Todos os produtos do nosso cotidiano chegam até nós por meio de um longo processo. Um dos pontos principais desse processo está relacionado às indústrias. As indústrias são formadas por um conjunto de sistemas, projetos, formatos, linhas de conjunto de preparação de ar entre muitos outros componentes.

Todos esses processos tem um objetivo único, fazer com que todos os produtos tenham qualidade e que todos os procedimentos sejam seguros para os colaboradores. Por conta das tecnologias, as indústrias evoluíram para outro processo, conhecido como a indústria 4.0.

Neste artigo abordaremos alguns pontos importantes para os processos industriais como a automação pneumática industrial, os sistemas de usinagem e os filtros usados dentro desse tipo de ambiente.

O que é a usinagem e os seus tipos

Um dos processos mais comuns dentro da indústria é a usinagem. A usinagem consiste em todo o processo de desgaste mecânico que tem o objetivo de formar uma peça, sendo ela, metálica ou não. Para que todo esse processo ocorra é preciso o uso de muitos tipos de metodologias.

Algumas dessas metodologias são:

  • Torneamento;
  • Serramento;
  • Brochamento;
  • Eletroerosão;
  • Aplainamento.

Hoje em dia, por conta das tecnologias, a usinagem é muito mais precisa, principalmente com o uso de máquinas de alta precisão com o CNC (comando numérico computadorizado). Essa precisão pode chegar até 1 mícron. Um dos exemplos de máquinas CNC são as fresas CNC que fazem os procedimentos de fresamento.

Alguns setores industriais em que são usados os procedimentos de usinagem são as aeroespaciais, as de eletrônicas, de eletrodomésticos, entre muitos outros.

O uso de filtros industriais

Os filtros são altamente importantes para que o ambiente industrial seja tratado de forma correta. São aplicados nas águas ou no ar, e também, permitindo que processos de jateamento sejam mais eficazes.

Há muitos tipos de filtros industriais que podem ser usados. Abaixo falaremos sobre alguns desses modelos.

O filtro de carvão ativado é usado para o tratamento de muitos processos, principalmente do tratamento da água, do ar comprimido, e de pintura líquido. Esse tipo de filtro é bastante eficiente para a remoção dos odores incômodos.

O filtro de polipropileno pode ser encontrado em submodelos como plissados, ranhurados, com manta ou carcaça. Ele pode ser usado em líquidos de diferentes densidades e micronagens.

O filtro Y é usado de forma ampla no tratamento de forma industrial. Assim, toda essa água tratada garante segurança e qualidade. Esse filtro é aplicado para retirada de sujeiras, folhas, detritos de todos os processos de fabricação entre outros.

O filtro absoluto também conhecido como HEPA, tem por objetivo a limpeza de bactérias. Na indústria, esse tipo de filtro é usado nos fluídos de óleo e vapor de óleo. Possui grande precisão, podendo capturar elementos finos a partir de 0,4 mícrons.

A automação industrial

Como dissemos no começo deste texto, por conta do uso da tecnologias, a indústria entrou na era da chamada Indústria 4.0. As aplicações dessa nova indústria ajudam no desenvolvimento de sistemas automatizados e mais precisos, principalmente na produção de máquinas de produção de peças como a máquina router cnc.

Abaixo falaremos sobre alguns processos de automação industrial que podem ser integrados nesta nova configuração do chão de fábrica.

1. Automação fixa

A automação fixa é aquela feita de modo único e planejado de modo que não há possibilidade de alteração, ou seja, sem customização. Portanto, esse tipo de automação é usado para produção em larga escola e de peças idênticas.

Está entre os tipos de automação com custo mais baixo de instalação. Pode ser encontrado em grandes linhas de montagem automatizadas.

2. Automação programável

São maquinários que podem ser reprogramados por meio de um software. Essas reprogramações permitem operações diferenciadas, de acordo com o produto que será produzido. São usados em produções de baixo volume, ou em partes da produção, como laminadores de aço, robôs industriais e outros.

3. Automação flexível

Esse tipo de automação é um misto das duas anteriores. Ou seja, produz em larga escala contando com a possibilidade de um reprogramação dos processos. Também com essa automação é necessário produzir diferentes componentes de forma simultânea.

Assim, entendemos que a indústria é composta por uma série de serviços e itens que ajudam no desenvolvimento da produção, como as ferramentas como a mini fresadora, sistemas de automação e filtros, para permitem a eficiência e segurança em seus processos.