A segurança dos funcionários e colaboradores de uma indústria é algo que não se pode brincar, os cuidados para manter o ambiente protegido e livre de acidentes é de total responsabilidade das empresas.
Inclusive, existem normas regulamentadoras, conhecidas popularmente como nr, que dizem respeito justamente a isso, e em caso de descumprimento pode acarretar multas e até o fechamento do estabelecimento.
Nesse sentido, o ministério do trabalho estipula uma série de regras, como as dispostas a respeito do trabalho em ambientes de alta tensão.
A Nr10 diz que os profissionais submetidos a trabalhos em ambiente de risco precisam fazer uso de equipamentos adequados que os proteja de acidentes graves, então seja na instalação de rede elétrica em casas, empresas, trabalhos em postes ou em concessionárias de energia, as normas devem ser seguidas.
É possível destacar ainda uma norma referente a um dos maiores setores industriais, as empresas da construção civil, devem trabalhar existe a Nr 18, ela assegura que o local de trabalho seja seguro para todos.
Então, é de extrema importância que os profissionais passem pelo treinamento nr 18 para entender quais as medidas que devem ser tomadas no trabalho em canteiros de obras. No mais existem ainda outras muitas regras.
Dentre essas normas, podemos destacar:
- Nr6, estipula a obrigatoriedade de equipamentos de proteção individual;
- Nr7, fala do programa de prevenção à saúde ocupacional;
- Nr12, os equipamentos devem todos estar em perfeitas condições para não causar riscos às pessoas;
- Nr35, dispõe sobre os trabalhos executados em altura.
Ademais, em se tratando de obrigatoriedades que as empresas devem respeitar, existe ainda a cipa, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, um setor que deve estar presente em todos os segmentos, seja em empresas públicas ou privadas.
Seu objetivo é zelar pela saúde e prevenção de acidentes de todos os colaboradores.
Outros jeitos de manter a segurança no ambiente de trabalho
Sabendo que as indústrias são compostas por um número alto de funcionários e suas tarefas são bastante complexas, é possível imaginar que existem também muitas máquinas e equipamentos que ajudam a otimizar o trabalho, tornando-o mais rápido e eficiente. desta forma, é preciso tratar de realizar a verificação constante sobre as condições de funcionamento.
Para começar, o processo de solda é muito comum em diferentes áreas, consiste em unir duas ou mais peças por meio do derretimento do metal ou outra matéria, desta forma é possível corrigir falhas e criar novas peças.
Contudo, a Inspeção de solda deve ser feita de forma periódica, com o objetivo de sempre analisar se esse trabalho está sendo bem realizado e se não tem apresentado nenhum tipo de imperfeição que o torne inviável e precise ser jogado fora.
Nesse sentido, também é possível encontrar nos mais diversos setores um serviço conhecido como Inspeção compressor de ar comprimido, que desempenha o papel de dar movimento e funcionalidade a máquinas e equipamentos por meio do ar comprimido que é transformado através da energia elétrica ou mecânica em ar e em seguida armazenado em um tanque para uso posterior.
Essa inspeção é feita por profissionais qualificados que seguem as regras técnicas estipuladas pelos setores responsáveis.
As manutenções corretiva e preventiva são uma boa ideia
Os principais tipos de manutenção existentes e mais usados são a corretiva, que visa corrigir problemas que já existem, ou seja, se uma máquina apresenta um mal funcionamento e é preciso trocar uma peça, um técnico é acionado para o trabalho.
No entanto, nesse caso o trabalho precisa ser interrompido e pode causar prejuízos para a empresa.
Já no caso da manutenção preventiva, será feito um acompanhamento que vai verificar constantemente se houve alguma mudança significativa que demonstre que é possível acontecer algum problema no equipamento, essa maneira é mais eficiente, pois vai avaliar antes e assim saber exatamente a melhor hora de agir.
Com a manutenção preventiva é possível montar um cronograma e selecionar a data ideal para fazer os reparos sem interferir nos demais trabalhos.
Contudo, todo serviço, seja de manutenção, instalação ou inspeção, precisa ser feito por pessoas autorizadas e que tenham preparo para tal, só assim é possível ter a garantia de um serviço bem feito.
Sendo assim, há uma infinidade de empresas trabalhando com isso e basta procurar a que melhor se enquadra nos parâmetros e que tenha benefícios e atendimento exclusivos.