Um item essencial na cozinha e em muitos processos industriais é o forno. Isso porque ele é equipamento muito versátil e que transformou muitos processos que antes eram realizados de forma menos eficiente.
Com o desenvolvimento das tecnologias e sua aplicações na industria, que vão desde linha de produção até o produto final, os fornos foram construídos com mais eficiência e características que transformaram o modo de cozinhar e preparar os alimentos com o passar dos anos.
Assim, ao pesquisar pelo melhor modelo, é preciso levar em consideração em qual local ele será inserido e quais as funções que ele terá que desenvolver. Ao realizar uma pesquisa, é possível encontrar esses modelos disponíveis no mercado.
Tipos de fornos
Na maioria das vezes, os fornos são utilizados para realizar processos alimentícios. Entretanto alguns modelos foram desenvolvidos para realizar funções diferentes e mais especificas, como o forno crematório, que é utilizado no processo de cremação de corpos, presentes nas funerárias, crematórios e empresas especializadas nesse tipo de trabalho.
Esse equipamentos transformam corpos em cinzas, por isso ele é capaz de atingir temperaturas muito altas em torno de 1.000 graus, quando um forno residencial mal atinge 300 graus.
O tempo para cremar varia de acordo com o tamanho e a quantidade de gordura do, sendo que corpos com mais gordura é mais rápido uma vez que o mesmo serve como combustão.
Nesse processo, um equipamento de qualidade é essencial para realização do procedimento de forma eficiente e segura.
Fornos Industriais
Já os fornos industriais são aplicados em diversos segmentos da industria como a usinagem, metalúrgica, aeroespaciais e tantas outras, sendo utilizados em diversas etapas seja na preparação e transformação dos materiais como no alcance final dos resultados esperados na fabricação.
A principal contribuição desse forno é a sua versatilidade e funcionalidade que permite a sua aplicação e inserção em grandes como em pequenas fábricas.
A fim de atender todas as demandas do mercado, os fornos industriais foram desenvolvidos com algumas especificações e características.
Um equipamento também muito utilizado nas industrias e que serve para aquecer é a caldeira que também apresenta uma gama de variedade e modelos no mercado para atender as demandas de cada setor.
Fornos combinados
Como o próprio nome sugere, os fornos combinados tem essa nomenclatura pois por meio dele é possível realizar preparos diferentes ao mesmo tempo. Alem desse benefício ele também proporciona:
- Otimização de tempo;
- Otimização de espaço;
- Praticidade;
- Economia de energia/gás.
é impostante esclarecer que ele permite que tudo seja controlado por meio da automatização do seu painel assim as funcionalidades do forno combinado preço são:
- Vapor;
- Ar seco;
- Combinado;
- Regeneração.
O vapor é responsável por cozinhar os alimentos pelo processo de vaporização como arroz, legumes e afins.
O ar seco permite o preparo de alimentos empanados ou a milanesa sem a utilização de muita gordura, sem perder o sabor, assim o alimento fica crocante e saudável.
O combinado permite o preparo de carnes diferentes conservando as sua características e maciez, por meio da combinado de calor úmido e calor seco.
Já a regeneração é mais indicada para alimentos congelados ou semi prontos, pois finaliza os processos de cocção sem resseca-los ou perder o sabor.
Fornos elétricos
O forno eletrico é utilizado tanto em residencias como em estabelecimentos comerciais e pode ser considerado uma evolução do tradicional.
Esse equipamento, por ser elétrico, permite o seu deligamento automático, evitando acidentes. Permite ainda o controle exato da temperatura, pois é programável.
Além disso, ele realiza o preparo de mais um alimento por vez. Retem o calor por mais tempo, conservando o alimento aquecido por mais tempo e, além de todas essas vantagens, a sua limpeza é mais simplificada e garante uma higiene maior ao ser utilizado, principalmente em bares e restaurantes, nos quais a demanda é maior.
Equipamentos gerais
Não são apenas os fornos que são responsáveis pelos processo de aquecimento e transformação dos alimentos e demais objetos.
Nas cozinhas, por exemplo, temos os fogões e as chapas e nas industrias temos a placa trocador de calor ou os trocadores de calor responsáveis por realizar o controle da temperatura em diferentes equipamentos, maquinários e processos industriais.
Assim, ao pesquisar por fornos ou equipamentos que são responsáveis por aquecer e transformar, é preciso saber com exatidão quais são as atividades e funções que precisam ser desenvolvidas, bem como a sua capacidade e eficiência para adquirir o melhor equipamento e melhor modelo para ser aplicado nos negócios.
Isso garantirá mais qualidade, segurança e praticidade nos processos que envolvem o cozimento e demais operações que envolvem o calor.