As indústrias precisam de tubulações em diversos momentos. Tubulações de gás, transporte de fluidos, sistemas pneumáticos, estruturas hidráulicas, entre outras aplicações comuns, como as conexões.
Essas tubulações são formadas por partes, conectando um tubo ao outro de modo a formar uma instalação. Para entender melhor como isso acontece e como outros processos que envolvem fluidos são feitos, basta ler este artigo.
Tipos de conexão industrial
As conexões industriais são peças utilizadas nas tubulações e sistemas de fluxo industriais Elas são feitas de metal e podem ser soldadas, parafusadas ou rosqueadas no sistema de tubulação.
Por conta de suas variações em termos de aplicações, é possível encontrar diversos modelos, como:
- Para solda de topo;
- Bucha redução;
- Para solda de encaixe;
- Rosqueadas;
- Flangeados;
- De ponta e bolsa.
Além desses tipos, as válvulas também são consideradas conexões e existem diferentes tipos delas na indústria, integrando a maior parte dos sistemas de fluxo.
Existem válvulas de bloqueio, de regulagem, que permitem fluxo em apenas um sentido, controladoras de pressão montante e válvulas que controlam a pressão jusante.
Tanto as válvulas quanto os itens listados precisam ser devidamente fixados, pois são pontos propícios para apresentar vazamentos.
O tampão é utilizado nas extremidades de uma tubulação para fechá-la. Geralmente, é uma peça rosqueável e aparece no modelo macho e no modelo fêmea.
São feitos de aço galvanizado. Os tempões são considerados conexões para solda de topo e, como o nome indica, eles são fixados por meio da solda.
A bucha é uma conexão que tem como o principal objetivo fazer mudanças de diâmetro em tubulações. Ela entra na categoria de conexões de redução e possui uma das pontas com o mesmo diâmetro do tubo e a outra em diâmetro menor, para que a tubulação continue com outra medida de tubos.
As conexões rosqueadas são de fácil aplicação e usadas em serviços de baixa responsabilidade, como o transporte de água ou de condensado de baixa pressão.
Ao passo que as conexões flangeadas, geralmente feitas de ferro fundido, são utilizadas para tubulações de grande diâmetro, mas que não apresentam pressões altas.
Por fim, as conexões de ponta e bolsa são mais raras, também fabricadas de ferro fundido e podem ser usadas em sistemas com pressão mais alta.
A melhor opção, em todos os casos, acaba sendo adquirir uma Conexão galvanizada, tratada para resistir a corrosão. O processo de galvanização inclui a adição de uma camada e zinco na superfície do metal, de modo que essa camada oxide antes do metal principal. É uma peça que não enferruja.
O que é um controlador de nível?
Para fazer a medição do nível de um reservatório, é comum que se faça uso de um Controlador de nível. Existem três tipos e são eles: com acionamento magnético, com acionamento por mudança de resistência e por acionamento com mercúrio.
O mais comum no mercado é o que funciona por acionamento magnético. O dispositivo tem uma boia, um item oco e leve que flutue sobre o líquido.
Essa boia está conectada a uma haste e com a sua movimentação de subida e descida conforme mudanças no nível do tanque, o contato é acionado.
Esse contato é do tipo “reed” e ele se divide em duas categorias, normalmente fechado e o normalmente aberto. Além disso, conta com lâminas metálicas em seu interior.
O corpo flutuador tem sua movimentação limitada por peças chamadas de colares de ajuste, movendo-se apenas no espaço necessário para acionar ou desativar o contato reed.
É importante lembrar que esse dispositivo não apenas indica qual o nivel do tanque, mas também controla esse nível. Ele envia sinais elétricos que podem ser usados para acender luzes em forma de alarme ou para desencadear outras ações.
No final, existem algumas dicas e considerações que valem para todo tipo de conexão. Por exemplo, ao realizar trabalhos de soldagem é imprescindível que se utilizem os Equipamentos de Proteção Individual.
O principal é o protetor ocular, que protege os olhos contra os danos da iluminação intensa no processo de solda. Os modelos mais recentes são melhores, pois a lente apenas escurece quando está na presença da luz, permitindo que o objeto seja visto no resto do tempo.
Também é necessário usar avental de raspa, perneiros, luva de segurança, proteção auditiva e touca árabe. Alguns cuidados como não usar roupas largas, cabelo solto e colares são fundamentais para evitar acidentes.