processos industriais

A indústria, para funcionar corretamente, precisar aliar alguns métodos e processos técnicos para que seu funcionamento tenha um bom desempenho.

Um desses processos refere-se às instalações industriais que são necessárias aos procedimentos industriais, assim como a termografia industrial.

Esse procedimento tem como objetivo realizar o mapeamento de uma região ou, até mesmo, corpo/objeto, com a intenção de verificar diferentes temperaturas, presença de infravermelho, dentre outros aspectos.

Ter o controle da verificação de temperatura dentro da indústria é um processo fundamental e, por isso, a termografia é tão importante.

Diante da sua importância para que as máquinas funcionem, este artigo vai trazer mais detalhes sobre esses procedimentos na indústria, confira!

Conheça os detalhes da termografia industrial

Como já citamos inicialmente, a termografia contribui para averiguação da temperatura de corpos e objetos, trazendo um maior controle dentro do procedimento industrial.

A intenção é detectar as variações de temperatura, inspecionando os equipamentos. Geralmente, com esse procedimento é possível identificar algumas anomalias ou defeitos técnicos nas máquinas.

É importante que essas instalações sejam feitas de forma correta por um eletricista instalador com o objetivo de aumentar a vida útil dos equipamentos, assim como evitar acidentes dentro da indústria.

Dentre as vantagens que podemos citar sobre o uso desse equipamento, pode-se destacar a possibilidade de identificar falhas no processo.

Além disso, esse procedimento consegue verificar quais componentes elétricos estão em sobreaquecimento, que poderiam causar um acidente como explosão. Ou seja, esse é um método de segurança importante para a empresa e que faz parte de um sistema de automatização.

As aplicações da termografia

Dentro da indústria, existem alguns setores como o da metalurgia e siderurgia que trabalham mais ativamente com esse processo. Mas, também podemos destacar o seu uso intenso na parte elétrica, assim como na mecânica.

É importante destacar a importância de ter profissionais qualificados para fazer a análise das imagens e trazer as orientações corretas sobre a interpretação dos dados apresentados.

Isso é importante para que os procedimentos necessários de segurança, controle e manutenção ocorram de forma correta.

O plano de prevenção de acidentes vai depender desse profissionalismo e aplicação correta das ações e itens. Somente assim o técnico:

  • Entenderá as imagens;
  • Irá verificar se o equipamento está trabalhando acima de sua temperatura;
  • Conseguirá criar um plano para prevenir acidentes;
  • Trabalhará para manter as instalações elétricas em segurança.

Sobre as instalações elétricas, falaremos mais detalhadamente adiante.

Equipamentos que podem proteger as instalações elétricas

Já falamos sobre o uso de um sistema bastante importante na prevenção de acidentes por excesso de temperatura e que contribui para favorecer o bom funcionamento das instalações elétricas. Mas, além desse sistema, existem outros que merecem atenção.

Por exemplo, o uso do estabilizador de voltagem é fundamental para a proteção de equipamentos em uma rede elétrica e no controle das variações de tensão. Ou seja, esse equipamento contribui para que a energia que chega até a tomada tenha uma estabilidade.

Com isso, o estabilizador vai contribuir para evitar que os aparelhos fiquem danificados ou sofram por conta de variações de quedas de energia.

Sem o uso de um filtro de linha ou estabilizador, é possível que a indústria sofra com prejuízos pela perda de materiais, a queima de maquinário ou até mesmo uma queda de energia inesperada. Isso afetaria todo o sistema de produção, trazendo prejuízos financeiros, além de comprometer a segurança do local.

Por isso, é fundamental que o estabilizador seja utilizado. Ele é composto por um fusível e apresenta tomadas de rede, chaves para a tensão dos aparelhos e uma proteção das linhas telefônicas.

Ocorrendo esse nivelamento da tensão elétrica, toda a rede estará mais segura diante de picos de energia que possam afetar os aparelhos.

Além disso, esse tipo de equipamento proporciona essa regulação de voltagem e impede que os aparelhos venham a desligar.

Para proporcionar ainda mais proteção outros itens podem ser utilizados em conjunto. Isso porque é provável que, se a sobrecarga for muito elevada, o estabilizador queime.

Outro tipo de equipamento bastante interessante nesse contexto é o transformador de corrente bipartido.

Esse tipo de material contribui para a medição de energia e serve como um instrumento de conexão entre cabos, para que o fornecimento de energia continue acontecendo sem ser interrompido.

No mercado, existem vários modelos disponíveis, como é o caso do transformador 5000va, que também pode atuar em diferentes voltagens.