A indústria da construção civil necessita de inúmeros cálculos, fórmulas e controle, tudo para que o projeto comece a ser executado de forma eficiente e perfeita. Além do mais, o controle dentro de uma obra é essencial para que todas as etapas sejam apuradas, não deixando nada de fora.

Desse modo, empreendimentos muito grandes da indústria da construção civil optam pelas chamadas empresas de gerenciamento de projetos e obras, que permitem que esse processo seja mais garantido e mais dinâmico, tendo menos chances de erros e a possibilidade de previsões mais precisas quanto à duração da obra irá durar e o custo dela.

Hoje, por causa de inúmeros levantamentos, há situações em que é preciso fazer alterações no projeto, desde os conceitos de arquitetura até a finalização do projeto.

Assim, as empresas de gerenciamento de projetos usam ferramentas e softwares que ajudam no desenvolvimento de qualquer projeto.

Cada etapa do projeto é acompanhada, além do mais, o gerenciamento de obras permite que a fiscalização de obras civis seja mais tranquila e mais rápida.

Seguindo as etapas do projeto e respeitando todas as normas de segurança dos trabalhadores e dos equipamentos, você evita o surgimento transtornos em sua obra, desde atraso nos prazos de entrega, como acidentes de trabalho ou mesmo a quebra de máquinas importantes como o misturador de massa industrial.

O gerenciamento de projetos serve para:

  • Priorizar atividades;
  • Planejar;
  • Controlar a execução das etapas;
  • Planejamento de compra de máquinas.

Na indústria da construção civil, uma  obra com gerenciamento eficiente de projetos permite que as etapas tenham contratações mais eficientes, práticas melhores, otimização de tempo e, claro, evita gastos desnecessários, afinal, o gerenciamento de obras se propõe a otimizar tempo, custo e aumentar a qualidade.

Equipamentos usados em indústrias

Uma das indústrias mais proeminentes, além da produção de alimentos, é de serviço de alimentos, que nada mais é que os restaurantes, lanchonetes e outros tipos de serviço. Esses empreendimentos estão cada dia mais em alta, haja vista seu serviço indispensável na sociedade.

A comida é muito importante para qualquer ser humano e, portanto, um negócio vantajoso.

Mas para que tudo flua de maneira plena, é necessário montar uma cozinha industrial, que deve contar com uma série de equipamentos como a batedeira planetária, que auxilia na preparação de alimentos diversos.

Os equipamentos são o coração de uma cozinha industrial. Eles abrangem uma gama variada na preparação de alimentos em grande escala, ou seja, vão desde facas até tipos específicos de panelas e caldeiras.

Desse modo, existem diversos tipos de equipamentos que são funcionais e importantes para o desenvolvimento da cozinha.

Principais tipos de equipamentos na cozinha industrial

Confira, a seguir, alguns dos principais equipamentos da cozinha industrial.

1. Fornos

Os fornos são um dos principais elementos usados na cozinha, pois servem para o preparo dos alimentos e também para esquentar, refogar e assar diversos elementos alimentícios. Existem diversos tipos de fornos disponíveis na indústria dos restaurantes.

Os principais tipos de fornos disponíveis são:

Forno turbo

Esses fornos possuem uma ventoinha que faz com que os fornos fiquem quentes de forma uniforme, fazendo com que o processo de assar, esquentar e dourar sejam feitos de maneira mais rápida.

Forno combinado

É um tipo de forno que possui diversas combinações tanto de regulagem de calor, como também de vapor, podendo ser preparados diversos tipos de alimentos ao mesmo tempo.

2. Batedeiras

São equipamentos muito usados na cozinha, ajudando no preparo de massas. A mais utilizada é chamada de batedeira planetária, presente em diversos tamanhos e modelos. São importantes para o preparo de glacês, cremes, claras em neve e outros.

3. Refrigeração

Os equipamentos de refrigeração são, juntamente com os fornos, os principais elementos na cozinha.

Claramente, a união dos dois é essencial para dar vida à “pintura” da cozinha. Isso, porque equipamentos como geladeira, freezers, permitem a conservação adequada dos alimentos.

4. Balcão refrigerado

Conserva os alimentos mantendo a qualidade e tem grande versatilidade, pois permite a maximização do espaço da cozinha, em razão do seu tampo multiuso.

5. Geladeira comercial

A geladeira comercial, também conhecida como refrigerador comercial, é usada para armazenar bebidas e alimentos em geral. Esse equipamento apenas refrigera, ou seja, não é utilizado para congelamento dos alimentos.

Desse modo conseguimos entender que, seja na indústria dos alimentos, seja na indústria da construção civil, o uso dos equipamentos e utensílios é essencial para o desenvolvimento eficiente de todos os processos.