O trabalho com metais e aço pode proporcionar uma infinidade de materiais, estando presente desde o setor de transportes, como a construção de aviões, navios, carros, ônibus, caminhões, motos e bicicletas, quanto também pode ser aplicado na fabricação de jóias preciosas, como cordões, anéis, pulseiras e relógios.
Por essa variedade de trabalhos que podem ser desenvolvidos, os materiais também se apresentam em diferentes categorias, com preços igualmente flutuantes, e que ganham valor conforme as mãos hábeis dos profissionais trabalham.
Portanto, é preciso entender que os metais são matérias-primas primordiais para uma série de equipamentos, de uso diário, e que também servem como adornos para mãos, pés e pescoços, quando devidamente trabalhados.
Metais com diferentes utilidades
Presente há muito tempo na história da humanidade, desde as lanças para a caça nos tempos das cavernas, até os muitos armamentos militares, na antiguidade, que eram fabricados com ferro e aço.
Armaduras, espadas e escudos eram fabricados com este tipo de material, que era trabalhado por ferreiros, e viram que esta matéria prima da natureza poderia se transformar em diferentes equipamentos.
A culinária também se beneficia deste tipo de matéria-prima, sendo aplicado há muito tempo em tachos e panelas, nos fogões e fogareiros, resistindo de forma eficiente, mesmo sendo aplicado altas temperaturas, por meio do fogo.
Por isso, o torno mecanico é uma das ferramentas mais antigas, e o torneiro mecânico está entre as mais nobres e valorizadas profissões, em todo o mundo, através dos tempos.
Até hoje, as indústrias mantêm, em suas plantas, as oficinas destinadas a este tipo de serviço, em que trabalham profissionais dedicados na transformação da matéria-prima ferrosa em diferentes objetos, indo do mais simples parafuso, às mais engenhosas engrenagens, que facilitam a vida e fazem o mundo um lugar cada vez mais dependente destes tipos de materiais.
Com a aplicação de tecnologia a este tipo de trabalho, foi desenvolvida a usinagem CNC, em que os equipamentos foram unificados a centrais de computador, criando máquinas e ferramentas automatizadas.
Mas, que ainda precisam do acompanhamento de um profissional especializado neste tipo de serviço, indicando como será realizado cada tipo de produto.
São desenvolvidos programas específicos para cada aplicação na indústria, podendo ser criado vários modelos de máquinas e equipamentos, que são distribuídos nos mais diferentes setores da indústria, atendendo de maneira eficiente cada espaço onde é aplicado.
Por seguir uma programação pré-agendada, este tipo de equipamento oferece vários benefícios, como:
- Operação contínua e segura;
- Acabamento fino nas peças produzidas;
- Aumento na escala de produção de peças;
- Implementação de diferentes tarefas.
A aplicação de um programa de computador neste tipo de equipamento, desenvolvido por profissionais técnicos e capacitados, permite a construção de diferentes peças, em pesos e tamanhos variados, dependendo apenas da capacidade de atuação das máquinas.
O acompanhamento de um profissional, durante toda produção, se resume apenas à alimentação de matéria-prima, e à lubrificação das peças, conforme a necessidade de complementação.
Matéria prima indica aplicação
Como os materiais ferrosos encontrados na natureza são diferenciados, as características determinarão quais serão os usos, e em que tipo de peças e equipamentos eles serão utilizados.
A variedade de aço prata carbono vai variar de material para material, podendo ser utilizado na indústria automobilística, em equipamentos domésticos como fornos, fogões, freezers e geladeiras, ou então para o setor de objetos de valor, como correntes e gargantilhas, relógios, ou jóias como anéis, pulseiras e relógios.
Na linha de eletrodomésticos, muita matéria-prima proveniente das usinas de transformação do aço, através das siderúrgicas, que transformam o aço SAE 4340 em bobinas de aço, que tomam o formato de chapas, e são encaminhadas para a indústria de corte específico.
Como é um material que suporta às alterações mecânicas, com alta resistência à fraturas, as dobras podem ser aplicadas de diferentes formas, combinando com materiais como plástico poliuretano, acrílico e folhas de lã de rocha, que formam as paredes das geladeiras e fogões, mantendo a temperatura interna quente ou fria, conforme a fabricação do eletrodoméstico.
Assim como no setor doméstico, a indústria automobilística também se utilizada de outras formas da matéria-prima, alcançada por uma variedade de combinações de materiais ferrosos.
Utilizando a chapa de aluminio em diferentes projetos, como carros mais leves e resistentes, o que permite, também a economia no combustível, e o alcance em velocidades mais altas, com controle de segurança embutido na motorização.
São diferentes formas de trabalho, com uma infinidade de peças que podem ser construídas com uma matéria-prima que é utilizada há milhares de anos pela civilização, e que alcançará ainda, outros diferentes setores, por um longo período.