inspeções

A indústria 4.0 tem como características uma alta produtividade e para atender a esse padrão alguns procedimentos e ações precisam ser praticadas dentre elas as inspeções e manutenções.

Assim é possível verificar periodicamente todo o maquinários e procedimentos adotados que podem potencializar a produção e ao mesmo tempo reforçar a segurança, aspecto esse que incide diretamente na qualidade dos resultados e aumento da produtividade.

Tal característica da indústria vem antes do modelo 4.0, pois a sua construção foi necessária para suprir a necessidade produtiva da sociedade.

Desde os primórdios de seu nascimento ela tem uma alta produtividade e também a função de suprir as demandas e necessidades sociais. Atualmente, de forma direta ou indireta há a presença da indústria em todas as atividades humanas.

Diante dessa complexidade e necessidade social, a indústria é o principal motor do ecodesenvolvimento e por isso está em constante aprimoramento e crescimento, para ser mais eficiente e precisa em seus processos de produtos.

Composta por diversos equipamentos é necessário saber quais deles auxiliam nos processos de manutenção e inspeção, bem como os que precisam desses serviços constantemente.

Autoclave

A autoclave é um equipamento hospitalar utilizado para esterilização de equipamentos e objetos que são necessários em procedimentos cirúrgicos.

Além disso, também estão presentes nos seguintes ramos da indústria, em seus tipos de laboratórios, como os:

  • Químicos;
  • Farmacêuticos;
  • Médicos;
  • De pesquisas na área da saúde.

Composto por um cilindro metálico resistente, resistência elétrica, válvulas de ar e de segurança, registro para indicar a pressão e a temperatura do equipamento e chave de comando responsável por permitir o controle da temperatura, os esterilizadores autoclave limpam com eficiência e alta qualidade todas as peças que são inseridas sem seu interior para limpeza.

Assim, os procedimentos são realizados com os riscos de infecção ou alteração de resultados minimizados.

Por ser aplicados em processos que demandam uma alta precisão de funcionamento é necessário inspecionar e verificar constantemente o funcionamento do equipamento.

Um dos processos de controle é a calibração de autoclave que ocorre nas válvulas de segurança e nos sistemas de temperatura e pressão, pro meio dos resultados da calibração é possível verificar se o aparelho está funcionamento bem ou se apresenta falhas.

Caso seja necessário a manutenção é realizada e os reparos e trocas de peças são realizados antes dele começar a operar.

inspeções de líquidos penetrantes

Outro procedimento adotado pela indústria é a inspeção LP ou inspeção de líquidos penetrantes, realizada em superfícies metálicas ou ferrosas a fim de detectar descontinuidades nestes materiais.

O líquido penetrante é uma solução química composta a base de óleo e corante que facilita na detecção.

O processo é realizado em sete etapas, sendo elas: pré-lavagem e secagem das peças; aplicação do liquido; remoção; secagem; revelador; inspeção e limpeza.

Aplicando um processo simples e rápido este procedimento pode ainda ser adotado em linhas de produção de alto volume e é versátil podendo ser utilizado com uma variedade de materiais.

Calibração de instrumentos

Sendo uma ação comum na industria para diversos equipamentos a calibracao de instrumentos é aplicada para assegurar os processos, medições e resultados.

Além disso é uma atividade da manutenção que pode identificar irregularidades e problemas funcionais nas máquinas e equipamentos.

A calibração pode ser definida como um método de medição comparativo, aplicado principalmente em instrumento de medidas.

Dessa forma, o processo de medição estabelece um comparativo entre os valores obtidos pelo instrumento analisado e um instrumento de referência ou padrão.

Assim a medição calibração ocorre com pesos padrões e definidos, após a calibração o instrumento está pronto para ser utilizado.

Os principais benefícios deste método são: prevenção de danos, pois é possível identificar danos de fabrica ou uso; assegura a confiabilidade dos resultados e agiliza o processo de identificação de falhas por meio da avaliação obtida após a calibração.

Devido a sua importância aos processos a calibração instrumentos de medição acontece periodicamente em pequenos intervalos para que a qualidade dos produtos não sejam comprometidas.

A indústria precisa investir nestes processos não apenas para alcançar os melhores resultados, mas também par atender as obrigações legais importantes por órgãos reguladores e de fiscalização.

Investindo em processos de manutenções e inspeções há diversos benefícios às empresas que conseguem ter isso como um diferencial competitivo e um bom posicionamento no mercado ao mesmo tempo sendo uma referencia aos consumidores e fornecedores.