O funcionamento do setor industrial é de extrema importância para que a produção de produtos e serviços possam acontecer e, assim, ajudar a sociedade em diversas situações cotidianas.
Para que os funcionários possam trabalhar com segurança e realizarem suas atividades diárias é preciso que o ambiente tenha uma boa instalação elétrica.
A parte elétrica da indústria é muito importante para que todos os espaços da empresa possam ser utilizados e as máquinas e ferramentas que necessitam de eletricidade seja usada pelos colaboradores.
A estrutura elétrica precisa ser monitorada constantemente para evitar falha elétrica e problemas que possam atrapalhar os processos produtivos.
Estrutura elétrica da indústria
A instalação de um sistema elétrico em uma empresa é feita por meio de componentes de ligação elétrica e uma conexão com uma fonte geradora de energia elétrica.
O processo de montagem do sistema é dividido em etapas para facilitar o processo e evitar problemas.
Primeiro, é preciso verificar a estrutura para a instalação, ou seja, caixas de passagens, suportes, caixas de medidores e outros componentes.
Depois, medidores como disjuntores, fusíveis e componentes que ajudam no monitoramento e proteção são montados. Cabeamento e controle completam as etapas de montagem.
Para esse momento, ter um painel de comando é muito importante, porque este item é uma caixa em que são colocados os disjuntores, CLPs e dispositivos que ajudam no controle do sistema elétrico.
Nesta caixa a programação de CLP é a parte mais importante, pois ele é considerado o cérebro, capaz de controlar e ler entradas, executar comando e lógicas que ajudam a operar os dispositivos.
A montagem de placas de conexão ajudam a simplificar o sistema de fiação de componentes e conectores que na maioria das vezes precisam de uma soldagem.
Um equipamento que é muito importante para o setor industrial é o transformador de energia, dispositivo que é responsável pela transmissão de energia ou potência elétrica de um a outro circuito, induzindo e modificando a tensão elétrica.
No mercado, é possível encontrar dois modelos de transformador:
- Transformador de potência: Equipamento que recebe a tensão de usinas e repassa para a rede de transmissão;
- Transformador de distribuição: Item utilizado para que a energia elétrica chegue aos locais necessários. Para ser entregue aos consumidores, a eletricidade passa pelo transformador de potência e depois pelo de distribuição.
Junto ao transformador, a presença de um gerador energia é muito importante, porque essa máquina consegue transformar a energia mecânica em eletricidade.
A partir do uso de um combustível, esse equipamento ajuda no suporte de energia elétrica em situações em que ocorre a queda de energia, por exemplo.
Assim, ter um gerador ajuda as empresas do ramo industrial a operarem com qualidade, eficiência e sem a necessidade de parar os seus processos, por isso é muito importante ter essa máquina.
A necessidade de um gerador, leva as pessoas a procurarem formas para terem a automação de geradores de energia, para conseguir potencializar o aparelho.
Já a automação consiste em uma espécie de monitoramento da rede elétrica, em que é possível saber quando ocorre a queda ou falta de energia. Quando ocorre uma dessas situações, a automação é responsável por dar funcionamento ao gerador de forma automática.
A importância das instalações elétricas
As instalações elétricas são muito importantes e devem ser feitas com cautela e de acordo com as NBR 5410, que é destinada às instalações de baixa tensão, a norma de símbolos a NBR 5444 e NR10 que é de segurança em instalações elétricas.
A segurança é um ponto muito importante em serviços elétricos e, para garanti-la, é preciso usar equipamentos de proteção, porque sem a utilização desses itens pode acontecer problemas como:
-
Choques elétricos;
-
Queimaduras;
-
Quedas;
-
Arcos elétricos.
Para evitar esses problemas, o uso de capacetes, cinto de segurança, óculos, roupas especiais e outros itens são imprescindíveis.
Trabalho com segurança
Priorizando os equipamentos de qualidade, ferramentas corretas para o serviço, indicar as condições necessárias para o projeto de instalação, determinar os epis adequados para o serviço, estar atento aos detalhes da instalação, por exemplo, e desenergizar o sistema são ações muito importantes para evitar acidentes.
Tarefas que envolvam a eletricidade e a sua instalação é essencial na indústria, porque é a partir da energia elétrica que as máquinas podem ser operadas e dar andamento a produção com qualidade e eficiência.
Portanto, investir em medidas de segurança como a montagem de placas de forma adequada é uma forma de ter um sistema elétrico com bom funcionamento e, assim, aumentar a produtividade da empresa.