A indústria é composta pelos mais variados setores que atuam na fabricação de diversos elementos. Dentre um dos segmentos da indústria, podemos citar o setor de usinagem, que atua no contato direto com os metais, no que se refere à sua fabricação e produção.

Diversas peças que estão em nosso dia a dia são compostas por elementos metálicos, que passaram por moldagem dentro de centros de usinagens.

Por causa disso, esse setor assume uma importância tanto para a sociedade quanto para a indústria, já que muitos processos também são desempenhados por meio de máquinas que são compostas por metais.

Por causa da importância do setor, esse artigo trará alguns conceitos e detalhes para quem tem alguma curiosidade sobre o tema. Não deixe de conferir!

Você já ouviu falar em usinagem de precisão?

A usinagem de precisão é um procedimento que traz forma ao metal, por meio do uso de máquinas e ferramentas específicas. Esse segmento da usinagem é comum em diversos setores indo desde a fabricação da cópia de uma chave até peças dos automóveis.

O grande objetivo desse segmento, além da produção de peças é fazer com que elas sejam feitas com o menor custo possível, trazendo economia. Isso não quer dizer que o material produzido será ruim, pelo contrário. A ideia é que ele possua uma matéria-prima com bastante qualidade.

Dentre os principais serviços de usinagem, podemos citar:

  • Serramento das peças;
  • Torneamento;
  • Aplainamento;
  • Fresagem;
  • Brochamento;
  • Furação.

A usinagem de precisão é um processo antigo que foi ganhando força e especialização técnica. Ela consegue obter a precisão necessária porque utiliza o serviço de torno cnc. Esse serviço atua por meio de um comando numérico, realizado pelo computador que possui elevada precisão.

É por causa desse processo que a usinagem consegue estar presente em diversos segmentos da indústria, além da automotiva. Está presente na produção de eletrônicos, eletrodomésticos e até da indústria aeroespacial.

Diversos objetos metálicos podem ser produzidos a partir dos metais, utilizando ferro, alumínio, cobre e até mesmo o latão. Os Serviços de usinagem cnc , podem ser automáticos, tornando o processo ainda mais otimizado e a produção, em série.

Esse serviço pode envolver outros tipos de tornos como as rosqueadeiras (produção de vários tipos de roscas) e até mesmo as furadeiras.

Com as peças sendo fabricadas de maneira contínua, a indústria consegue ter uma maior organização em seu aspecto produtivo, lucrando mais, com menor chances de erros.

Serviços de usinagem: qualidade e precisão

Existem vários benefícios dentro da execução dos serviços de usinagem. O processo de Usinagem de peças é bastante técnico e calculado, exigindo mão de obra especializada.

Além disso, não é somente a mão de obra que precisa de especialização, mas também as máquinas, porque o sistema é computadorizado e altamente tecnológico.

A vantagem, sem dúvidas, é a precisão que esse sistema oferece, otimizando os trabalhos e a forma de produção.

O termo CNC, que citamos acima, tem como significado o Controle Numérico Computadorizado, que pode ter um monitoramento de forma simultânea, atuando por meio de movimentos que foram pré-organizados.

Ou seja, ocorre o controle das máquinas por meio do sistema, dentro de centros de usinagem.

Isso acontece por causa do processo de automação industrial, no qual as máquinas conseguem realizar boa parte das atividades por meio de um comando.

A produção de peças de torno precisa ser bastante assertiva, com alta precisão e tecnologia.

Essa tecnologia envolve o uso de softwares especializados, nos computadores, além de equipe qualificada operando os principais dispositivos e exercendo suas funções da melhor forma possível.

Além disso, outro processo que merece destaque é o do acabamento da peça, que traz a junção de um excelente custo-benefício.

Outro processo bastante interessante dentro dos aspectos da usinagem é a Massa para solda a frio, que ocorre também no processo de usinagem e fabricação de peças.

Esse tipo de massa é utilizado para reparos de modo geral, podendo ser usado em trincas, rachaduras e outros elementos, como algum tipo de desgaste na superfície da peça.

Essa massa pode ser utilizada caso ocorra algum erro dentro do processo de usinagem, que trabalha para ser perfeito, mas que está sujeito a falhas técnicas. De modo geral, esse é um material utilizado como um corretivo, mas que ainda garante a eficácia da peça.