Tanto na indústria química, quanto na indústria de alimentos, há um processo muito comum chamado de mistura e homogeneização.
De acordo com especialistas nesse assunto, a respeito de uma empresa especializada na fabricação de misturador de produtos químicos e homogeneizadores, afirmam que, para a qualidade de homogeneização, é importante que todos os ingredientes sejam totalmente processados até que tome uma forma uniforme de glóbulo ou partícula.
Para a maioria dos produtos, incluindo cremes, pomadas, temperos, emulsões de aromas e suspensões farmacêuticas, é requerido um tamanho de glóbulo/partícula entre 2-5 micras.
Essas dimensões conseguem ser alcançadas por meio da utilização de um homogeneizador que trabalha em três principais etapas.
A grande velocidade de rotação do rotor realiza uma potente sucção, levando os materiais líquidos e sólidos para cima, em direção ao centro da cabeça de trabalho, onde são misturados.
A força das máquinas levam os produtos em direção à periferia da cabeça de trabalho, onde eles são moídos de maneira eficiente em todo o espaço entre as extremidades do rotor e a parede interna do estator.
Em seguida, segue-se um intenso cisalhamento hidráulico, conforme todos os materiais são forçados para fora através das perfurações do estator, voltando para a mistura.
Ao mesmo tempo, o produto novo é atraído de forma contínua para a cabeça de trabalho, diminuindo toda a proporção das partículas progressivamente, resultando num produto homogêneo e uniforme
Misturar e homogeneizar produtos é uma prática utilizada em diferentes setores
Quando pensamos em homogeneização, logo vem à mente alguns produtos com os quais somos familiarizados.
O primeiros deles é a tinta, elemento muito importante de passar por esse processo, para que seja possível misturar todas as camadas criadas para produzir esses materiais.
Afinal após muito tempo paradas sem utilizações em latões, é comum verificar uma camada transparente que se forma na parte superior e que se não for bem integrada ao restante da solução, pode causar efeitos ruins na pintura.
Já no setor alimentício, o leite é um ótimo exemplo de produto que passa por um intenso processo de homogeneização.
Isso porque, de acordo com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Jean Philippe Révillion, em colaboração para o site Gestão no Campo, “a finalidade da homogeneização (no leite) é diminuir o diâmetro dos glóbulos de gordura do leite de 2 – 10 µm para 0,8 – 3 µm, de maneira a atrasar ou impedir a separação da fase de gordura. Esta operação se realiza em um homogeneizador de válvulas“.
Produtos sólidos também podem passar pelo processo de mistura
Contudo, não só de líquidos vive o universo da homogeneização e misturas.
Ainda utilizando a indústria de alimentos como exemplo, as massas, sejam elas de bolos, tortas, pães ou pizzas, também precisam passar por esse processo que, quando feito de forma adequada, resulta em um alimento muito mais bem preparado e cozido, fazendo com que as massas não fiquem embutidas e trazendo a sensação de leveza.
Para quem trabalha nessa indústria, é importante saber que alguns equipamentos podem auxiliar nesse processo.
Um deles é a masseira industrial, que tem como principal função misturar os ingredientes de uma determinada receita até ficarem homogêneos. Além de economizar tempo, essa máquina também ajuda a não perder o ponto da massa, garantindo qualidade.
Confira os principais tipos de misturadores ofertados no mercado:
Misturadores de laboratório
Assim como diz o nome, o uso desses equipamentos é indicado para laboratórios, por serem propícios a serem usados em bancadas de trabalho. Servem para fazer mistura de cores e emulsificações, além de ajudar a dissolver e desintegrar materiais;
Misturador de imersão
Produto muito indicado por reduzir, em até 90%, o tempo de processo dos misturadores comuns, esse produto possui algumas características de destaque, como:
- Capacidade de processamento de 4 a 30 mil litros;
- São capazes de criar emulsões e suspensões estáveis;
- Eliminam aglomerados;
- Reduzem o tamanho das partículas;
- Têm capacidade para dissolver sólidos de maneira muito rápida;
- Acelerar reações;
Misturador em V
O misturador em v é o tipo de equipamento é utilizado para misturar produtos ou ingredientes secos, como pós e grânulos. É mais utilizado no setor farmacêutico por ser bastante eficiente, dar pouco trabalho em termos de manutenção e não emitir ruídos durante seu funcionamento;
Misturador de fundo de tanque
Projetado para ser utilizado para, no fundo do tanque de inox, mistura de tintas. Os misturadores de fundo de tanque são projetados para facilitar seu processo de limpeza.