O processo de soldagem é essencial para a indústria. É por meio dele que peças de metal são conectadas usando calor e eletricidade.
Existem três tipos de soldagem muito populares nas fábricas: a soldagem com eletrodos, a soldagem com gás metálico (MIG) e a soldagem com gás de tungstênio (TIG). Conheça melhor cada um deles:
Processos de soldagem
Um dos processos mais comuns é aquele que utiliza um eletrodo para fazer a união dos metais. Como os dois são condutores elétricos, ao serem conectados forma-se um arco elétrico, que superaquece o eletrodo e peça, permitindo a união de ambos.
O processo pode ser feito em uma estação de solda, que é uma bancada eletrônica com todas as ferramentas necessárias para realização do processo de soldagem.
Esse processo é muito comum em aplicações de confecção de grades e estruturas metálicas no geral e recuperação de eixos de caminhões e máquinas pesadas.
Outro processo de soldagem comum é o chamado MIG (gás metálico inerte), que utiliza um arame de soldagem ao invés do eletrodo e também gás usado para fazer a fusão.
Diferente do processo com eletrodo, em que as peças são unidas pelo contato, o processo MIG é feito com as peças a uma certa distância.
Esse tipo de procedimento é comum para reforma e confecção de tanques de aço, fabricação de estruturas metálicas no geral, tais quais:
-
Portões;
-
Grades;
-
Escadas;
-
Bancadas;
-
Bases para máquinas.
O terceiro processo é o chamado TIG (gás inerte de tungstênio), que utiliza um eletrodo de tungstênio para fazer a condução com a peça.
No entanto, esse eletrodo não é incorporado na peça soldada, ele só faz a condução. O gás inerte é usado para a proteção da solda.
Esse processo é usado para soldar materiais cirúrgicos, tanques de aço, corrimão de aço e equipamentos industriais no geral.
Materiais para soldagem
Para fazer o processo de soldagem é necessário contar com bom material para solda para realizar os procedimentos. Um dos materiais básicos é o maçarico, que produz uma chama bem direcionada com acendimento automático, gás recarregável e controle de chama.
Outro material muito usado nos processos de soldagem é o ferro, que fornecem uma fonte de calor para a manipulação do material que está sendo utilizado na soldagem.
Outro aparato muito útil é a Máquina de solda, que apresenta como principais vantagens sua portabilidade e leveza. A máquina inversora de solda é uma alternativa ao transformador de solda, um equipamento muito mais robusto, cuja falta de portabilidade, devido ao seu tamanho, se torna um fator prejudicial para execução de serviços em serralherias e fábricas.
Por ser portátil, a máquina oferece muito mais facilidade na execução de serviços em altura e de difícil acesso, por exemplo.
Ainda que seja menos robusta que o transformador, a Inversora de solda oferece enorme potencial de trabalho. Por utilizar circuitos eletrônicos, a máquina de solda tem mais eficiência nas mudanças de tensão e corrente.
Além disso, as máquinas mais modernas trabalham com tipos variados de eletrodos, o que facilita a execução dos processos, devido à versatilidade, ao contrário do transformador que só opera com corrente alternada na saída, o que restringe as possibilidades de uso de eletrodos.
O equipamento inversor apresenta ainda, uma vantagem econômica sobre o equipamento do tipo transformador, que consome muito mais energia, além de possuírem ciclos de trabalho muito maiores, ou seja, são capazes de fazer soldagens por períodos de tempo muito maiores, sem deixar de oferecer mais conforto ao soldados, pois o processo é mais simplificado pelo aparelho.
A máquina de solda usa o Inversor de tensão para fazer a transformação da corrente alternada para corrente contínua, estabilizando ao arco elétrico para uma soldagem mais eficiente que a realizada com o transformador de solda, de modo que só usa um tipo de corrente.
A máquina de solda possui painéis que facilitam o controle e realização de ajustes pelo operador.
Devido às características apresentadas, tais quais, maior eficiência de trabalho, melhor gestão energética, o que ocasiona alta economia, pode-se dizer que a inversora de solda é uma máquina muito mais moderna que o seu antecessor utilizado em processos de soldagem, o transformador, apresentando muito mais vantagens.
Utilizando o melhor processo para cada situação e equipamentos adequados, é possível fazer um processo de soldagem eficiente para atender a demanda industrial.