Elastômeros termoplásticos e borracha de silicone líquida têm propriedades semelhantes e são ideais para muitos tipos de projetos de moldagem por injeção.

São alternativas úteis à borracha sintética ou natural. No entanto, existem diferenças significativas entre as características termoplásticas e as de um termofixo.

Embora cada material tenha vantagens e desvantagens específicas que afetam a moldabilidade de um produto, é vital determinar o que é certo para sua aplicação.

Moldabilidade é um termo que define como você pode transformar substâncias em projetos personalizados. Embora ambos tenham características semelhantes à temperatura ambiente, é difícil perceber a diferença apenas pela aparência física.

O que é elastômero termoplástico?

Também conhecido como borracha termoplástica, um elastômero termoplástico é uma mistura ou composto de polímeros que derrete e se transforma em plástico quando aquecido. Endurece quando resfriado, mas sua química não muda de uma forma para outra.

Os fabricantes moldam e fabricam borracha termoplástica, como retentor, quando as temperaturas atingem seu ponto de fusão. Embora tenha uma elasticidade semelhante à do material reticulado, seu comportamento elastomérico não se deve às propriedades de reticulação.

Não há ligação química nos elastômeros termoplásticos. Ao aplicar calor no Plastico abs granulado, elas se liquefazem. Eles são moldados sob pressão em vários componentes que fortalecem e retêm sua forma durante o processo de cura.

Os tipos de soluções elastômeros termoplásticos mais comuns incluem:

  • Copolímero em bloco estirênico;
  • Derretimento de borracha processável;
  • Elastômero olefínico termoplástico;
  • Elastômero de poliéster termoplástico;
  • Vulcanizado termoplástico;
  • Elastômero de amida termoplástica;
  • Elastômero de poliuretano termoplástico.

O que é borracha de silicone líquido?

A borracha de silicone líquido é uma resina sintética, na qual, os polímeros se unem por uma ligação química. O aquecimento da mistura causa a reticulação do polímero, o que resulta em uma ligação química, dando à substância força e forma permanentes após o processo de cura.

Quando você aplica calor aos produtos de borracha de silicone líquido, eles endurecem, o que é o oposto dos componentes termoplásticos. Quando você aquece os produtos de borracha de silicone líquido, não pode alterar suas propriedades físicas ou químicas.

Outra maneira de formular produtos de borracha de silicone líquido, como Perfil de silicone, é misturar dois componentes antes de atingirem o molde de injeção.

Um elemento atua como o catalisador que inicia a progressão da reticulação. Borracha convencional, como natural ou sintética, sofre reticulação química durante o processo de moldagem, que é chamado de cura ou vulcanização.

O processo de vulcanização leva tempo para formular, de um minuto a várias horas.

A borracha de silicone líquida adquiri uma forma permanente e não é possível revendê-la, ao contrário do termoplástico. É um material durável criado por meio de ligação cruzada de polímero.

É, portanto, uma solução econômica e está se tornando uma commodity entre vários setores. Geralmente está disponível para substituir materiais de látex e é ideal para produtos de contato humano para uso médico.

Os benefícios da implementação de produtos de silicone líquido em sua empresa excederão suas expectativas. Ao comparar termoplástico com silicone líquido, esse último tem a máxima resistência a altas temperaturas. Em uma faixa de temperaturas extrema, quente ou fria, o material permanece estável.

Como o silicone líquido é personalizável, você pode criar paredes espessas ou finas para diferentes produtos. O silicone líquido tem uma alta resistência química a solventes, óleos e outros, o que é ideal para a indústria automobilística.

Por exemplo, juntas e anéis de vedação entram em contato com vários solventes, mas, usando material de silicone líquido, é resistente a qualquer alteração.

O silicone também é impermeável aos raios UV, o que é excelente se a sua solução sofrer exposição a longo prazo aos elementos. Possui um conjunto de baixa compressão, o que significa que retorna à sua forma original quando esticada e é um material popular para produtos que entram em contato com o corpo.

Ser biocompatível permite formar implantes e outros itens que não prejudicam a pele de uma pessoa. O silicone líquido curado é uma escolha comum para os moldadores, porque é fácil de processar.

Enfim, elastômeros termoplásticos e borracha de silicone líquida ideais para muitos tipos de projetos de moldagem por injeção. Certamente, um deles servirá para a sua aplicação e o pp granulado preço será o grande diferencial.