenho do pátio fabril, aumentando a produção e facilitando a rotina de trabalho.