O tratamento dado a peças de metal, em todos os setores da economia, é muito importante à sociedade.

Sem esse tipo de trabalho, não existiriam as panelas, para a cozinha, nem as chapas de aço, que são usadas na produção de veículos, como carros, ônibus e caminhões.

Também não seria possível encontrar, para a segurança das residências, nas entradas das garagens, portões de ferro e aço, completamente transformados por serralheiros.

As estruturas das indústrias, que contam com grandes galpões, muitas vezes cobertos por telhados de zinco, não teriam esse formato, sem o tratamento dado ao minério, que passa por diversos ciclos, até chegar ao estágio final, e empregado na construção civil.

Custos revelam vantagem em reciclar

Mas é preciso estar preparado para realizar os procedimentos, como uma gestão de qualidade, utilizando laboratórios para pesquisas que ajudem a fornecer o melhor material, atendendo os diferentes requisitos de clientes com produtos diferenciados.

Procurando diversificar, e buscando a sustentabilidade como um ponto de equilíbrio para que possa atender o mercado consumidor, sem prejudicar a natureza, as empresas de fundição em sp encontraram um novo ramo de atividade na reciclagem, unindo economia e qualidade, e atendendo a parâmetros de qualidade altos, mesmo com a transformação de ferro velho e produtos novos.

Para encontrar esse fator de mudança, as empresas de fundição e de coleta seletiva se uniram e aproveitaram o melhor de dois mundos para oferecer ao mundo uma nova técnica de reciclagem, que se aproveita desde os metais que são despendidos, até a areia que serve de molde.

A partir da fundição de latão, é possível transformar diferentes materiais, desde a indústria bélica, que pode transformar o material em armas, até suportes ornamentais, para vasos de jardim.

Muitos produtos do setor elétrico também podem ser aproveitado para a transformação em outros itens, como instrumentos musicais de metal, bacias domésticas, jóias.

Por suas características originais, os produtos provenientes desse conjunto de cobre e zinco, se trabalhados de forma correta, são resistentes à corrosão.

Muitos projetos ainda são matéria de estudo, em diversos laboratórios pelo país, mas já há tecnologias que estão sendo empregadas na fundição que facilitam a reciclagem desses materiais, como:

  • Análise de material para reciclagem;
  • Verificação de tempo de uso do material;
  • Identificação de produtos e transformação;
  • Separação de resíduos ferrosos e outros materiais.

Como muitos produtos que passam pela reciclagem, alguns tiveram uma camada de tinta sobreposta, e esse tipo de material precisa ser dissolvido e descartado, de maneira sustentável, para que não tenha influência sobre o produto final que será produzido em uma empresa de fundição.

A extração de minérios pode ser reduzida, conforme o aumento de produtos reciclados se ajusta ao consumo, e o setor industrial encontra um equilíbrio.

Muitas empresas do setor automobilístico já realizam pesquisas para que o próprio carro seja um objeto de logística reversa, para que eles voltem às fábricas e sejam reaproveitados, conforme a reciclagem permitir, para que novos carros sejam produzidos e disponibilizados para o mercado consumidor.

Os custos com esse tipo de serviço ainda não atendem às exigências de mercado, mas podem se tornar uma realidade, assim que as empresas adotarem medidas de contenção de matéria-prima e passarem a enxergar a reciclagem como a solução ideal para o aproveitamento da matéria-prima.

Energia distribuída com segurança

Tanto as empresas de fundição, quanto as empresas de reciclagem, têm na energia elétrica um grande aliado, para que possam trabalhar de maneira que tenham menos custos e mais benefícios.

Para isso, precisam de um quadro de distribuição de energia elétrica que atenda todo o complexo, com segurança nas instalações.

Os fios e os cabos utilizados devem atender às normas regulamentadas do setor de segurança, com bitolas de tamanhos variados, para atender a voltagem e amperagem exigidas pelos maquinários utilizados nesse tipo de indústria.

Para isso, é feito um quadro eletrico na entrada, com a identificação de cada ponto de luz, tomada, e as máquinas que são atendidas pelo sistema elétrico.

Em conjunto com todo o sistema, são utilizadas ferramentas que podem ajudar na proteção de altas descargas elétricas, comuns em dias de chuvas e trovoadas, com a incidência de raios.

Nessa parte, entra o barramento de distribuição, que se divide em três partes: barramento de fase, barramento de terra e o barramento de neutro, para que não aconteça nenhum curto-circuito, dentro do sistema elétrico.