Com o avanço cada vez maior da tecnologia e desenvolvimento de componentes que podem ser usados em diversas funções, faz com que a produção desse tipo de material cresça e auxilie ainda mais nos processos industriais.
Esses componentes, basicamente fazem com que uma determinada corrente elétrica gere muitos efeitos e, a partir do agrupamento de vários outros, gerando um fluxo de elétrons capaz de realizar uma quantidade significativas de acontecimentos, desde cálculos mais complexos até o auxilio na produção de outros objetos.
Ao decorrer do tempo, foram descobrindo propriedades distintas em determinados materiais ou compostos que se comportam de jeitos particulares quando são submetidos a passagem de corrente elétrica.
Assim, foram criados componentes baseados nestes pontos, dos quais possuem aplicações diferentes na elétrica, na eletrônica e também na computação.
Alguns componentes bastante usados na indústria são:
- Capacitores;
- Sensores;
- Transformadores;
- Indutores;
- Resistores, entre muitos outros.
No caso dos sensores, por exemplo, existem diversas categorias de sensores disponíveis no mercado, assim como diversas funções em que podem ser usados.
Têm se provado essenciais para agregar agilidade nos processos de automação e manufatura. Seja para o controle de itens e objeto como também para auxiliar na segurança dos operadores e ambientes como, por exemplo, os sensor de presença, que conseguem captar se existe movimentos em locais ou horários que não deveriam apresentar fluxo de pessoas.
Esses dispositivos conseguem monitorar e detectar o que acontece em diversos locais, sem a necessidade de nenhum tipo contato físico
Quando o sensor detecta essa anormalidade, forçam automaticamente a parada da máquina, evitando assim, muitos acidentes.
Benefícios do uso de sensores
Existem diversos tipos de sensores para uso industrial e o funcionamento deles depende do ambiente que são instalados, como luz, temperatura, distância entre outros e podem influenciar diretamente no funcionamento desses produtos.
Podem ser pressão, nível, vazão, temperatura. Entre tipos mais comuns também se encontram os ultrassônicos, fotoelétricos, magnéticos, sensor capacitivo e também os indutivos.
Além de promover muitos benefícios como segurança durante linha de produção, reduzindo a quantidades acidentes de trabalho, redução de custos e aumento da produtividade, padronização dos produtos, maior qualidade do produto, possibilidade de monitoramento, controle de produção entre muitos outros.
Tipos de sensores
No caso do sensor Ultrassônico, esse tipo de equipamento oferece uma transmissão de sinal ultrassônico e ocorre detecção e processamento da intensidade de retorno para detectar objetos e matérias. Existem também modelos com saída digital simples ou dupla, analógico ou corrente.
Os sensores capacitivos, são usados para identificar tipos de massa. Impedem, por exemplo, que um operador se coloque em situações de perigo.
Se, por acaso, coloque alguma parte do corto próxima de mais ao equipamento, quando o sensor detecta essa massa estranha, automaticamente força a parada da máquina, evitando acidentes.
Detectam materiais como plásticos, madeiras, resinas etc. E podem também monitorar a quantidade de líquidos e sólidos.
O sensor ótico, além de possuir dos modelos feitos de fibra, há também os micro processados e ainda lentes opcionais para diversas aplicações.
A luz emitida por esse equipamento pode apresentar variação de cores, pois cada uma pode identificar e informar uma situação diferente.
A luz vermelha, é usada geralmente para detectar objetos de médio e grande porte que possuem opacidade como no caso de caixas de papelão e embalagens, menos metal.
No caso do infravermelho, a luz é usada quando existe a necessidade de detectar objetos que são transparentes como garrafas plásticas, copos, vidros e afins.
Já o laser vermelho, é usado para detectar pontos mais precisos que geralmente envolvem objetos pequenos e produz uma luz fina e focada. Adicionalmente, possuem dois tipos sistemas, barreira ou fotosensora.
Se comparados com os fotoelétricos, os sensores de laser oferecem mais sensibilidade e precisão. No caso dos fotosensores, acontece a detecção dos objetos sem contato físico, e são capazes de detectar não apenas peças de máquinas, mas os próprios produtos da linha de produção.
Uso do Arduino
O Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica que utiliza hardware e software fáceis de usar e é destinado a designers, programadores, artistas, ou qualquer um que esteja interessado em produzir ambientes ou até mesmo objetos interativos. O kit arduino completo é fornecido através de conjuntos e pode ser facilmente encontrado..
Este recurso permite sentir o ambiente devido a recepção de sinais dos sensores e pode assim, interagir com o local como por exemplo, o controle das luzes, eletrônicos entre outros. Qualquer pessoa pode comprar arduino, pois os projetos feitos com essa ferramenta são de simples execução.