
Hoje o mundo está cada vez mais conectado e parte dessa conexão se da por conta dos computadores e smartphones nas mãos das pessoas. Porém, podemos ir muito além, esses equipamentos invadiram de forma definitiva as indústrias e comércios no geral.
O grande problema desses equipamentos e que eles estão conectados na rede elétrica e em alguns casos por conta disso pode acarretar um curto circuito ou então a queima do mesmo.
Dessa maneira existem, alguns equipamentos que prometem que esses problemas não venham ocorrer, estamos falando do estabilizador e também de nobreaks, e filtros de linha.
Mas, não somente disso é feito a indústria, existem outros equipamentos tecnológicos que veem permitindo sua evolução.
Esse artigo tratará de alguns assuntos relacionados aos equipamentos de instabilidade de energia e também sobre alguns outros equipamentos disponíveis nessa nova indústria.
O uso dos estabilizadores
Por conta das tensões elétricas instáveis é usado os estabilizadores que tem como objetivos geral a proteção dos aparelhos eletrônicos das mais diversas variações tensões. É composto por várias tomadas e passa fonte estabilizada que vem da rua.
Quando acontecem alguma queda de energia em um escritório de uma indústria é muito comum que ocorram diversos prejuízos, e por conta disso o uso do estabilizador de energia.
Esses equipamentos ajudam na estabilização, na limpeza e as vezes o fornecimento de energia.
O funcionamento dos estabilizadores
Os estabilizadores são feitos e formados com fusíveis de proteção, um tipo de chave seletora para tensão de rede, com tomadas de saída para o ligamento dos mais diversos aparelhos, há também uma chave para ligar e desligar para proteção.
Em alguns outros modelos possui proteção de linha telefônica para os modelos. A função dos estabilizadores seria de nivelar a tensão elétrica, de modo que picos de energia não afetem os aparelhos.
O uso dos nobreaks
Os nobreaks são equipamentos de mesmo modelo dos estabilizadores, porém, eles são muito mais eficientes. Em inglês é conhecido como UPS (uninterruptible power supply) e sua função principal é manter equipamentos ligados quando há falta de energia elétrica, assim, é possível desligar os equipamentos com segurança.
A venda de nobreak é feita em lojas especializadas de eletrônicos, de informática e de soluções elétricas para indústria.
Existem alguns tipos de nobreaks e eles são divididos em dois tipos de classes, os chamados offline, onde o inversor é desativado durante o funcionamento da rede elétrica e após a queda ele é usado para ser ativo.
Os online o inversor é sempre ativo e não leva tempo algum para troca de fonte de alimentação. Em ambos os casos é de suma importância a manutenção de nobreak APC.
Nobreak standby – Offline
É o tipo mais comum desse equipamento e usado em locais domésticos e pequenos escritórios. Nesse sistema o inversor do nobreak só é ligado quando ocorre a falta de energia e por isso é chamado então de standby ou online.
Os principais benefícios são o baixo custo e a grande eficiência além de um tamanho reduzido.
Nobreak conversão delta
Esse tipo de equipamento é online é funciona de forma bastante eficiente. Nesse tipo de sistema há um inversor que fornece a tensão para a carga e também há um conversor delta adicional fornece um tipo de energia à saída do inversor.
Os nobreaks são usados então para quatro tipos diferentes de proteção:
- Contra surtos de tensão;
- Contra as quedas de tensão;
- Contra quedas na energia;
- Contra oscilação da frequência.
Outros equipamentos na indústria
Como vimos devido a grande tecnologia e a instabilidade da rede é necessário o uso dos nobreaks e também estabilizadores. Porém, há equipamentos que permitem uma produção melhor que é o scanner 3D industrial.
Esse scanner é altamente tecnológico e permite então que se crie pontos em algum objeto que passará por uma varredura superficial dos objetos.
Essa varredura possui agilidade e rapidez no levantamento de dados e garante que existem uma metodologia automatizada e a reprodução fiel dos objetos.
Além dos scanner existe a impressão 3D que vem sendo usada para criar diferentes equipamentos e muito usado na área da saúde.
Desse modo vimos que a indústria possui diferentes tipos de procedimentos e equipamentos para assegurar a produção de forma eficiente e segura, não causando problemas e prejuízos nesses sistemas.