Indústria

Os carros são muito importantes para a sociedade, agregando aos processos de locomoção das pessoas, tornando o direito de ir e vir mais simples e acessível para alguns. Presentes no Brasil desde a década de 50, os automóveis, são nos dias atuais utilizados para fins pessoais e empresariais.

Essenciais, os veículos promovem aos seus condutores, proprietários e usuários mais conforto, liberdade, autonomia e segurança ao realizar viagens curtas e longas, permitindo uma locomoção mais agradável e protegida de diversos perigos e imprevistos.

Dessa forma, a indústria automobilística é uma das principais na sociedade e em sua economia.

Compreender todos os processos e recursos que contribuem na sua composição, contribuem para ambientes mais produtivos, otimizados e seguro tanto aos trabalhadores quanto aos consumidores.

A automação industrial na indústria automobilística

A tecnologia trouxe muitos benefícios e confortos a todas as pessoas e setores dentro da sociedade. Nas industria ela foi responsável por diversas revoluções.

Atualmente, a indústria 4.0 é caracterizada dentre outros recursos pela automatização industrial, que consiste na aplicação de todas as tecnologias disponíveis para tornar os processos produtivos automáticos.

Com isso, os interiores da fábricas passaram a ter mais máquinas e sistemas para realização de atividades que são mais mecanizadas e repetitivas, modificando as funções de trabalho dos colaboradores nas indústrias.

Responsáveis pelas programações e supervisões das máquinas e equipamentos, as pessoas passaram a ser mais especializadas em funções específicas.

Agregando para as indústrias modernas, a automação tem como aliadas no processo de tornar as industrias inteligentes a:

  • Internet das coisas;
  • Sistemas cyber-físicos;
  • Sistemas de serviços;
  • Armazenamento de dados em nuvem.

Esses recursos transforma a forma com as máquinas se comunicam e fazem uso das informações para aumentar a produtividade dentro das empresas.

Com isso os equipamentos para automação industrial possuem sistemas e operações que permitem que ocorra uma comunicação direta entre eles, facilitando a produção de diversas peças e produtos.

Tendo como tendência, cada vez mais, o aumento das máquinas dentro das linhas de montagem das montadoras.

Uma das peças essenciais aos processos de automação nas máquinas e equipamentos o servo motor CC (corrente contínua) são aparelhos projetados para aplicação em projetos, nos quais é necessário fazer o controle de movimento com posicionamento de alta precisão, reversão rápida e de alto desempenho.

Sendo amplamente aplicados em projetos de robótica, sistemas automatizados e máquinas CNC (comando numérico computadorizado) em diversos segmentos industriais.

Ascensão da manutenção industrial

Com o significativo aumento das máquinas e sua relevância para o setor produtivo industrial a manutenção industrial e seus processos passaram a ser priorizados e realizado com mais frequência.

Atendendo as três partes das máquinas, o sistema elétrico, o mecânico e a instrumentação e automatização, a manutenção faz com que os equipamentos funcionem sem problemas e danos.

A fim de manter o ritmo de produção nas montadoras e fábricas automobilísticas a manutenção ocorre com planejamento e muita organização para que os processos sejam realizados em paralelo as produções.

Atualmente, para a criação de um cronograma funcional as máquinas são classificadas de acordo com a intensidade de uso e relevância para a construção das peças e produtos.

Além disso, há a manutenção corretiva, preventiva e preditiva. A corretiva é a mais comum e conhecida, sendo a que acontece sempre que problemas são diagnosticados e máquinas param de funcionar.

A preventiva tem como objetivo prevenir que os desgastes nas peças e demais partes dos sistemas resultem em panes e danos as máquinas, trocando-as antes sempre que necessário.

Por fim a preditiva, que com uso de ferramentas específicas faz uma varredura completa nas estruturas do aparelhos, identificando e monitorando a fundo quaisquer problemas.

Quais são as ferramentas utilizadas na produção dos carros?

Há muitos processos e ferramentas que são importantes, dentre elas o rebolo para lixadeira que é aplicado aos processos de acabamento do carro, serve para deixar a superfície mais lisa e uniforme para que a pintura ocorra sem imperfeições.

Disponíveis em diferentes dimensões e tamanhos os rebolos são utilizados na carcaça de todos os carros, independente dos modelos e tamanhos.

Além dos processos de acabamento a fábrica de carros, possui diversos outros processos, máquinas e acessórios que são essenciais a produção com alta qualidade e segurança.

Tornado os ambientes mais produtivos e confortáveis, fazendo com que os trabalhadores e os consumidores valorizem ainda mais a empresa seu produto final. Aprimorando a imagem da indústria e aumentando as vendas.