O setor industrial é um grande organismo que vive em constante crescimento e aprimoramento com o objetivo de oferecer à sociedade produtos e serviços cada vez melhores que impactem positivamente suas vidas.
Presente em todos os serviços essenciais ou não a indústria é um dos principais motores do país tanto em desenvolvimento social quanto econômico.
Para conseguir atender todas as demandas a indústria foi transformando e sendo transformada pela população e neste processo a tecnologia teve um grande espaço, tornando os processos ainda mais rápidos e produtivos.
Para isso foi necessário investir em máquinas e equipamentos, automatizando assim a linha de produção e diversos outros procedimentos.
Com a indústria cada vez mais equipada e tecnológica os processos de manutenção e reparos passaram a ser mais comuns e imprescindíveis para que o ritmo da produção fosse sempre potencializado ao máximo, evitando pausas e acidentes aos trabalhadores.
Dessa forma, conhecer os tipos de manutenção e suas aplicações, faz com que o serviço seja realizado com excelência e segurança.
Manutenção Industrial
A manutenção industrial consiste em um conjunto de ações que tem como função principal os equipamentos e máquinas operando em condições ideias, prevenindo acidentes e garantindo que a qualidade produtiva.
Para alcançar isso, as empresas de manutenção industrial junto com a equipe de manutenção realizam até três tipos de manutenção sendo elas: corretiva, preventiva e preditiva.
A corretiva na maioria das vezes não é planejada e acontece sempre que alguma falha é detectada, ou seja, sempre que há um problema e a máquina não está funcionando conforme deveria.
Já a preventiva acontece de forma planejada de acordo com a produtividade, tempo e utilização dos equipamentos, como o nome sugere ela serve para prevenir falhas e acidentes por desgaste de peças ou falhas, quando executada frequentemente a manutenção corretiva é minimizada.
A manutenção preditiva é mais complexa e baseada no monitoramento e análise de máquinas e peças da linha de produção, por meio dela é possível detectar qualquer necessidade de manutenção de equipamentos industriais.
O monitoramento ocorre com auxilio de outras máquinas e equipamentos.
Equipe de manutenção
Por ter uma variedade de manutenção e critérios para definir quando e como elas devem ser programadas, as indústrias possuem uma equipe de manutenção responsável não apenas pelos reparos, mas também pela montagem estratégica de todo o cronograma de acordo com os critérios de necessidade que vão de A a C.
A mecanica de manutenção de maquinas industriais segue a classificação de acordo com a criticidade, ou seja, a relevância dos equipamentos para a produção industrial, sendo que os classificados como criticidade A são essenciais, caso ocorram problemas eles paralisam toda a produção gerando grandes transtornos.
A criticidade B são aqueles que causam problemas e demandas reparos, porém não são tão emergências. E os de criticidade C são aqueles que a longo prazo podem causar grandes danos a produção.
Assim definindo todas as prioridades e os tipos de manutenções o planejamento é realizado e executado em parceria com a equipe de produção para não ocorram paralisações desnecessárias ou em horários prejudiciais a eles, com o alinhamento também há mais organização e sintonia de trabalho.
Técnicas de manutenção
As empresas de montagem e manutenção industrial possuem técnicos que são especialista em desenvolver as manutenções em alguns segmentos sendo eles mecânico, elétrico e automação e instrumentação,assim os processos são realizados com mais habilidade, conhecimento e segurança a todos.
Os técnicos em manutenção mecânica conhecem diversos processos como os de:
- Usinagem;
- Soldagem;
- Montagem;
- Lubrificação.
Dessa forma os mecânicos conseguem atuar no reparo, manutenção e troca de equipamentos e peças.
A instalação elétrica industrial é em sua maioria muito complexa devido a quantidade de máquinas que precisam de energia para seu funcionamento, dessa forma aos técnicos de manutenção elétrica cabe a responsabilidade de assegurar que todos os pontos de energia estão funcionando conforme planejado.
Eles precisam atuar com todos os equipamentos de segurança e equipamentos necessários para não gerar paralisação total e danos aos trabalhadores.
Além disso, há objetos que comportam os sistemas de distribuição e por isso são testados e verificados frequentemente, assim a manutenção cabine primaria é recorrente nas industrias.
Por fim há os técnicos em manutenção automotiva e instrumental, responsáveis pelos ajustes e calibrações em todo os equipamentos de controle e monitoramento, sendo também muito importantes, pois quando apresentam falhas podem paralisar ou desregular toda a linha produtiva.
A manutenção é um processo essencial a vida industrial, por isso é sistematizada e categorizada, para atender todas as necessidades e assegurar que o motor produtivo não pare de funcionar e esteja em constante evolução e crescimento.