A caldeiraria é um processo da metalurgia, que realiza funções muito importantes para indústrias e usinas. A partir dela, é possível realizar a soldagem de peças, que serão encaminhadas para os mais diversos segmentos.

Por conta de sua versatilidade e importância industrial, recomenda-se um conhecimento mais amplo sobre esse tema.

Processo anterior à caldeiraria: Usinagem

Antes que um material chegue a uma caldeiraria, é preciso compreender por quais etapas ele passou anteriormente.

A usinagem é um processo mecânico, a partir dela é possível dar formas a uma matéria-prima, que passa por diversos procedimentos como: Torneamento, Aplainamento, Fresamento, Furação, Brochamento e Retificação.

Quando uma matéria-prima chega ao torneamento, esse processo realiza o corte da matéria através de movimentos de translação, ou seja, girando em torno do próprio eixo.

Após adquirir forma específica, a peça é encaminhada ao aplainamento, que a deixará com a superfície plana.

Quando chega ao fresamento, um maquinário realiza o corte com gumes, concedendo à matéria diversas possibilidades de formas ou curvas.

Depois do fresamento, a matéria é encaminhada à furação, um procedimento que realizará, como o seu próprio nome se refere, furos na peça, de acordo com os diâmetros e medidas programados anteriormente. Assim, a peça já é preparada para suas etapas finais do processo de usinagem.

Enviada ao brochamento, a peça recebe todas as sustentações necessárias, assim como acabamento pelo qual será revestida.

Passado esse período, a peça é encaminhada para a retificação, o processo que finaliza a peça através de um Esquadro Magnético, retirando as imperfeições, definindo-a da melhor forma possível.

Quando a peça chega à uma caldeiraria: Procedimentos

As caldeirarias são originadas com modeladores de ferro pioneiros, que trabalhavam em forma de caldeirões. Por meio da evolução da tecnologia e da expansão industrial e mercadológica, cada vez mais utensílios foram produzidos e desenvolvidos, até chegar ao cenário atual.

Depois que uma matéria-prima passa pelo processo de usinagem, ganhando forma, força e acabamento, a peça é enviada até uma caldeiraria, que é responsável por moldá-la e sondá-la por intermédio de uma Inversora de solda, além de reparar imperfeições e encaminhá-la aos mais variados segmentos industriais.

Para que esse processo seja realizado, é preciso entender quais são os maquinários que trabalham em função dessa transformação.

Hoje, na atualidade, os profissionais que atuam nesses espaços, que se encontram super desenvolvidos, realizam atividades técnicas de mecânica através da Solda, acompanhando os processos de fabricação de componentes metálicos por:

  • Fornos;
  • Chaminés;
  • Maquina de solda;
  • Embalagens metálicas.

Caldeirarias e indústrias

Indústrias e caldeirarias que investem em automação, possuem inúmeras vantagens em relação ao mercado concorrente.

Isso, porque, a automação é um sistema que viabiliza os processos produtivos, tornando-os aptos e ágeis, resultando em menos tempo de execução para mais quantidade de fabricação.

Ou seja, a automação concede muito mais lucro às companhias que a utilizam. Por conta disso, as caldeirarias e indústrias cada vez mais são equipadas com máquinas de automação, assim como por procedimentos tecnológicos, que otimizam todo o cenário desses espaços, permitindo a realização de peças e utensílios resistentes e duráveis.

Por conta da expansão demasiada do mercado e do comércio, cada vez mais o Brasil se desenvolve no setor industrial, principalmente com a fabricação de inúmeras peças e materiais para segmentos diferenciados.

Devido a isso, com o aprimoramento da tecnologia, inúmeros maquinários foram criados, assim como consumíveis de soldagem (revestimentos), dando origem ao cenário atual de caldeiras e indústrias.

Com a tecnologia, foi possível implantar máquinas que otimizaram os processos produtivos, pois podem ser programadas e computadorizadas.

Além disso, a automação industrial chegou para revolucionar todos esses ambientes, oferecendo melhores condições de trabalho, além de ampla satisfação quantitativa e qualitativa dos meios de produção:

  • Menor tempo de produção;
  • Maior precisão nas peças;
  • Segurança no ambiente de trabalho;
  • Aumento de qualidade e quantidade.

A importância das caldeirarias no cenário industrial

Cada vez mais as indústrias são aprimoradas, aumentando a necessidade de prestação de serviços de Empresas de caldeiraria em SP.

As caldeirarias, por possuírem diversas capacidades técnicas para o fornecimento de peças, assim como estruturas e profissionais especializados, prestam serviços para indústrias dos mais variados segmentos, que podem envolver o setor de construção civil, automobilístico, trabalhista, e muitos outros.

Dessa forma, são muito importantes para o desenvolvimento dessas peças, que são transformadas em elementos metálicos, utilizados no mundo inteiro.

Assim, fica evidente que tanto as indústrias como as caldeirarias têm papel fundamental uma para a outra, e juntas ampliam ainda mais os setores de produção, que se desenvolvem na criação de peças incríveis e altamente resistentes.