
Prédios e grandes estruturas possuem um sistema com instalações elétricas e hidráulicas diferentes e, por vezes, mais complexas que uma residência ou estabelecimentos comerciais com estruturas mais simples.
Assim, as instalações hidráulicas que compreendem subsistemas de uma edificação, com o objetivo de captar, transportar, distribuir e armazenar fluídos precisam ser projetadas e realizadas por meio de profissionais devidamente capacitados e treinados para isso.
Pois, o projeto precisa contemplar e atender todas as demandas e necessidades do local.
Sistema hidráulico
Esse sistema é constituído por cinco subsistemas sendo eles:
-
- Instalações de água fria;
- Instalações de água quente;
- Instalações de esgoto sanitário;
- Instalações de água pluvial;
- Instalações de combate a incêndios.
Água Fria
Esse tipo de instalação é composto por tubulações, equipamentos e reservatórios que tem por objetivo abastecer os pontos de água de uma edificação.
Podendo, dessa forma, serem classificados como os diretos no qual não é necessário ter um reservatório, pois a água é adquirida diretamente da rede pública para os pontos de utilização; indiretos, ou seja, quando é preciso ter um reservatório que armazena a água e depois a redistribui.
Nesse cenário, as dimensões da caixa d’água variam de acordo com a quantidade de pessoas e locais que precisam desse modelo de distribuição. E, por fim, o misto que permite a utilização por meio dos dois cenários o direto e indireto.
A água fria é instalada para atender as demandas de todas as outras instalações de água prediais. Em alguns pontos, principalmente os de consumo, é preciso realizar o controle da qualidade da água, um dos equipamentos aplicados é o medidor de PH responsável por verificar a qualidade e se é possível ou não a sua utilização para uso e consumo.
Água quente
Para que esse tipo de instalação ocorra, é preciso utilizar de mecanismos e instalações de outros sistemas que garantam que a água seja aquecida e atendas as necessidades de seus consumidores.
Normalmente, esse modelo de instalação é canalizada para instalações dos chuveiros e torneiras das pias da cozinha, com o intuito de fornecer uma água quente para realizar atividades como tomar banhos e lavar louça de forma mais fácil em dias frios.
Assim, para isso, é realizado a instalação do sistema de pressurização predial que consiste na aplicação de equipamentos de alto desempenho, contribuindo para o maior eficiência na distribuição e transporte dessa água.
Sendo um equipamento muito utilizado em apartamentos e coberturas que estão próximos a caixa d’água e possuem uma pressão menor.
Dessa forma, esse sistema garante a pressão uniforme da água, atendendo a todos os pontos com pressão e aquecimento uniforme, o pressurizador funciona por meio de um motor elétrico e rotor, responsáveis por realizar o impulsionamento da água com maior pressão.
Instalações gerais
As demais instalações são aplicadas com o intuito de gerar sustentabilidade, segurança e economia, o sistema pluvial impede que partes sejam alagadas e ainda permite, por vezes o reutilização dessa água para abastecer e realizar outras atividades, as instalações de saneamento e para garantir um funcionamento limpo e sustentável.
Por fim, o de combate a incêndios que são obrigatórios e instalados para dar mais segurança aos moradores e visitantes.
Máquinas e equipamentos
Algumas edificações e construções prediais são realizadas com o intuito de atender as demandas de uma empresa ou fábrica.
Assim o sistema hidráulico também precisa atender as operações das máquinas e equipamentos que utilizam o sistema hidráulico para o seu funcionamento como a laminadora, responsável por desempenhar muitas funções dentro da indústria.
Além dessa, há também o maquinário responsável por otimizar e automatizar processos industriais em grande, média ou baixa escala que, por vezes, também precisa de água quente para que seja viável a sua aplicações e execução, como o dosador volumétrico.
Este equipamento está presente no mercado em diversos tamanhos e para diferentes materiais, seja de pós granulados, líquidos ou materiais de alta temperatura.
É possível regular a sua quantidade por meio da programação de seu sistema, aprimorando dessa forma também o controle e a qualidade dos serviços apresentados por esse equipamento.
O dosador permite não apenas a dosagem e controle correto mais também a homogenização dos produtos e substâncias por meio do seu misturador.
Assim, as instalações hidráulicas prediais são primordiais para o correto funcionamento e desenvolvimento das atividades que dependem desse sistema, tanto em ambiento residencial como industrial.