As válvulas cumprem um papel importante de zelador nos mecanismos, elas que vão permitir o deslocamento dos fluídos em uma tubulação, controlando a velocidade e a pressão dessa passagem.
São esses mecanismos que vão auxiliar diferentes ramos da indústria. As válvulas são importantes mecanismos para o funcionamento ideal de uma fábrica, seja lá qual for o campo no mercado.
Válvulas e segurança na indústria
A válvula pode ser atrelada ao conceito de segurança também, sua função desempenha papéis que vão assegurar o bom funcionamento das máquinas na indústria e um trabalho de bom desempenho apresenta, por consequência, chances mínimas de falha.
Com as válvulas não é diferente, uma válvula de segurança e alívio, por exemplo, serve para não deixar a pressão dentro dos equipamentos e máquinas subirem a ponto de danificar componentes presentes no processo.
Então esse tipo de válvula vai aliviar a pressão e impedir que acidentes aconteçam, uma medida de segurança no trabalho que evita grandes dores de cabeça.
Uma válvula de segurança é imprescindível não só para proteger vidas dentro da indústria, como também para prevenir que sejam danificados os equipamentos envolvidos no processo de fabricação, algumas ferramentas não aguentam pressões muito grandes, o que pode fazer com que essas máquinas não operem adequadamente, acontecendo falhas, diminuindo a produtividade e atrasando prazos da fábrica.
Manter a longevidade das peças é fundamental para um bom equilíbrio financeiro. Com a quebra desses equipamentos, a produção também é forçada a parar, fazendo com que haja uma queda de produtividade óbvia.
Uma valvula de segurança caldeira, por exemplo, é um exemplo de equipamento que sofre de altas pressões e calor na indústria. A caldeira é um equipamento que usa altas temperaturas para gerar o vapor por meio da evaporação com o aquecimento da água.
Portanto, é um equipamento que oferece riscos aos trabalhadores por sua atividade envolver altas temperaturas.
A válvula de segurança vai impedir que esse potencial perigo vire um acidente, impedindo que a pressão quebre ou danifique peças na máquina, evitando acidentes de trabalho.
Ou ainda, falando de indústria, existe a válvula esfera com atuador pneumático. As fábricas foram tomadas pelos sistemas de automação, que é quando as máquinas operam de forma independente da ação humana.
A válvula com atuador pneumático é essencial quando se pensa em manter o uso do sistema, em casos de falta de energia. Uma solução que pode ajudar a manter o ritmo de produção, contendo danos provindos de falhas na alimentação de energia na fábrica.
Um fator que conta muito na hora de manter a produtividade de uma empresa é a manutenção, alguns motivos que fazem com que essa ação seja cada vez mais observada e posta em prática são:
- Diminui riscos de acidentes;
- Aumenta a produtividade;
- Aumenta o controle da produção;
- Mantém a qualidade do produto.
A segurança dos empregados deve ser prioridade e a manutenção das válvulas passa por esse controle, tendo maior segurança, é possível manter uma produtividade em altos níveis, o controle na produção é ainda responsável por manter a qualidade do produto, ou seja, a manutenção das válvulas é um passo imprescindível na administração de uma fábrica.
Outros tipos e usos de válvulas
Existem muitos outros tipos de válvula que podem ir até além da indústria, como uma válvula redutora de pressão, que pode ser usada, em alguns casos, em edifícios muito altos.
Quando o prédio tem uma altura muito alta, a pressão necessária para fazer a água chegar aos andares mais altos pode ultrapassar as normas delegadas pelos órgãos competentes quanto ao nível de pressão que pode existir em uma determinada tubulação.
É aí que entra a válvula que vai ajudar a reduzir a pressão nos andares inferiores para que a pressão possa chegar nos níveis superiores sem extrapolar as normas estabelecidas por lei.
Essa redução é necessária para que a pressão não chegue nos equipamentos hidráulicos e os danifiquem em razão de uma pressão muito grande.
Desse modo, é possível reparar que o uso de válvulas pode ir além da indústria, impactando e sendo útil até mesmo no cotidiano da vida comum. Outro modelo existente é a válvula auto operada.
Outro caso simples, exemplificado no dia a dia, é a panela de pressão, quando o interior da panela, que está sendo aquecida pelo fogão, atinge uma alta pressão por causa da evaporação, que é também uma consequência da alta temperatura, a válvula vai aliviar a pressão existente no interior para evitar que a panela tenha uma reação instantânea de expansão, que pode causar um acidente doméstico, se não tiver um bom funcionamento.
Portanto, é possível observar que o uso de válvulas está presente desde o chão da fábrica, até as mais simples atividades do dia a dia, esses mecanismos são chave para o bom funcionamento de diversos equipamentos em diversos lugares da vida humana.