O setor industrial tem uma infinidade de possibilidades de transformação. Com a revolução industrial, iniciada no final do século XIX e início do século XX, muitos aspectos e itens mudaram no mundo. Com a comunicação diminuindo as distâncias e, agora, no século XXI, a globalização já é uma característica presente em todos os setores.
Equipamentos para todos os setores
Muitos países fazem o comércio cruzado, com a disponibilidade de matéria-prima, por um lado; e com a disposição de mão de obra, de outro.
As pesquisas aplicadas no setor automobilístico mostram que o interesse na segurança dos passageiros e motoristas é tão grande quanto à necessidade de procurar combustíveis menos poluidores.
Do mesmo modo, o uso de energia elétrica em carros e motos que são abastecidos em tomadas, já é uma realidade em alguns países.
O mesmo ocorre nas indústrias, que têm acompanhado uma nova revolução, desta vez tecnológica, que procuram atender o mercado, aplicando ações que promovam a sustentabilidade em suas plantas fabris.
O uso de combustível fóssil tem sido substituído por energia elétrica produzida por meio de hidrelétricas. Atualmente, no entanto, as placas solares e torres eólicas vêm ganhando cada vez mais espaço nesse cenário. Há ainda a queima de gás metano, encontrado na queima de resíduos sólidos.
A instalação de filtro de ar nas chaminés que expelem as fumaças, advindas das linhas de produção, já é uma realidade há muito tempo, atendendo a leis ambientais que são discutidas tanto de forma interna quanto em encontros de negócios entre países.
O tratamento dado a resíduos sólidos produzidos pela indústria e a instalação de estações de tratamento de efluentes tem favorecido a recuperação do meio ambiente, em áreas anteriormente degradadas.
Com isso, a sustentabilidade passa a fazer parte das ações que devem estar em debate, tanto dentro das grandes corporações, quanto nas fábricas menores, mas que ainda são responsáveis pela manutenção da área em que vivem, evitando a degradação e saturação da natureza.
Tendo a eletricidade como uma fonte eficiente de energia, algumas máquinas trabalham com bobina elétrica fabricada com cobre, com um núcleo eletromagnético, que facilita a indução de tensão.
Com isso, é possível produzir filtros de passagem para máquinas e equipamentos. O campo magnético em seu interior pode atrair ferro e aço, por isso é preciso fazer um corpo que possa conter este material em seu interior, sem prejudicar o espaço ao redor.
Como é um equipamento muito importante e de grande utilidade na indústria, muitas empresas têm à disposição uma máquina bobinadeira, que armazena a energia para alcançar uma carga elétrica que possa ser utilizada em máquinas industriais, como transferência de energia e para potência elétrica.
Seu uso também é encontrado em setores domésticos, como lâmpadas e nos equipamentos médicos.
Manutenção de equipamentos e ferramentas
Muitos equipamentos precisam trabalhar sem umidade do ar para não prejudicar o andamento do processo de uma linha de produção.
No mesmo cenário, há materiais da área da construção civil que precisam ser trabalhados de maneira seca, para que não prejudiquem as estruturas que estão sendo levantadas.
Por isso, dois equipamentos que devem estar presentes, tanto na indústria quanto na área de construção civil, são os secadores, cada um realizando um tipo de função.
Na indústria, é possível encontrar o secador de ar comprimido, que tem como função principal eliminar qualquer aspecto de umidade, sobre as máquinas e ferramentas, para que a água acumulada não cause nenhum tipo de dano aos sistemas.
O tratamento pelo qual passa o ar, de forma técnica, é retirada toda a a umidade e direcionada a receptáculos, que pode ser dispensada, ou utilizada para a refrigeração de maquinários e aparelhos de ar condicionado, por exemplo.
Além disso, as empresas que investem no compressor de ar preço tem ótimo custo-benefício, por sua utilização ser aplicada em diversos setores, tanto na indústria , quanto na construção civil.
Para melhor performance, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como:
- Ter a ventilação facilitada, ficando longe de paredes;
- O nivelamento deve ser zero, para melhor lubrificação;
- Ambiente arejado, para não contaminar o ar comprimido;
- Limpeza do filtro deve ser realizada constantemente.
Na área da construção civil, são os materiais de construção que não devem ser úmidos, pois podem prejudicar a estrutura de tal forma que a segurança predial poderia ficar prejudicada.
Para evitar esse tipo de problema, as empreiteiras disponibilizam, nos canteiros de obras, um secador profissional, por onde passam areia, pedra e tijolo, para que possam ser aplicados nas construções.