Deixar a residência bonita e confortável para a família e para os visitantes é um desejo genuíno de qualquer pessoa. Para isso, existem diversos equipamentos, simples e sofisticados, que podem causar esse efeito. Conheça alguns:

Conforto térmico

 

A área de lazer é um espaço que tem a cara do verão. Os dias mais longos, ensolarados e com temperaturas mais altas são convidativos para uma tarde ao redor da piscina com os amigos e familiares, ouvindo boa música e servidos de boa comida e bebidas geladas.

Com a chegada do inverno e temperaturas mais amenas, a área tende a ficar um pouco mais esquecida, mas não precisa ser dessa maneira, pois hoje é perfeitamente possível fazer o aquecimento da água com o uso de aparatos para esse fim.

Há diversos tipos no mercado, sendo o mais comum o Trocador de calor para piscina. O funcionamento do aparelho se dá com a captação do ar quente e eliminação do ar frio, aquecendo a água e conservando-a aquecida após atingir a temperatura ideal.

Entre as outras opções existentes estão equipamentos que fazem o  aquecimento usando gás ou eletricidade. O trocador de calor é a alternativa mais econômica e seu uso é bastante prolongado, não requerendo trocas ou manutenções frequentes.

O uso do gás para aquecimento não está entre os recursos mais vantajosos, pois a circulação de gás pode oferecer perigo de vazamentos.

O uso da eletricidade não oferece nenhum tipo de risco, pois a conversão da energia elétrica em calor é feita de forma direta. A única ressalva a esse processo é o alto custo que ele pode ocasionar.

Além da água da piscina, é possível utilizar um aquecedor para a água que será consumida no cotidiano, como na torneira da cozinha, no banho, e o melhor, de forma gratuita e sem prejudicar o meio ambiente!

Esse sistema de aquecimento, faz uso da luz do sol como fonte de energia para fornecer água quente para a sua residência. A composição do sistema se dá com o uso de placas solares, que farão a captação do calor, e um reservatório térmico, que armazena a água aquecida para que ela seja consumida conforme a necessidade.

O sistema de Aquecedor solar é uma opção muito mais econômica, se compararmos ao que faz uso da energia elétrica. É preciso fazer um investimento inicial para adquirir o material, mas com a economia gerada pelo uso de uma energia gratuita, logo se pode chegar a conclusão de que o recurso compensa o investimento.

O equipamento funciona mesmo em dias em que não há radiação solar suficiente para captar energia para o aquecimento. Isso é feito com o apoio de um sistema elétrico acoplado ao sistema. Para utilizar a parte elétrica, basta ligar o disjuntor do aparato no quadro de luz da sua residência.

É possível fazer o acionamento do sistema de forma manual ou automatizada, ou seja, o aparato é programado para reconhecer a incapacidade de absorção de energia solar e liga a parte elétrica automaticamente.

Isso é muito vantajoso, pois no acionamento manual pode sempre haver o risco do esquecimento, o que pode gastar mais energia que o necessário, eliminando toda a economia que o aparato pode trazer.

Outra situação comum é o esquecimento do acionamento do equipamento com antecedência, e quando houver necessidade de uso, a água não estará devidamente aquecida.

Decoração

Parte do processo de aumentar o conforto de uma casa, está na adoção de uma decoração bonita e aconchegante, da qual possa seguir o estilo de preferência dos proprietários.

Algumas tendências se destacam no segmento e despontam como opções interessantes. É o caso dos móveis de pallet, tais quais:

 

  • Cama;

  • Painel para TV;

  • Rack;

  • Sofá.

 

O pallet é uma estrutura de madeira, geralmente reciclada ou readaptada, já que ele é naturalmente projetado para suporte de cargas, principalmente na indústria, sendo por isso um material de alta resistência.

A reutilização de materiais, uma tendência ligada à sustentabilidade fez com que esse material ganhasse destaque na decoração, além de ter um excelente custo benefício.

pallet pode ser usado em qualquer cômodo da casa, seja em uma decoração mais rústica, como o objeto ao natural ou seja em uma decoração mais moderna, pintando o objeto.

Além dos móveis, o aparato pode ser usado para a construção de um jardim vertical, outra grande tendência na decoração doméstica.