A manutenção industrial consiste em um conjunto de ações estratégicas, tendo como principal objetivo manter ou restaurar uma peça, equipamento, máquina ou sistema da indústria, para estabelecer uma condição de possível operação.
Dessa maneira, pode-se aumentar significativamente a vida útil do maquinário, bem como reduzir gastos com substituições, compra de novos equipamentos e custos relacionados à parada de produtividade.
Os serviços de manutenção de equipamentos estão diretamente relacionados com a automação industrial, visto que ambos os procedimentos visam ao mesmo ponto: aumentar a produção e, ao mesmo tempo, reduzir custos.
Por esse motivo, torna-se indispensável pensar em estratégias voltadas a esses dois processos.
Principais procedimentos de manutenção industrial
Um dos principais serviços de manutenção consiste no alinhamento de trilhos para ponte rolante. O procedimento consiste na avaliação das estruturas da ponte rolante, para saber se estão desalinhados ou desajustados em algum ponto. Além disso, durante a ação, é verificado:
- Se há falta de grampos de fixação;
- Se há desgaste nos coxins;
- Se o caminho de rolamento está irregular;
- Se houve assentamento da coluna;
- Se há indícios de corrosão no equipamento;
- Se há alguma instalação incorreta da ponte.
O alinhamento é uma das atividades mais importantes da manutenção industrial, pois em caso de problemas, é possível ocorrer não só os danos de produtividade, mas também, sérios acidentes de trabalho, com perdas materiais e humanas.
A mesma atenção é dada a plataforma elevatória, outro equipamento muito importante na indústria e que deve passar por manutenções periódicas.
A revisão dos componentes periodicamente é chamada de manutenção preventiva – como o próprio nome já diz, é de caráter de prevenção, para minimizar erros e falhas nos equipamentos.
Caso seja necessário fazer avaliações diárias, bem como adotar ações que minimizem o desgaste, o procedimento realizado é conhecido como manutenção preditiva.
Como exemplo, tem-se a lubrificação de máquinas e equipamentos, que é uma atividade que deve ser feita periodicamente e com uma certa constância.
No entanto, como acidentes são imprevisíveis e podem vir a acontecer, há também a manutenção corretiva, que é quando o erro já ocorreu e são necessários serviços emergenciais para reparar os danos.
Vale ressaltar que a manutenção industrial obedece a certos critérios e padrões, dependendo da empresa ou da característica dos equipamentos, máquinas e sistemas da linha de produção.
Deve-se sempre dar prioridade aos serviços de emergência, visto que os estragos podem ser mais sérios se não solucionados de imediato.
Posteriormente, deve-se dar atenção aos procedimentos de manutenção críticos, que não são emergenciais, mas que podem ser programadas e executadas em até sete dias. Por fim, são realizadas as manutenções não emergenciais e não críticas.
Automação industrial e o aumento da produtividade
Além da manutenção, a automação é uma parte importante da indústria. Com ela, a tecnologia é aplicada a favor do aumento da produtividade, para melhorar o desempenho e reduzir os gastos.
É o caso da automação para geradores. O serviço consiste, basicamente, na análise especifica das tensões, frequências e componentes da rede, durante o tempo de atuação do equipamento.
Assim, é possível transferir a carga necessária ao gerador quando ocorre uma falta de energia;
O processo de automação de geradores também inclui a verificação do inversor de frequencia, que é um dos principais componentes do sistema de geração de energia.
A peça é responsável por converter a corrente elétrica que atua nos geradores, por esse motivo, deve-se ter especial atenção ao inversor de frequência.
A verificação da tensão e das operações deve ser feita em conformidade com cada modelo, isso quer dizer que no inversor de frequência Siemens, por exemplo, é preciso seguir as recomendações do fabricante, para que a automação e manutenção do componente seja completa.
Na automação de geradores também é preciso estar atento ao funcionamento dessas máquinas. No caso de uma falta de energia maior do que 15 segundos, a ação dos geradores deve ocorrer automaticamente.
Caso seja constado falha ou demora, talvez seja necessário adotar alguns ajustes na frequência ou na voltagem do equipamento.
Além disso, caso a falta de energia seja constante, também é preciso investir em uma revisão dos geradores e de todo o sistema de alimentação energética, pois isso pode acarretar perdas para a indústria e, consequentemente, comprometer a produtividade, gerando gastos desnecessários para o setor.