eletroduto ou conduíte é o tubo que protege a fiação elétrica de qualquer construção. Dentro desses tubos, há a passagem dos condutores, que são os fios e cabos elétricos.

Esses tubos se localizam no interior das paredes ou pisos. No mercado, há diversos modelos de eletrodutos, cada um com uma finalidade.

É indicado realizar a compra primeiro dos fios e cabos elétricos para depois escolher qual o eletroduto que deve ser comprado, para garantir uma instalação elétrica segura e eficaz.

Cada modelo de tubos e conexões serve, especialmente, para conduzir determinado item, como água quente, fria, esgoto ou líquidos industriais.

Por isso, é importante saber quais são as suas necessidades e a especificidade de cada modelo para fazer a melhor compra.

Os eletrodutos possuem algumas funções, como:

  • proteger os condutores elétricos contra impactos;
  • proteger os condutores elétricos contra agentes químicos;
  • proteger os fios do seu interior contra possíveis incêndios;
  • proteger os fios contra umidade, calor e outros fatores.

Os eletrodutos também são muito usados como parte da decoração. Nesses casos, eles ficam à mostra, não sendo instalados dentro das paredes, por exemplo.

Esse estilo de decoração remete a um ambiente industrial, uma tendência cada vez mais utilizada nas residências e escritórios. É uma solução que sai mais barata também, por não haver a necessidade de esconder os tubos.

Um eletroduto galvanizado preço é aquele que recebeu a camada de zinco protetora contra a corrosão. Por ser mais resistente, seu preço pode ser um pouco maior, mas o investimento vale a pena, pois ele é muito mais resistente.

Quais são os tipos de eletroduto?

Os eletrodutos podem ser classificados de acordo com o material que foram produzidos, podendo ser metálicos ou magnéticos, ou isolantes e não magnéticos.

Os eletrodutos metálicos possuem proteção de esmalte, podem ser galvanizados ou receber uma capa externa plástica, evitando assim que eles sofram a corrosão.

Já os isolantes são feitos de pvc, que proporciona isolamento térmico, elétrico e protegem contra a umidade. Alguns desses tubos isolantes também podem ser anti-chamas.

Em relação aos formatos, os eletrodutos podem sair da fábrica de tubos de aço em forma de: eletroduto rígido ou eletroduto flexível corrugado e plano.

Os eletrodutos rígidos podem ser fabricados em material metálico ou isolante. Os rígidos metálicos são mais encontrados do que os de PVC.

No caso da decoração de estilo industrial, que foi citada acima, o modelo dos tubos são os rígidos metálicos. Por serem mais resistentes a impactos e colisões, eles também são mais usados em pisos, lajes e superfícies de concreto, além de linhas subterrâneas.

Eles podem ser usados nas instalações tanto de indústrias quanto de residências. Por serem muito resistentes, como uma barra de aço, eles não são maleáveis, o que pode dificultar a instalação.

A maioria das instalações possui o eletroduto flexível corrugado. Os de pvc são mais maleáveis, por isso são mais usados em paredes, pela possibilidade de poderem ser curvados, conseguindo acompanhar a estrutura da edificação.

Formas de uso dos tubos de aço

Os tubos de aço podem ser utilizados tanto em equipamentos industriais, quanto de hospitais e até de academias. Eles também compõem muitos brinquedos de playgrounds infantis.

Além disso, podemos encontrar tubos de aço, como tubo schedule inox, no nosso dia a dia e dentro de casa, como em cadeiras, mesas, grades, portões e corrimões. Os automóveis também possuem peças que são compostas por tubos de aço.

Como eles podem ser aplicados em diferentes objetos ou máquinas, os tubos de aço são produzidos em diferentes formatos e tamanhos, de comprimento e largura, podendo ser redondos, quadrados e retangulares, pois cada item exige um modelo específico de tudo.

Ademais, o tubo pode ou não ser galvanizado, ou seja, ter ou não a camada protetora de zinco contra agentes corrosivos. A produção dos tubos de aço pode ocorrer de duas formas, utilizando uma calandra ou um tarugo.

Por meio do uso de uma calandra, uma ferramenta que faz a junção das extremidades das chapas de aço, as chapas são transformadas em cilindros que, posteriormente, são soldados.

Já por meio do tarugo, apenas o interior dele é resfriado, soltando-se e formando um tubo sem costura. Cada tipo de produção é indicada visando a finalidade que aquele tubo terá.