A maioria das fábricas e indústrias têm, em seu centro de trabalho, uma oficina destinada aos serviços de usinagem.
A adaptação de peças, muitas vezes, precisa ser realizada por meio de ferramentas que apenas torneiros mecânicos podem manusear, primeiro como um molde, para depois ser disponibilizada para a produção em massa.
Processo de usinagem facilita trabalho
Essa facilidade que a usinagem permite, dentro das limitações que os materiais oferecem, em conjunto com as máquinas disponíveis, economizam tempo, pois com medidas e desenhos, pode-se chegar a um modelo ideal, e também em um investimento, pois é possível verificar as peças em estado bruto e permitir alterações e melhorias.
O projeto de uma peça pode ser desenhado, de forma técnica, e encaminhado para empresas de usinagem, que preparam da melhor maneira possível um molde do que será produzido.
A partir desse molde, são desenvolvidas as mudanças, que podem ser adaptações com o acréscimo de detalhes e retirada dos excessos.
Dessa maneira, chega-se a um modelo ideal, que pode ser utilizado como molde em um equipamento computadorizado, usando técnicas avançadas de computação gráfica.
Com esse processo, o trabalho de fabricação de novas peças fica mais fácil, pois o modelo serve de exemplo para os demais produtos, dentro de uma linha de produção.
Desde projetos iniciados em chapa de ferro, até aqueles que utilizam barras mais robustas, permitem a usinagem de forma profissional, com responsabilidade em oferecer, às linhas de produção, modelos fiéis aos que devem ser colocados em uma linha de produção.
O mais comum é trabalhar apenas com um tipo de material, o ferro, mas é possível fazer adaptações nos equipamentos, para seja possível produzir uma variedade de peças, em tamanhos e formas diferenciadas, para que possa atender uma gama muito mais ampla de maquinários e objetos que possam fazer a diferença no dia a dia das pessoas.
Para aqueles que conhecem apenas os trabalhos feitos com a usinagem de aço inox, é preciso informar que é possível encontrar trabalhos feitos com plásticos injetados, borrachas e madeira, em diferentes equipamentos utilizados nas oficinas.
Esse tipo de técnica segue uma nova tendência de sustentabilidade, que pode ser aplicada em diferentes projetos da área da construção civil, atendendo também a uma demanda da reutilização de materiais que permitem a reciclagem.
Opções alternam conforme modelo
A versatilidade dos equipamentos utilizados na usinagem pode ser ampliada, ainda mais, com os diferentes modelos que surgiram, conforme o desenvolvimento de novas peças, que foram necessárias para atender a demanda.
As características da indústria foram mudando, com o passar dos anos, e a usinagem acompanhou esse processo, oferecendo diferentes modelos de máquinas, que podem fazer várias tarefas, em um mesmo ambiente, por meio de um mesmo profissional.
O equipamento primordial para todo e qualquer trabalho de usinagem passa pelo torno de bancada, que permite cortes e moldes de objetos, para que alcancem determinado formato, para atender a uma necessidade pontual, com limites entre as ferramentas utilizadas, e o material que se tem à disposição.
Muitas oficinas de veículos, e fábricas em geral, precisam contar com os trabalhos de um torneiro mecânico, para que possa moldar peças específicas em uma tarefa.
A marcenaria também trabalha bastante com a usinagem, com trabalhos realizados em madeira, podendo atender diversos setores da construção civil e até mesmo na arte da decoração e projetos de interiores.
O profissional já tem à disposição um equipamento muito eficaz, denominado router cnc, que permite o trabalho eficaz na madeira, além de permitir modelagem de estofados, com espumas desenvolvidas exclusivamente para o setor moveleiro, entre outros materiais não ferrosos.
Por ser um equipamento adaptado, algumas características se sobressaem a outros aparelhos da área da usinagem, como:
- Estrutura com corpo fortalecido com aço;
- Guias de trilho e tipo eixo, para tarefas diferentes;
- Motores de tração servo motor e de passo;
- Fixador de peças especiais.
As técnicas utilizadas para trabalhar nesse tipo de torno devem ser consideradas, pois elas diferem dos tornos que trabalham apenas com materiais ferrosos.
É claro que a adaptação aos equipamentos computadorizados pode facilitar o trabalho, mas é preciso saber utilizar toda a potencialidade do equipamento.
O torno vertical CNC é a união dos trabalhos de usinagem com os equipamentos tecnológicos, que permitem o desenvolvimento de peças e moldes por meio do desenho industrial, e pode ser produzido de forma automática, por máquinas interligadas a processos mecânicos robotizados.
Dessa forma, fica clara a importância dos processos de usinagem para a sociedade como um todo, o dia a dia das pessoas e a movimentação do mercado financeiro do país.