automação

A tecnologia, inovação e criatividade chegou também dentro da indústria e reflete diretamente no aperfeiçoamento dos processos. A indústria é formada por diversos setores que atuam na produção de produtos que possuem relevância na sociedade, sendo de extrema importância e usabilidade.

Por conta disso, tornou-se necessário aperfeiçoar os processos, reduzir os riscos de acidente com os funcionários, aumentar a praticidade dos processos, seguir normas técnicas de segurança além de reduzir os prejuízos para a indústria.

Por isso, o processo de automação industrial ganhou forma. Sobre ele, falaremos adiante nesse artigo. Não deixe de conferir!

A importância da automação industrial

Basicamente, a automação industrial se refere à automação de equipamentos. Isso quer dizer que existe as máquinas industriais são programadas a partir de um software que vai controle o sistema de produção e direcionar as máquinas, por meio de uma programação.

A instalação desse sistema é fundamental, pois:

  • Controla todo o sistema de produção;
  • Reduz os custos da empresa;
  • Torna o ambiente de trabalho mais seguro;
  • Traz mais capacidade ao setor da produção;
  • Reduz o consumo de energia;
  • Torna os procedimentos mais precisos.

Os equipamentos de automação contribuem em diversos setores da produção industrial, estando presente desde os que lidam com elevadas temperaturas e processos complexos de montagem como é o caso do setor automotivo, da produção de eletrônicos, de farmacêuticos assim como dos alimentos e bebidas.

Além disso, esse processo torna toda a produção mais qualificada além de atender normas técnicas de segurança que tornam os processos mais modernos e seguros.

Esse serviço de automação começa a partir de empresas de montagem e manutenção industrial. Essas empresas realizam toda instalação do sistema incluindo a parte tecnológica, elétrica, verificação da parte hidráulica, dentre outros processos.

Como os segmentos industriais precisam ter uma otimização no tempo de produção e vão atuar diretamente com linhas de montagem, sistemas de visão e linhas de robotização.

É importante destacar a importância de que a montagem e manutenção industrial sejam feitas de forma assertiva por uma empresa qualificada para a realização das atividades.

Vale ressaltar que a montagem industrial consiste na organização e instalação dos equipamentos baseado nas instalações industriais que já estão dispostas e seguindo as normas técnicas que regulamentam as instalações da indústria.

A manutenção preventiva é a mais recomendada porque verifica as necessidades da máquina e faz os reparos antes que a mesma se danifique.

Realizando os procedimentos de manutenção de forma assertiva é possível aumentar a vida útil dos equipamentos, garantir a assertividade dos processos e ter mais qualidade nos processos produtivos.

A importância de realizar a aferição dos equipamentos de medição

Os equipamentos, como já citamos, são os materiais que fazem a indústria de fato funcionar e produzir adequadamente.

Um dos equipamentos que existem dentro da indústria são os medição que têm como objetivo verificar temperatura, pressão, vazão dos fluidos e gases, peso, nível de radioatividade, dentre outros aspectos.

Se não ocorrer a aferição de instrumentos de medição, provavelmente a empresa terá riscos em seus maquinários, assim como pode colocar em risco, seus funcionários. Por isso, realizar a aferição é verificar se esses pontos estão em equilíbrio e em conformidade técnica.

Ainda, esses pontos são importantes por trazer aos técnicos informações precisas e necessárias sobre os procedimentos que são realizados dentro da indústria.

Nesse caso, ocorre uma impressão dos números, que deve ser realizada de forma periódica pela indústria, verificando os medidores e como está o processo de qualidade da produção, visando reduzir as possibilidades de risco.

Vale ressaltar ainda, que a aferição de equipamentos de medição deve passar também por procedimentos de manutenção, assim como vimos acima sobre a automação e o processo de montagem industrial.

Se um desses equipamentos perder sua calibração, eles irão passar dados e informações incorretas para a indústria. Com isso, os processos serão afetados e novamente surge o risco de ocorrer um acidente dentro dos processos industriais.

Por isso, é importante que a manutenção seja feita, referindo-se à calibragem das peças, com o objetivo de garantir a segurança e seguir as normas técnicas estabelecidas pela Agência Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Isso é importante também para garantir que em procedimentos de inspeção a indústria não seja multada e tenha que fechar suas portas, afetando a produção, lucratividade assim como os funcionários.