Para que um texto seja escrito ou melhor, digitado é usado um computador, para que uma pessoa corte uma carne ou uma verdura que será preparada no almoço, ela utilizará uma faca.
Assim como, para acessar algum conteúdo na rede social se utiliza também um smartphone, e para se locomover pela cidade um ônibus ou um carro, e todas as coisas citadas aqui têm em comum a sua passagem por uma produção industrial.
Assim, a produção industrial tem grande importância na atualidade e com a tecnologia e a internet adentrando nosso cotidiano, as indústrias estão ficando mais atualizadas, surgindo procedimentos antes não vistos como a automação hidráulica industrial, além do uso de Inteligência Artificial nos processos.
Por conta disso, muitos são os aspectos existentes e que podemos tratar quando falamos de setor industrial, já que possuem uma série de setores diferentes, indo do petroquímico até o biológico.
Neste artigo trataremos de alguns elementos que podemos encontrar na indústria e que ajudam no seu desempenho e na sua eficiência.
Os desengraxantes industriais
Para uma fábrica funcionar ela precisa passar por um processo de planejamento de planta, onde são indicados onde ficará cada régua de tomada para rack, os pontos de luz, onde cada máquina ficará, os espaços, entre outras características.
Feito isso a fábrica começa a operar e por sua produção ser contínua e potente é comum que em alguns momentos seja necessário uma revisão e limpeza de peças. E um dos produtos que são usados para isso são os famigerados desengraxantes industriais.
Os desengraxantes industriais são produtos de limpeza aplicados em grande escala, principalmente nas máquinas, mas também em muitos setores.
O uso desses produtos, seja um desengraxante biodegradável ou outro é rotina na limpeza e visa prolongar a funcionalidade dos equipamentos e a funcionalidade deles.
Há muitas características que devem ser levadas em conta para a escolha do desengraxante, já que pode ser usado tanto para eliminação de sujeiras orgânicas como as inorgânicas.
As do primeiro tipo são aquelas que derivam de algum produto orgânico como proteínas, matérias vivas, gorduras, fungos e bactérias.
Já as sujeiras inorgânicas são poeira, ferrugem, partículas de desgaste, entre muitas outras. Deste modo, há dois tipos principais de desengraxantes, os chamados tradicionais e o desengraxante industrial biodegradavel.
Este primeiro possuem uma série de aditivos químicos com intuito de gerar a limpeza esperada. Entretanto, por conta de possuir aditivos poderosos, podem causar danos aos equipamentos, contaminação de efluentes, alergias, queimaduras e até mesmo problemas aos operadores.
Por conta disso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a ANVISA, trata de questões quanto a quantidade de aditivos aceitáveis e há leis quanto ao transporte e descarte desse tipo de produto.
Por isso, que nos últimos tempos tem surgido os desengraxantes biodegradáveis não tóxicos, que possuem uma composição mais natural e com baixo impacto ambiental, sendo muito útil na limpeza de reguas de tomadas para rack, peças, ferramentas e outros componentes industriais.
Assim, para quem quer:
- Limpar;
- Dar qualidade;
- Trazer eficiência;
- Garantir a segurança.
Precisa usar o desengraxante em sua rotina de limpeza de industrial continuamente.
As manutenções industriais
Além das limpezas com os desengraxantes as indústrias precisam saber administrar o que chamamos de ativos, como as suas máquinas e ferramentas. E com isso um ponto fundamental para manter o bom desenvolvimento delas é o uso das manutenções industriais.
As manutenções industriais, principalmente, aquelas que visam construir um cronograma de revisões são fundamentais para que o orçamento seja otimizado e as fábricas tenham mais qualidade em seu funcionamento, isto porque além de permitir eficiência e desempenho, essas manutenções visam também a diminuição de custos.
Uma máquina em constante revisão tende a causar menos gasto de energia com problemas, consegue manter o mesmo desempenho de trabalho que antes e também as chances de que ela venha parar no meio da operação seja mínima.
Assim, também podemos contar como manutenção industrial as que tem relação com a infraestrutura, por exemplo, o uso de regua de alimentação para rack, o de conversores de energia e cabines entre muitos aspectos.
Somente o uso adequado das manutenções industriais e também do uso dos desengraxantes permite o desenvolvimento de uma fábrica adequada e segura, afinal, manter o ambiente adequado, limpo ajuda no desempenho de uma indústria forte e potente. Portanto, quem quiser competitividade precisa investir em todos esses componentes.