temperatura

A maioria das pessoas nunca parou para pensar como é feito o controle de temperatura nos equipamentos e aparelhos que permeiam seu cotidiano.

Praticamente todos os aparelhos e máquinas que utilizam variação de temperatura nos seus processos, e que precisam manter de maneira confiável os níveis de calor, utilizam termostatos, tais como:

  • Banheiras;
  • Piscinas;
  • Geladeiras;
  • Automóveis;
  • Fornos;
  • Termocirculadores.

Como funcionam os termostatos

Os termostatos são dispositivos que controlam as variações de temperatura de um determinado sistema. Eles impedem que elas abaixem muito ou subam muito. Geralmente os dispositivos termostatos são compostos por um conjunto de sensores e reguladores.

Os sensores são os equipamentos que medem a temperatura de forma automática, já, os reguladores são aqueles que ao receber o sinal dos sensores, regulam para que ela permaneça na faixa programada. Os termostatos podem ser constituídos de vários tipos diferentes de sensores e reguladores. Eles podem inclusive ser mecânicos ou digitais, de acordo com o funcionamento.

Os termostatos mecânicos são aqueles que utilizam os fenômenos mecânicos para fazer a medida e regulagem. E os digitais utilizam equipamentos eletrônicos, como termopares, termistores, e outros equipamentos eletrônicos, que geralmente trazem uma maior precisão.

Embora muitos equipamentos utilizem termostatos para manter a temperatura de maneira automática, alguns conseguem manter as temperaturas com controle manual ou por limitação do equipamento. Um exemplo disso são os fogões comuns, que fazem o controle da temperatura de acordo com o nível da chama. Claro, que esse tipo de equipamento possui uma exatidão de temperatura muito menor, por isso eles são usados nos processos que não demandam tal precisão.

Equipamentos usados no controle

Veremos agora alguns dos equipamentos muito usados no controle de temperatura:

Termômetro de temperatura ambiente

Para piscinas, banheiras e centrais de ar-condicionado, o termômetro de temperatura ambiente é importante para mantê-las adequadas da água e ar. A temperatura ambiente faz diferença nas piscinas e banheiras por sua capacidade de trocar calor com a superfície da água, que circula e altera o volume todo.

Controlador de temperatura digital

O controlador de temperatura digital é responsável por fazer a leitura dos dados transmitidos pelos termopares termistores, interpretá-los, e repassar as informações necessárias para que os sistemas reguladores possam agir, fazendo ela chegar a níveis adequados. O controlador digital também faz o papel de interface para a regulagem manual.

Trocador de calor

Eles são equipamentos reguladores que servem para eliminar calor ou adquirir calor. Geralmente são sistemas com tubulações que permitem que o líquido ou vapor entre em contato com a atmosfera, para que se resfrie ou esquente. O trocador de calor é usado em automóveis para fazer o resfriamento do motor. O líquido refrigerante percorre dutos pelo motor sequestrando o calor do bloco, e depois liberando no trocador de calor, para a atmosfera. O trocador de calor sodramar, utiliza dois termostatos, e garante uma piscina aquecida de acordo com seu gosto.

Termopar

O termopar é um tipo de sensor digital, ele funciona a base de dois filamentos metálicos feitos de metais diferentes, ligados por uma das pontas. Os filamentos formam um circuito fechado que gera uma força eletro-motriz, e quando ligados a um aparelho capaz de fazer a leitura, o termopar é usado para medir a temperatura, já que essa força varia de acordo com a temperatura dos filamentos. Um exemplo de termopar é o termopar tipo j, feito de ferro e constantan. Cada termopar é indicado para níveis de variação específicos, variando assim sua exatidão em cada caso.

Termistor

O termistor é outro tipo de aparelho sensor eletrônico. Ele é um aparelho que utiliza um semicondutor sensível à variação de temperatura. Quando submetidos a uma corrente elétrica, alguns materiais conduzem melhor o fluxo eletrônico do que outros. Essa característica de condutibilidade elétrica é chamada de resistência e pode ser medida e calculada. Quanto mais perto do zero, o valor da resistência estiver, mais livre o fluxo estará no material. Os termistores variam sua resistência de acordo com a temperatura em que estiverem. Sendo assim, a resistência do termistor é medida para calcular o total do ambiente em que ele se encontra. Os termistores são muito usados pela sua confiabilidade e exatidão.

Com todos esses equipamentos manuais e automáticos, você pode ter certeza de que sua piscina estará na temperatura ideal sempre que você quiser usá-la.