Uma indústria é composta por diversos elementos, processos e etapas, todos necessários para que seu desempenho seja mantido. Assim, tudo o que ocorre em uma fábrica tem um motivo e uma consequência dentro da cadeia de produção.

Dessa maneira, além das máquinas existentes na indústria, como geladeira industrial que é utilizada para refrigerar e armazenar objetos e produtos congelados, e as esteiras que conduzem a produção, há elementos que complementam os equipamentos de modo a otimizar a produção.

Desse modo, é possível contar com serviços de inspeção de qualidade e de tratamento de água.

Por esse motivo, falaremos abaixo sobre alguns procedimentos realizados pelas fábricas e que são essenciais em uma planta fabril, como ensaios não destrutivos e o tratamento de água.

Ensaios não destrutivos

Os ensaios não destrutivos (END) são métodos de análises realizados nos mais diferentes tipos de materiais para verificar se existem defeitos ou descontinuidades que alteram suas características físicas, mecânicas ou dimensionais, de modo que não interfira no seu uso posterior.

Esses ensaios são uma ferramenta da gestão de qualidade, para verificar se a produção de geladeira industrial 2 portas, peças, assim como outros componentes sejam testados sem que os produtos sejam danificados ou utilizados.

Os ensaios não destrutivos são utilizados em diversas etapas como:

  • Inspeção e manutenção;
  • Construção;
  • Fabricação;
  • Montagem.

Esses ensaios também podem ser aplicados em procedimentos como soldas, nas peças fundidas, nos setores petroquímicos e setores aeroespaciais.

Assim, os ENDs ajudam as fábricas e indústrias a adquirir informações por meio de ferramentas tecnológicas nos mais diversos tipos de produtos e serviços, aprimorando suas estruturas

Para realização dos ENDs temos como procedimentos disponíveis:

  1. Ensaios visuais;
  2. Ensaios com o uso de líquido penetrante;
  3. Ensaio por meio de partículas magnéticas;
  4. Ensaios por ultrassom e radiografia;
  5. Análises de termografia e emissão acústica;
  6. Ensaio de estanqueidade e análise das deformações.

Para que os Ensaios Não Destrutivos sejam feitos, é importante a contratação de profissionais qualificados e que possuam equipamentos modernos e calibrados para adquirir resultados corretos.

Tratamento de água industrial

O tratamento de água industrial permite que todas as águas ou utilizadas nos processos industriais sejam recuperadas.

Essa água recuperada pode ser utilizada em outros procedimentos ou pode ser levada para outros procedimentos, como a limpeza.

A água usada na indústria possui muitas funcionalidades, da limpeza até a utilização no resfriador de ar.

Por conta do alto uso desse recurso, ao final dos processos as águas possuem metais pesados e substâncias tóxicas, de modo que antes de ser descartada ou reutilizada ela precisa ser tratada.

Desse modo, muitas fábricas desenharam e colocaram em prática programas de gestão dos recursos hídricos, instalando estações de tratamento de águas, programas de reutilização, garantindo reuso e descarte da água de uso industrial de forma correta.

Para que a água seja recuperada e tratada, ela passa por diversos procedimentos físicos e químicos como:

  • Floculação;
  • Decantação;
  • Osmose reversa;
  • Desmineralização.

Abaixo falaremos sobre alguns procedimentos usados no tratamento de água de forma mais completa.

1. Floculação

A floculação consiste na utilização de substâncias químicas na água de modo que gere flocos com as partículas em suspensão, de modo que ocorra a decantação ou a flotação nas etapas posteriores.

2. Decantação

A decantação consiste na separação do líquido do solo que foi floculado.

Basicamente, esse processo ocorre em tanques nos quais a água passa por alguns pontos de filtros, de modo que a densidade dos sólidos sejam maiores do que o líquido, fazendo com que eles sedimentem e sejam retidos.

3. Filtração

Assim como o balcão gelado ajuda na conservação de produtos, a filtragem elimina os flocos remanescentes em suspensão e os materiais que não foram floculados.

A filtração ocorre com a passagem da água por um meio filtrante que podem ser de carvão ativado, areia ou pedras.

Outros processos industriais

Existem muitos processos industriais utilizados para que a produção funcione de maneira correta e bastante adequada.

Assim como a pressurização de agua residencial permite que a água flua sobre os encanamentos de forma adequada, alguns procedimentos utilizados na indústria são essenciais para que o desempenho da fábrica seja garantido.

Alguns tipos de processos são:

  1. Liquefação dos gases para que o transporte seja facilitado dentro dos processos;
  2. Secagem supercrítica que ajuda na remoção dos líquidos que estão em excesso.

Assim, podemos entender que a indústria possui diversos elementos que são importantes para que a produção seja garantida e que possa ocorrer de forma eficiente.

Desse modo, investir nesses processos é fundamental para que a qualidade dos produtos seja assegurada.