pneus

A segurança veicular depende de diversos fatores de um carro, uma moto ou um caminhão. Até mesmo os veículos utilizados no setor agroindustrial e de serviços voltados à construção civil devem ter pneus apropriados para o terreno, para garantir o pleno funcionamento das máquinas agrícolas e no nivelamento de solo.

Claro que no dia a dia os motoristas não possuem um box, como na Fórmula 1, com uma equipe preparada para a troca de pneus, quando acontece a troca de uma rua de paralelepípedos para uma avenida ou estrada asfaltada.

A própria indústria prepara os produtos mais adequados, que são disponibilizados em borracharias e lojas especializadas.

Devemos lembrar que a mobilidade urbana também depende das bicicletas, que utilizam pneus apropriados para as pedaladas diárias dos ciclistas, que usam a bicicleta para locomoção entre a residência e o local de trabalho, para diversão em família, com passeio no parque, ou para as aventuras de ciclistas que praticam o ciclismo como atividade física, mantendo a saúde em dia.

Segurança e praticidade nos serviços agrícolas

O setor do agronegócio é um dos maiores mercados da economia brasileira. Para o funcionamento eficiente e produtivo, os veículos adotados para a realização de preparação e sulcamento do solo, e depois a colheita, devem ser equipados com o melhor que o mercado oferece.

Nesta seara, o pneu trelleborg é o mais indicado pelos fabricantes, por suas características apropriadas para o tipo de terreno em que trabalham, pois possui:

  • Fácil instalação e serviço de manutenção;
  • Montagem e desmontagem com ferramentas apropriadas;
  • Suporta alto nível de estresse e torque;
  • Longevidade, com ótimo custo-benefício.

Este tipo de pneu é desenvolvido com tecnologia avançada, para melhor atendimento ao mercado agrícola, redefinindo os padrões e modelos adotados pela indústria veicular para este setor.

Ciclistas mais seguros e protegidos

O aumento dos valores de combustível dos veículos, somado à grande presença de veículos no trânsito, proporcionou uma nova onda de ciclistas, principalmente, nos grandes centros urbanos, que querem uma vida mais saudável e menos estressante.

A aquisição de bicicletas alcançou novos números, para cima, e os fabricantes passaram a adotar novas estratégias para atrair o público-alvo. Novas tecnologias aplicadas nos pedais, quadros e guidões facilitaram as pedaladas dos ciclistas.

Para aumentar a segurança, o mercado apresentou um pneu maciço aro 26, com uma grande vantagem: ele não fura nunca.

Com muita resistência e alta durabilidade, este tipo de pneu vem conquistando novos admiradores, nos centros urbanos, que adotaram este tipo de veículo para fugir do transporte público e do alto preço dos combustíveis praticados pelos postos.

Melhor aproveitamento de um bem durável

No setor de transportes, o pneu é um dos itens de maior preocupação, pois ele permite uma viagem segura para o próprio profissional, como para terceiros, em uma estrada.

A calibragem adequada, com pneus que suportam o peso da carga dos caminhões, deve ser levada em consideração, e que a indústria investe pesado na tecnologia aplicada neste equipamento, para garantir a quilometragem por um longo período.

Durante as viagens, pode ser necessário parar em uma borracharia, e solicitar ao borracheiro que faça uso da máquina de riscar pneu, pois o modelo utilizado pode ser recauchutado.

Este tipo de pneu tem como procedimento a reconstrução total, com a substituição da banda de rodagem, desaparecendo o desgaste do pneu. Toda a carcaça é coberta, para garantir o pleno funcionamento, como um pneu novo, mas com um custo menor.

Como um caminhão tem por finalidade o transporte de carga, ele também pode utilizar um pneu recapado, com a substituição de toda a banda de rodagem sendo substituída.

O procedimento de fabricação pode se dar com técnicas diferentes, tanto a quente quanto a frio. O importante, em ambos os processos, é utilizar a maquininha de riscar pneu, para que a segurança e estabilidade do veículo seja estabelecida.

Fábricas e borracharias devidamente equipadas

As empresas que fabricam pneus devem estar devidamente equipadas, assim como borracharias que trabalham na recapagem e recauchutagem de pneus.

Para que os pneus tenham os sulcos devidamente empregados, dispondo de frisas na parte externa, é preciso uma maquina frisar pneu eficiente e produtiva.

Este tipo de serviço deve ser realizado por uma empresa especializada, com acompanhamento técnico de profissionais, pois seu funcionamento tem como objetivo desenvolver relevos que vão garantir a estabilidade do veículo nas estradas e rodovias, evitando que ocorra qualquer tipo de derrapagem, principalmente, em dias de chuva, quando as pistas ficam mais escorregadias.

Os pneus devem ser utilizados com superfície correta, com os sulcos produzidos pela máquina de frisar pneu, em tamanho adequado, conforme a determinação da lei, presente no Código de Trânsito Brasileiro.

Seja na cidade, na estrada ou no campo, com carros, motos, caminhões ou bicicletas, o pneu deve oferecer conforto e segurança para os condutores, passageiros e pedestres, em todo ambiente que estiver envolvido.