Os laboratórios são espaços muito importantes para o desenvolvimento de testes, pesquisas e análises que são essenciais para a criação de produtos de cuidados com a saúde da sociedade.
O bom desempenho dos profissionais de biomedicina, farmácia e química ajuda na elaboração de resultados nas análises clinicas e de fórmulas e substâncias são usadas para o tratamento de patologias que comprometem a vida das pessoas.
A qualidade no serviço dos especialistas destas áreas e dos indivíduos que fabricam os instrumentos usados nos laboratórios são fundamentais para a evolução dos resultados no segmento de saúde e industrial.
O desenvolvimento de medicamentos, vacinas e produtos ocorrem, graças a utilização de equipamentos e instrumentos de laboratório. Isto posto, os investimentos dos responsáveis dos laboratórios, na compra de insumos são o caminho para um trabalho de sucesso e ganhos expressivos para a sociedade e ao mundo.
O papel dos instrumentos laboratoriais
Os equipamentos possuem a função de facilitar as atividades diárias de pesquisas, testes e análises. No processo de análise química que é um conjunto de técnicas de laboratório usadas para identificar uma reação química.
As etapas de análise consiste em:
- Definição do objeto;
- Escolha do método analítico;
- Definição de amostra;
- Preparação;
- Calibração;
- Medidas;
- Avaliação.
Seguindo esta ordem os profissionais químicos conseguem identificar com segurança e eficiência qual o tipo de reação química que acontece durante o processo de testes das substâncias.
Em relação aos equipamentos e instrumentos usados, existem muitos modelos que são usados nas atividades de separação, reagentes, análise de misturas, testes, entre outros.
Alguns dos são utilizados com frequência como béquer, coluna de fracionamento, agitador mecânico, vidro de relógio, tubo de ensaio, erlenmeyer, bureta, pipeta graduada e volumétrica, vidro de relógio, vidrarias, entre outros.
Estes são apenas alguns dos inúmeros tipos de instrumentos que os profissionais podem utilizar durante a jornada de trabalho, buscando o grande objetivo de conseguir resultados expressivos e grandiosos para a área de pesquisa e saúde.
A importância do trabalho da indústria
O desempenho das empresas industriais na produção de equipamentos e instrumentos laboratoriais são essenciais para que estes itens sejam destinados aos comércios focados nas vendas.
Nestes estabelecimentos, os responsáveis pelos laboratórios podem realizar a aquisição dos recursos e assim os profissionais podem trabalhar com qualidade e segurança.
O filtro manga é um componente criado para ser usado em processos de separação de partículas que estão presentes nos gases. Essa substância é emitida em ambiente industrial e o filtro atua basicamente para reduzir a quantidade de poluentes.
Os pontos positivos deste equipamento são: limpeza simples e especial que aumenta a vida útil, versatilidade, fácil manuseio e pode ser colocado em qualquer ambiente industrial. Impede o contato com a poeira.
O filtro tem um tecido agulhado ou trançado que consegue recolher cargas de materiais como:
- Borracha;
- Amianto;
- Cimento;
- Carvão;
- Gesso;
- Silicato;
- Amido.
Este tipo de filtro ajuda muito nos processos de análise química, agregando qualidade e contribuindo para a descobertas de bons resultados.
Instrumentos específicos
O microscópio é um equipamento que tem a função ampliar imagens, permitindo que os pesquisadores visualizem objetos e substâncias pequenas e difíceis de enxergar a olho nu.
Existem muitos modelos diferentes de microscópios que são de grande utilidade nos laboratórios: acústico, óptico, de tunelamento e eletrônico.
Um microscópio óptico é um equipamento que faz o uso de refração da luz proveniente de uma série de lentes com o sem filtros ultravioleta ou multicoloridos.
Estes materiais são usados para permitir e ampliar as imagens que são impossíveis de ver a olho nu. Este tipo de microscópio é o mais utilizado nos laboratórios e nos processos de pesquisas e experimentos.
A principal vantagem deste equipamento é o aumento da capacidade de imagem, fator que ajuda os pesquisadores, farmacêuticos, químicos e pessoas especializadas nestas áreas a trabalharem.
A proveta graduada de vidro é um instrumento cilíndrico de medida. Sua escala graduada permite a medição de líquidos em volumes de baixo rigor. Em casos de uma grande quantidade de líquido, o uso da proveta é o mais indicado.
Isto posto, o trabalho na produção dos instrumentos e equipamentos na indústria junto dos especialistas da saúde nos laboratórios são o caminho para o surgimento de novas pesquisas, produção de produtos que podem ajudar a salvar milhões de vidas, contribuindo positivamente para a felicidade da sociedade.