sistema

A eletricidade tem como principal objetivo promover uma fonte de energia para que os objetos possam funcionar. Revolucionária a energia transformou a sociedade e suas rotinas, por meio dela aconteceu o desenvolvimento das tecnologias deixando todas as atividades possíveis e mais simples de serem realizadas.

Na indústria a energia passou a ser ainda mais importante devido as revoluções industriais, o atual modelo de fábricas são as inteligentes e automatizadas, ou seja, a inserção de máquinas em diversos processos aumentou a demanda e necessidade de um bom sistema de energia para realização de todos os processos na linha de produção.

Compreender a importância de um bom sistema de energia industrial permite o desenvolvimento de uma fábrica mais otimizado, segura e eficiente.

Sistema elétrico industrial: para que serve?

Atualmente, imaginar um mundo sem energia elétrica é impossível, por meio dela há a ativação de diferentes máquinas, equipamentos, sistemas e aparelhos que são essenciais para o desenvolvimento das atividades no seto produtivo social.

Aumentando os lucros, por meio da dinamização, produtividade e agilidade nas atividades empresariais como um todo, indo desde o setor de prestação de serviços até as fábricas.

As indústrias modernas, ou indústrias 4.0 são mais tecnológicas e atualizadas, com isso a presença de máquinas bem como de sistemas elétricos para gerar, distribuir e abastecer todos os pontos que necessitam de energia é muito mais nítido e presente.

Tendo um bom sistema elétrico é possível ter uma indústria mais eficiente e segura.

A eficiência do sistema elétrico é alcançada por meio do investimento em dispositivos tecnológicos e inovadores que:

  • Aumentam a produtividade;
  • Reduzem gastos;
  • Otimizam os recursos;
  • Evitam os acidentes nos ambientes de trabalho.

Além disso, por demandar habilidades técnicas específicas o mais recomendável é fazer a contratação de empresas especializadas na área, que utilizaram todas as ferramentas, acessórios de segurança e agirão em conformidade com as normas técnicas de eletricidade e segurança.

Principais equipamentos do sistema elétrico

Composto por diferente cabos, fios, equipamentos de rede, quadros e dispositivos o sistema realiza a correta distribuição da energia em todos as máquinas e pontos necessários. Cada item tem desenvolve uma função dentro do sistema, por isso todos são importantes.

A eletrocalha alumínio é utilizada para acomodar com mais segurança, organização e facilidade os cabos e fios de eletricidade, informática, telecomunicações e telefonia. Os modelos em alumínio são resistentes, leves, duráveis e fáceis de serem manuseados e instalados.

Além disso, são isolantes térmicos e não propagam as chamas em situações emergenciais. Disponíveis em diferentes tamanhos e modelos elas podem ser personalizadas em medidas e dimensões, otimizando os recursos e suas aplicações.

As eletrocalhas estão presentes no painel de controle elétrico que serve para evitar problemas de sobrecarga evitando que a intensidade da corrente elétrica fique elevada.

Controlando e gerenciando o fluxo de cada corrente em todos os pontos necessários ao correto funcionamento da rede. Contribuindo na segurança e organização desse processo.

Ainda no projeto de elaboração da rede elétrica há mais um elemento muito importante para manter a qualidade do sistema, conhecido como cabeamento estruturado de rede, ele auxilia na montagem mais dinâmica, segura e otimizada dos fios, permitindo que em uma mesma estrutura haja diferentes conexões entre o fio.

Fazendo o devido uso das máquinas, ferramentas e acessório o projeto de rede elétrica pode ser realizado de acordo com as demandas de cada espaço dentro dos diversos segmentos industriais.

Além do processo de automação industrial que consiste na aplicação de tecnologias a linhas de produção para aumentar a produtividade e segurança, tonando as empresas mais competitivas dentro do mercado, a eletricidade contribui com a segurança geral do local.

A fim de reforçar a sua eficiência e assegurar que sempre haverá energia para o cumprimento de todas as atividade e trabalhos que precisam ser realizados ao longo do dia.

Nas fábricas é comum o uso de gerador de emergência, servindo com step eles são acionados sempre que há queda ou ausência de energia evitando paralisações e acidentes que interferem na saúde e integridade física do colaborador, bem como na qualidade dos serviços executados.

Realizando todas as medidas necessárias para evitar problemas na rede que vão além da inclusão de geradores.

A manutenção elétrica industrial é primordial para evitar que peça desgastadas prejudiquem todo o sistema elétrico e resulte em incêndios, explosões e curtos-circuitos que danificam a rede e as máquinas.

Realizando os processos de manutenção regularmente todo o sistema de produção industrial é assistido potencializando as produções e seus benefícios às organizações.