industrial

A saúde dos trabalhadores, e a consequente qualidade de vida provocada pelo esforço laboral na rotina dentro de uma empresa industrial, precisa ser preservada ao máximo.

A identificação de riscos e a aplicação de procedimentos preventivos faz parte de normas regulamentadoras para diversas situações.

Os sindicatos de empregados e patronais, assim como as entidades e conselhos de classe, e o poder público, em conjunto com órgãos fiscalizadores, são responsáveis pela verificação frequente dos ambientes de trabalho.

Isso implica na criação de equipes de segurança do trabalho, com representantes que podem se apresentar de forma espontânea, ser indicado pelos pares e a própria contratação por parte da empresa.

Com um funcionamento em caráter de ouvidoria, tem como objetivo centralizar as reclamações que possam surgir, assim como apontar os problemas e soluções que podem ser empregadas.

Os riscos observados podem ser prevenidos de maneira premonitória, evitando acidentes no ambiente de trabalho e corrigindo a postura dos próprios profissionais.

Montagem estrutural reforça segurança patrimonial

Para garantir um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores, a montagem das estruturas de uma empresa precisa seguir protocolos rígidos, apresentados em normas regulamentadoras variadas.

O sistema de abastecimento de energia, por exemplo, depende de instalações elétricas industriais que atendam todos os maquinários, os equipamentos de climatização e até mesmo os circuitos destinados à iluminação local.

A partir da disponibilidade da energia proporcionada pela concessionária pública ou privada, os quadros de distribuição de eletricidade devem ser compatíveis com a passagem elétrica e a carga disponível para cada situação.

O projeto da instalação elétrica deve apresentar todos os detalhes em cada ponto de energia, como tomadas e interruptores, saindo dos quadros de distribuição que servem como centralizador e permitem o desligamento geral.

Em conjunto com os materiais adequados e que reforçam o combate a curtos-circuitos e incêndios, a carga extintor deve ser de classe C, voltados para setores energizados, entre eles:

  • Quadros de energia;
  • Geradores de reserva;
  • Transformadores aéreos;
  • Fios e cabos de força.

Dessa forma, o elemento presente no extintor impede que o fogo seja propagado, levando em consideração que a base é o monofosfato de amônia siliconado. Por não ser condutor de eletricidade, ele é o equipamento ideal em ambientes industriais.

Automação industrial agiliza processos produtivos

A eletricidade é direcionada para os maquinários e equipamentos dentro do chão de fábrica, tornando a linha de produção automatizada em determinados pontos. Além disso, é preciso lembrar que a operação humana ainda é necessária em muitos processos produtivos.

Na indústria automobilística, por exemplo, o corte e dobra de chapas direciona os bens de consumo intermediários para as linhas de produção de carros, motos, caminhões e ônibus. Dependendo dos clientes da indústria, o setor naval e de aviação também são contemplados com esses produtos.

Por ser um ambiente de alta rotatividade laboral, a segurança deve ser implementada em diferentes situações, sempre prevalecendo a proteção aos colaboradores. O uso de equipamentos de proteção individual e a indicação visual servem para a proteção coletiva.

Centro de pesquisas utiliza materiais resistentes

Os laboratórios industriais funcionam como verdadeiros centros de estudos e pesquisas de produtos que são direcionados para desenvolver bens de consumo intermediários e para o cliente final.

As vidrarias de laboratório industrial possuem todas as características necessárias para garantir a segurança dos profissionais que atuam nesse setor, dado o número elevado de elementos químicos que são combinados.

Aliás, os equipamentos de um laboratório devem ser resistentes em diversos aspectos, pois há sempre uma novidade a ser explorada e um composto químico que precisa ser desenvolvido e experimentado de alguma maneira.

O setor farmacêutico está na busca constante pelo desenvolvimento de medicamentos para melhorar a vida da sociedade. A indústria alimentícia procura novas formas de garantir alimentos saudáveis.

Em ambos os casos, a vidraria quimica é utilizada para fazer misturas e testes com elementos que podem ser levados a baixas temperaturas, ou mesmo ao fogo.

Sistemas hidráulicos mantêm controle de pressão

Conforme apresentado, os detalhes fazem muita diferença em um ambiente de trabalho quando se trata de segurança laboral.

As condições impostas para os trabalhadores, mesmo com a presença de maquinários e ferramentas apropriadas, requer treinamento e uma gestão recorrente.

Os sistemas hidráulicos utilizam válvula de pressão para controlar a passagem de fluidos, gases e até mesmo a água de resfriamento de caldeiras em siderúrgicas.

As condições de trabalho podem ser otimizadas, tendo como objetivo sempre reduzir ao máximo qualquer situação que possa causar um acidente.

Uma estrutura muito bem montada, pensando sobre a mobilidade, o posicionamento e os instrumentos adequados, às doenças ocupacionais reduzem consideravelmente, sendo benéfico para os trabalhadores e para a própria empresa.