O gás natural é usado de várias maneiras. Embora o gás ultragaz seja amplamente visto como combustível para cozinhar, o gás natural tem muitos outros usos de energia e matéria-prima que surpreendem a maioria das pessoas que aprendem sobre eles.
A maior parte do gás natural é queimada como combustível. É usado para gerar eletricidade, aquecer prédios, veículos a combustível, aquecer água, assar alimentos usando botijão de gás, fornos industriais de energia e até acionar condicionadores de ar.
Consumo de gás natural por clientes residenciais e comerciais
A demanda residencial e comercial de gás natural é mais alta no inverno, quando as pessoas queimam gás para aquecer suas casas e empresas.
Como poucas pessoas refrigeram sua casa ou empresa no verão com aparelhos de ar condicionado a gás natural, com Botijão de gás 45 kg, a demanda no verão é muito menor.
A maior parte do gás natural consumido nas residências é usada para aquecimento de ambientes e aquecimento de água. Também é usado em fogões, fornos, secadoras de roupas, luminárias e outros aparelhos.
O gás natural é usado para fabricar uma ampla variedade de produtos. O fertilizante é fabricado com amônia produzida a partir de gás natural; as partes plásticas do espalhador e as roupas do operador são produzidas com a ajuda do gás natural como ingrediente ou combustível na fábrica.
A maioria dos tijolos e cimento é produzida usando gás natural como fonte de calor. Muitos produtos farmacêuticos e garrafas de plástico são feitos com gás natural como ingrediente. Cereais e frutas são frequentemente assados ou secos usando gás natural como fonte de calor.
O uso de botijão de gás em edifícios comerciais é semelhante ao uso em residências. É usado principalmente para aquecimento de ambiente, aquecimento de água e, às vezes, para ar condicionado.
Demanda de gás natural por clientes de energia elétrica e industriais
A demanda por Gases industriais de energia elétrica atinge o pico no verão, quando residências e empresas usam ar condicionado. Como poucas residências e empresas possuem ar condicionado a gás natural, a demanda vai para a eletricidade.
Dos três combustíveis fósseis usados para geração de energia elétrica (carvão, petróleo, gás natural), o gás natural emite o menor dióxido de carbono por unidade de energia produzida.
Emite 30% menos dióxido de carbono que a queima de óleo e 45% menos dióxido de carbono que a queima de carvão. A queima de gás natural também libera quantidades menores de óxidos de nitrogênio, dióxido de enxofre, particulados e mercúrio quando comparados ao carvão e ao petróleo.
À medida que os países se tornam mais preocupados com as mudanças climáticas, as emissões de dióxido de carbono e a qualidade do ar, consequentemente, o uso de gás natural na geração de eletricidade deve aumentar.
O gás natural é usado em uma ampla variedade de processos de fabricação. O gás natural é um ingrediente usado na fabricação de fertilizantes, anticongelantes, plásticos, produtos farmacêuticos e tecidos.
Também é usado para fabricar uma ampla gama de produtos químicos, como amônia, metanol, butano, etano, propano e ácido acético.
Muitos processos de fabricação requerem calor para derreter, secar, assar ou esmaltar um produto. O gás natural é usado como fonte de calor na fabricação de:
- Vidros;
- Aços;
- Cimentos;
- Tijolos;
- Cerâmicas;
- Azulejos;
- Papéis;
- Produtos alimentícios e muitas outras mercadorias.
O gás natural também é usado em muitas instalações industriais para incineração, por meio do uso de Botijão de gás industrial.
As empresas que produzem e transportam gás natural também são consumidores. O transporte de gás natural através de dutos requer estações de compressão para manter o gás pressurizado e fluir através do duto.
Muitas dessas estações de compressão usam gás natural como combustível. Muitas refinarias de petróleo usam gás natural para aquecimento e geração de energia.
O gás natural tem um enorme potencial para aumentar o uso como combustível para veículos. As principais barreiras para isso foram o curto alcance dos veículos, opções limitadas de reabastecimento e tempos de reabastecimento lentos.
Enfim, o gás natural tem vantagens significativas sobre a gasolina e o diesel. Os veículos a gás natural emitem 60 a 90% menos poluentes produtores de fumaça e 30 a 40% menos emissões de gases de efeito estufa.
Também custa menos por quilômetro para operar um veículo a gás natural em comparação com um veículo a gasolina ou diesel.