A integração de sistemas em uma linha de produção facilita o trabalho de todos os setores, em uma indústria, desde a chegada da matéria-prima, até a manufatura do produto, na linha final.
Estas integrações devem ser aplicadas de maneira dinâmica, com o encaminhamento de cada peça, cada segmento, para as áreas corretas, com o acompanhamento de responsáveis por cada setor, entre operadores e supervisores.
Sistema integrado atende à produção
A triagem também deve estar inserida em todo o processo de fabricação, para que os setores recebam, de forma eficiente, cada peça que irá compor o produto final.
Os sistemas de fornecimento de energia devem estar disponibilizados em uma área de fácil acesso, com pontos de parada, para corrigir o processo, em caso de algum defeito, ou correção de curso.
Nas linhas de produção em que há a captação de gás, o sistema de abastecimento deve conter peças fundamentais para que funcionem perfeitamente.
Os responsáveis por este tipo de conexão, invariavelmente, são os engenheiros, arquitetos e técnicos de instalação, e acompanham o andamento dos processos, no dia a dia.
O material utilizado em cada sistema, tanto de energia elétrica, abastecimento a gás, ou sistema hidráulico, deve atender a níveis de segurança e normas regulamentadas por entidades de classe.
A implantação de um manual de segurança do trabalho, em conjunto com o fornecimento de equipamentos de proteção individual, e o fornecimento de equipamentos de proteção coletiva, devem estar de acordo com a aprovação de uma equipe, formada por funcionários, técnicos e representantes do corpo diretor de uma empresa.
Desta maneira, desde os trabalhadores terceirizados, que oferecem um serviço esporádico dentro da planta industrial, até os operários que estão no trabalho do dia a dia, no chão da fábrica, e ficam trabalhando nas esteiras transportadoras industriais, acompanham a cartilha da empresa, seguindo os valores e missões empregados, como realidade e objetivo a ser alcançado.
A automação industrial tem se tornado uma realidade cada vez mais presente, em todos os tipos de trabalho industrial, e ainda assim, ficam sob a responsabilidade de operadores, técnicos e profissionais de áreas específicas, controlando e ajustando, quando necessário, braços mecânicos e outras peças robóticas que fazem o trabalho mais pesado dentro de uma linha de produção.
Até mesmo a equipe responsável pela logística interna e externa deve apresentar projetos de movimentação de cargas, para recebimento de matéria-prima e despache de cargas, para o mercado consumidor.
O transporte empregado no carregamento de caminhões, com o uso de empilhadeiras e paletes, também deve atender a normas de segurança.
A movimentação de empregados, dentro de um parque industrial deve ser totalmente estudada, para evitar áreas de perigo, como as que são destinadas apenas a profissionais especializados.
A otimização de uma empresa está na gestão de profissionais que entendam as especificidades de cada setor, e as tarefas que devem ser empregadas em cada área.
Por isso, caberá o bom senso de cada responsável de não indicar um profissional do setor de tributos, para realizar trabalhos em uma esteira rolante, para a verificação de peças, por exemplo.
Assim como um operário não deverá ser transferido para a área de transportes, ou outro setor que ele não domine a técnica a ser aplicada.
Garantia de qualidade nas tubulações
As tubulações que fazem parte de todos os sistemas de uma indústria devem contar com peças de qualidade, para garantir a segurança de todos os empregados, e de todo o patrimônio, de uma forma geral, contra acidentes.
O uso de flange aço carbono na instalação de tubulações e em válvulas, e também em máquinas de pequeno, médio e grande porte, faz deste tipo de peça essencial, pois impede o vazamento de líquidos e gases, sob qualquer condição de temperatura e pressão.
Durante o processo de preparação dos sistemas de válvula e tubulação, as flanges podem atender a diferentes diâmetros, sendo fixados com o uso de parafusos.
As tubulações mais eficientes contam com o engate camlock em suas extremidades, para facilitar a união de mangotes e mangueiras, muito comuns em sistemas de abastecimento. Dentre os benefícios apresentados por este tipo de engate podem ser destacados:
- Ser bastante eficiente no bloqueio no desengate;
- Bastante comum em indústria química;
- Tem uma adaptação e um acoplamento funcional;
- Fabricado em aço, que garante a resistência.
Por sua eficiência em diferentes aplicações dentro da indústria, com a fabricação em material resistente, o seu uso também é empregado em sistemas de líquidos corrosivos, que são suportados por longo tempo, conforme manutenção preventiva.