indústria

As indústrias são muito importantes e por vários motivos são as responsáveis pelo emprego de uma série de trabalhadores, além de contribuir de forma decisiva para a melhoria da economia de uma cidade, Estado ou país.

No entanto, o ponto central do papel da indústria é transformar a matéria-prima em um produto secundário ou um produto que vai direto para a venda no comércio.

Assim, podemos citar das peças de automóveis, passando pelas peças de compressor usado, lataria de carros, computadores e equipamentos diversos.

Para que os processos de operações sejam possíveis é necessário que este setor tenha muito planejamento, estratégia e conhecimento nos mais diversos pontos.

Neste artigo trataremos de forma adequada e única sobre alguns pontos que podem ser encontrados nos mais variados setores industriais sejam:

  • Têxteis;
  • Petroquímicos;
  • Químicos;
  • Alimentícios.

Os compressores de ar industriais

Um dos equipamentos usados na indústria são os compressores indústrias que podem ser variados, dos compressor usado barato que atuam em serviços como pintura de automóveis ou de casas ou então nas limpezas de peças variadas.

Os compressores tem como objetivo comprimir o ar para que este possa ser usado sob pressão. Para cada tipo de sistema e necessidade é usado uma forma de compressor industrial.

Em carga mais leves e que não vão operar de forma contínua por longas horas se indica os compressores alternativos.

O compressor de ar usado alternativo deve ser usado em ciclos de trabalho de grande potência, e o seu uso deve ser feito com calma, para que o equipamento não sobrecarregue. A dica é dimensionar com cuidado o ar comprimido quente que é produzido por ele.

Se a carga de trabalho for mais duradouro com quebras constantes de fluxos ou então em determinados momentos possuir uma carga de trabalho mais leve se indica um sistema de compressores parafusos.

Os sistemas com compressores parafusos trabalham sozinhos horas seguidas.

Já para grandes indústrias que usam em variados pontos e também em sistemas pneumáticos complexos, como o funcionamento do elevador de plataforma pode-se usar com mais qualidade os compressores centrífugos, eles possuem a capacidade de fornecer grandes fluxos para os processos.

Cada circunstância oferecerá uma determinada solução para o compressor, por isso que é fundamental ter um engenheiro industrial que indicará qual o melhor equipamento durante uma montagem industrial.

Pois, este leva em consideração as máquinas, como elevador de plataforma, ferramentas e componentes que usam o ar comprimido como força e indica o melhor equipamento.

Manutenção industrial

Os compressores é uma das máquinas que compõe a indústria, porém, esse ambiente possuem uma série de ferramentas e máquinas que são muito diferentes. Algumas trabalham com alta potência, outras médias, outras em maior tempo, outras em menos.

No entanto, o uso contínuo dos equipamentos gera um desgaste natural das peças, consequentemente gerando em alguns momentos falhas e paradas na operação. Para que isto seja resolvido, muitas empresas optam pela compra de novas máquinas o que pode onerar o orçamento.

De uns tempos para cá o conserto fonte chaveada, conserto de peças e de maneira geral o conserto de máquinas vem ganhando notoriedade, sendo intitulada de maneira geral de manutenção industrial.

A manutenção industrial tem como objetivo usar uma série de ações e metodologias que visam restaurar uma máquina, peça ou sistema em uma condição operável novamente. Além do mais, a manutenção permite uma maior durabilidade das máquinas.

O tipo de manutenção que é usada de forma estratégica e que permite a economia de longo prazo é a que conhecemos como manutenção industrial preventiva.

A manutenção preventiva desenha um planejamento para que as máquinas sejam revisadas e já consertadas antes de acontecer o problema.

Além do mais o fluxo de manutenção é organizado de acordo com a necessidade. Se uma elevador plataforma sofrer uma falha grave a manutenção deve ser feita imediata, para que a operação seja garantida e a indústria consiga manter sua produção.

Existem outros tipos de manutenção preventiva que podem tanto complementar a versão preventiva como atuar em outros pontos da manutenção industrial. Algumas delas são a manutenção preditiva, a manutenção corretiva e a mais recente manutenção detectiva.

Dessa maneira compreendemos que uma indústria é composta por uma variável de elementos que devem ser trabalhadas de forma integrada, gerando eficiência, segurança, qualidade, e principalmente, resultados muitos positivos.