Se pararmos para analisar as mudanças que ocorreram no mundo inteiro nas últimas décadas, veremos uma grande influência do setor industrial, principalmente nos avanços de práticas e na produção industrial.
Antes do século XVII, que foi quando as primeiras indústrias foram construídas durante a Revolução Industrial, toda a produção dos itens de consumo era feita de forma individual ou em pequenos grupos.
Dessa maneira, esse era um modelo produtivo lento, com uma escala muito reduzida e sem o alcance necessário para suportar as demandas das principais nações do mundo.
A partir da construção das indústrias, todo o modelo de produção foi modificado. Além da implementação das máquinas, que é o principal marco dessa evolução, o interesse para trabalhar nas fábricas foi aumentando gradativamente, fazendo com que esse setor se tornasse o principal centro produtivo no mundo todo.
Anos depois, foi implementada uma linha de produção, que tornava os processos industriais mais organizados, onde cada profissional tinha uma função específica nas indústrias e todas as operações se tornaram automatizadas.
Atualmente, séculos depois da construção da primeira indústria, as fábricas se encontram em um patamar muito avançado.
Além de todos esses fatores que já destacamos, a participação da automação industrial é outro ponto que tem que ser levado em consideração, visto que, são os técnicos que atuam nessa área que trabalham para implementar a tecnologia que vai sendo desenvolvida ao longo dos anos.
Tecnologia industrial
Esse avanço tecnológico que ocorre nas indústrias, principalmente pela participação de técnicos em automação industrial, é fundamental para a produção das peças e ferramentas de diferentes segmentos industriais.
A fabricacao de selo mecanico cartucho, que é um importante elemento de vedação de bombas centrífugas de um sistema hidráulico, por exemplo, ocorre da maneira que é hoje justamente por conta do avanço das tecnologias que ocorrem em ritmo acelerado.
Ao mesmo tempo, a presença desses sistemas, como o hidráulico, também colabora para que as indústrias tenham o potencial que tem nos dias atuais, atuando em um ritmo bastante acelerado.
Nesse sistema, além dos selos mecânicos, existem outros diversos elementos de composição que atuam para que a distribuição hídrica e utilização de fluidos líquidos nas máquinas possam acontecer, como a valvula borboleta em aco inox e outros itens, entre eles:
- Tubos;
- Encanamento;
- Bombas centrífugas;
- Anéis de vedação.
Outro sistema que desempenha um papel importante nas indústrias, é o sistema pneumático. Nesse esquema, as máquinas, como os compressores industriais, atuam para levar energia para diversos tipos de motores industriais, mediante a utilização de ar comprimido.
O processo de transformação do ar ocorre nos compressores, que captam o ar atmosférico e o comprimem, transformando em ar comprimido.
Para que o ar comprimido possa ser utilizado nos motores e nas máquinas, é preciso que existam instrumentos que conectem os compressores ao maquinário.
Além das mangueiras e tubos, que são os elementos que interligam esses dois aparatos, também é fundamental a presença de conexão pneumática engate rápido, que permite uma conexão segura.
Composições estruturais
Além dos sistemas, que são fundamentais para o funcionamento das indústrias, mas acabam ficando em segundo plano, existe uma grande variedade de estruturas que fazem parte da composição das fábricas.
Existe uma variação nessas composições. Cada indústria é montada de um jeito, visto que, o modelo produtivo das fábricas tem de ser diferente, assim como seus objetivos são.
Dessa maneira, certas estruturas e elementos que podemos encontrar em uma indústria de carros, como a bancada de teste automobilistica, não são encontrados em outros segmentos industriais, pois não teriam utilização em outros espaços.
Apesar disso, existem composições que são semelhantes, assim como nas práticas que devem ser incentivadas em todos os segmentos industriais do mercado.
As práticas sustentáveis, por exemplo, vem se tornando cada vez mais importante para as indústrias, pois é fundamental que elas consigam tornar suas ações capacitadas o suficiente sem que isso prejudique a qualidade do meio ambiente.
O descarte adequado de materiais, bem como o efluente líquido, são práticas que devem ser influenciadas em todas as indústrias do mercado.
Por fim, é importante também dar destaque para as composições que se assemelham em diversas indústrias. As máquinas são fundamentais para qualquer fábrica, mesmo que os modelos do maquinário se modifiquem, de acordo com qual indústria ele será utilizado.
O transporte de cargas também é uma prática importante para as fábricas, pois permite que os itens produzidos sejam transferidos para os ambientes. Para isso, é fundamental a presença de estruturas que facilitem esse transporte, como a monta carga industrial.