Tradicionalmente, a eletricidade para operações industriais vem de usinas de utilidade pública e redes públicas, que podem parecer convenientes, mas podem ter várias armadilhas ocultas.
Nos últimos anos, cada vez mais empresas optaram por maior autonomia de energia, usando processos como a geração de energia distribuída ou gerador eletrico.
A geração de energia distribuída é um desvio do modelo de energia convencional. Normalmente, a eletricidade é gerada em grandes quantidades em usinas dedicadas e distribuída para usuários individuais e corporativos em uma rede de transmissão.
A geração de energia distribuída, no entanto, envolve a geração de energia no local ou muito próxima do ponto de uso. Muitos sistemas de geração distribuída nem sequer estão conectados à rede convencional, embora possam ser ligados em caso de emergência.
Opções do sistema
Existem várias maneiras de configurar a geração de energia distribuída. Dependendo dos recursos disponíveis, uma instalação pode gerar energia a partir de uma variedade de fontes diferentes e diferentes geradores movidos a combustível.
Um sistema pode ser configurado para qualquer situação, desde uma pequena planta até um grande complexo industrial. Há um número de vantagens distintas para esse modelo de produção de energia. Confira, a seguir, quais são elas.
1. Facilidade de conexão
Um dos maiores benefícios da geração de energia distribuída é que elimina o problema do afastamento. No modelo tradicional, muitos locais são incapazes de conectar seu Quadro de Distribuição Industrial à rede elétrica, devido a problemas como barreiras naturais ou grandes distâncias.
Isso significa que as instalações industriais não podem ser construídas em lugares como ilhas remotas, áreas montanhosas ou mesmo em alguns países — o que pode causar dificuldades para muitas indústrias diferentes.
Mesmo que as instalações possam ser construídas e conectadas a uma rede, as empresas geralmente precisam confiar nas importações de energia, o que as deixa extremamente vulneráveis à volatilidade do mercado.
Isso pode aumentar significativamente as despesas e impedir o crescimento; também as deixa abertas a interrupções de energia no painel eletrico.
A geração de energia distribuída, no entanto, permite que instalações industriais sejam construídas praticamente em qualquer lugar, incluindo locais remotos ou inacessíveis. Isso pode ser útil para muitos setores diferentes que são forçados a lidar com empasses geográficos, como:
- Mineração;
- Óleo e gás;
- Telecomunicações;
- Pesquisa científica;
- Transporte.
Instalações que antes não podiam ser construídas são possíveis sob um modelo de geração distribuída, e instalações que foram forçadas a lidar com falta de confiabilidade e preços altos devido ao afastamento podem produzir um suprimento barato e constante de energia, mesmo com Locação de gerador de energia.
2. Proteção da energia recebida
Outro grande problema remediado pela geração distribuída é a segurança de energia. Embora a maioria das redes de utilidades seja razoavelmente confiável, elas estão ocasionalmente sujeitas a interrupções, como queda da caixa de disjuntor, instabilidade econômica, mau tempo ou até mesmo desastres naturais.
Devido às distâncias envolvidas nas redes elétricas convencionais, um problema em uma área pode encerrar completamente as operações em uma instalação em outro lugar.
Um sistema de geração de energia distribuída garante que uma instalação possa continuar as operações mesmo quando houver problemas em outro lugar. Esse tipo de sistema pode garantir a segurança de energia, apesar dos eventos mundiais, problemas climáticos ou outras ocorrências.
3. Flexibilidade
Esse tipo de sistema de energia também tem a vantagem da flexibilidade e do Gerador de ozônio preço mais em conta.
A geração distribuída pode ser implementada de forma relativamente rápida. À medida que a demanda aumenta em determinado site, a capacidade pode ser expandida de maneira rápida e fácil.
Além disso, a geração distribuída permite que uma instalação ajuste a produção de energia conforme necessário. Isso significa que a produção de energia se torna mais responsiva e eficiente.
Além disso, os sistemas distribuídos que estão conectados à rede elétrica podem, em alguns casos, vender energia excedente para a companhia de energia, permitindo que a empresa efetivamente lucre com sua geração de energia, em vez de enfrentar uma grande despesa de serviços públicos.
4. Mais ecológica
Devido, em partes, a essa maior eficiência, os geradores de energia distribuída costumam ser mais ecológicos do que outras formas de energia.
Muitos sistemas de geração de energia distribuída são baseados em fontes de energia amigáveis ao meio ambiente, como eólica, solar ou biocombustíveis. Esses tipos são menos poluentes que os combustíveis fósseis, como petróleo, gás ou carvão.
Mesmo se os combustíveis fósseis forem necessários para alimentar o sistema, no entanto, um gerador distribuído é mais eficiente do que os sistemas de energia tradicionais, porque menos energia é perdida na transmissão.
Essa grande eficiência significa que menos combustível deve ser usado, reduzindo a poluição e melhorando a proteção ambiental.
5. Popularização
Finalmente, a energia distribuída está se tornando cada vez mais difundida. O ceticismo, a inércia e as regulamentações rígidas estão desaparecendo lentamente à medida que fontes alternativas de energia e configurações de energia aumentam em popularidade.
Agências reguladoras estão crescendo muito mais aceitando a geração de energia distribuída, e cada vez mais indústrias estão se voltando para sistemas de energia alternativos para suas necessidades de energia.
Embora existam algumas situações em que pode não ser ideal, a geração de energia distribuída pode ser uma excelente alternativa ao sistema de energia tradicional. Pense nisso!